domingo, 16 de setembro de 2012

Qualificação profissional

Não é novidade dizer que há uma necessidade grande de qualificação profissional em nosso país. Sempre deparamos com empresários e especialistas do mundo do trabalho dizendo que há muitas vagas, mas que faltam trabalhadores qualificados para ocupá-las. Desse modo, quem quiser aumentar as chances de empregabilidade precisa sair em busca de uma melhor preparação.
Em Contagem, MG, observamos grandes iniciativas do governo municipal que, sensível a essa necessidade de qualificação, vem desenvolvendo vários projetos, com recursos próprios e em parceria com o governo federal e com entidades não governamentais, visando ampliar as possibilidades de trabalho para os adolescentes, jovens e adultos da cidade.
Para a prefeita Marília Campos, já no final do segundo mandato, a qualificação profissional sempre foi prioridade, por isso ela não mediu esforços para firmar parcerias, no sentido de dar oportunidade de crescimento pessoal e profissional aos contagenses que realmente desejam e precisam.
O Centro de Formação do Trabalhador de Contagem (CEFORT) é um exemplo desse esforço da prefeita Marília Campos que, ao lado da Secretária do Trabalho e Geração de Renda, Maria Lúcia Guedes, já propiciou a qualificação de cerca de 3 mil pessoas, de fevereiro de 2010 até setembro de 2012. Esse sucesso nos mostra o quanto a prefeita Marília Campos é comprometida com as necessidades e com os sonhos daqueles que buscam melhorar suas condições de vida.
Os principais cursos realizados, no CEFORT, em 2010, 2011 e 2012, foram padaria, costura industrial, estética, cabeleireiro, informática, soldador, mecânico de auto, eletricista predial, gestão e empreendedorismo, auxiliar administrativo, capacitação básica para o trabalho e culinária. Na quarta-feira (12/09/2012), aconteceu a 4ª formatura do ano, no CEFORT, com a entrega de certificados aos alunos dos cursos de costura industrial, informática, gestão e empreendedorismo, estética facial, designer de sobrancelhas, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro e capacitação básica para o trabalho. Foi um momento festivo, vivido intensamente pelos formandos e seus convidados.
Essa caminhada, na qualificação profissional já abriu, para muitos, as portas do emprego e, para outros, trouxe a possibilidade de geração de renda, de forma autônoma ou cooperada. O mais importante de tudo isso é que, além de gerar renda, as pessoas se descobrem, elevam sua autoestima e aprendem a usufruir de uma vida com mais qualidade. Que esse exemplo seja seguido por outros gestores para facilitar a inserção social e produtiva de muitos que ainda se encontram marginalizados, sem a garantia de seus direitos de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário