sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dia dos pais

Dia dos pais

Professor Doniseti

Apesar de algumas brincadeiras que tentam colocar a figura do pai num patamar de importância inferior ao da mãe, devemos reconhecer o seu grande valor para a família e para a sociedade. Basta ver a motivação que deu origem à data que é bem parecida com a que motivou o surgimento do dia das mães.

Segundo alguns registros históricos, a primeira manifestação homenageando a figura paterna se deu há mais de 4000 anos, na Babilônia, quando um jovem de nome Elmesu esculpiu, em argila, um cartão para presentear seu pai.

Contudo, a luta pela instituição de uma data específica com tal significado, ocorreu em Washington, no ano de 1909, época em que Sonora Lousi Smart Dodd, teve a idéia de celebrar o dia dos pais. Esse desejo de Sonora se justificou, porque seu pai, um veterano da guerra civil americana, viu sua esposa morrer, em 1898, durante o parto do sexto filho. Com a morte da esposa, o senhor Willian Jakson Smart criou o recém-nascido e os outros cinco filhos, com afeto e carinho, assumindo o duplo papel de pai e mãe.

A dedicação do pai ao optar por criar os filhos, sozinho, sempre despertou a atenção de Sonora que o considerava um pai diferente, por isso digno das mais sinceras homenagens.

A idéia de celebrar o dia dos pais surgiu no momento em que Sonora Lousi assistia a um sermão religioso dedicado às mães. Naquele instante, ela percebeu o quanto seu pai tinha sido compreensivo, dedicado e amoroso, na luta pela criação e pela boa educação dos filhos. Em momento algum, ele se eximiu da sua responsabilidade de pai. Sonora se encantava ao observar o modo paciente e carinhoso como o pai lutava para vencer as dificuldades, sem murmurar da sorte e sem reclamar a ajuda de outras pessoas.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, USA, e pediu ajuda a uma entidade de jovens cristãos da cidade. Assim, ela pôde ver em 19 de junho daquele ano, dia do aniversário de seu admirável Willian Smart, a comemoração do primeiro dia dos pais norte-americanos. O símbolo oficial das homenagens foram as rosas, sendo que a cor vermelha representava os pais vivos e a cor branca, os falecidos.

Nos anos seguintes, as comemorações de Spokane se espalharam por todo o Estado de Washington e, em 1924, o presidente Calvin Coolidge reconheceu a importância da data, o que foi ratificado, em 1966, pelo presidente Lyndon Jonhson, até que, em 1972, o presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como dia dos pais.

No Brasil, essa data foi comemorada pela primeira vez, em 14 de agosto de 1953, por iniciativa do Sr. Sylvio Bhering. Este publicitário, com o apoio de grande parte da imprensa, foi o responsável direto pela homenagem aos pais em terras brasileiras. A mudança da data para o segundo domingo de agosto se deu por razões comerciais, a exemplo do que ocorreu também com o dia das mães, segundo domingo de maio.

Não há como negar a importância do pai na vida dos filhos. O pai representa segurança e proteção no seio da família. É símbolo de força, de luta e de superação de obstáculos que aparecem no caminho da prole. É um espelho que reflete a autoridade a ser seguida, principalmente pelo filho em idade infantil.

Os pais verdadeiros são companheiros, solidários e participativos, na busca de soluções para os problemas da família. Eles dividem, com as mães, a responsabilidade pela criação dos filhos, são atenciosos com todos e cuidadosos com a dinâmica do lar. Alguns pais até assumem certas tarefas domésticas com o mesmo zelo, a mesma dedicação e eficiência das mães.

O bom pai está pronto a labutar em favor de sua família. Presente ou distante, ele não mede esforços para participar, junto com ela, das atividades especiais, principalmente as mais importantes. Por isso, queridos pais, no momento em que todos se preparam para celebrar essa preciosa data, rendemos-lhes as nossas sinceras homenagens, em reconhecimento a tudo de bom que vocês representam para seus filhos e para a sociedade.

Parabéns, pai! Seja sempre um belo espelho, refletindo bons testemunhos, na vida de seus familiares. Sua imagem de homem determinado, de herói corajoso, valente, mesmo no anonimato, jamais se apagará do meio deles. Procure semear, dia a dia, a serenidade, o equilíbrio, a paz e o amor que emana de Cristo Jesus e de seu poder salvador.

Um grande abraço a todos!

2 comentários: