Queridos alunos!
O ENEM está chegando. É hora de praticar para não perder o fôlego. Preparei, algumas atividades de redação para vocês continuarem atentos até o dia da prova. Pratiquem bastante, pois este é o segredo do sucesso.
Um abraço a todos e bons estudos!
Prova de redação
Importância da leitura e da escrita
Ler e escrever bem são requisitos fundamentais para o sucesso pessoal e profissional daqueles que buscam melhores oportunidades na vida. Mais do que o domínio da língua padrão, a boa escrita indica raciocínio bem estruturado, bom nível cultural, zelo e atenção a detalhes, qualidades estas muito valorizadas no mudo moderno.
Antes, quando se pensava em procurar um emprego, não havia a preocupação com a produção textual, pois os testes de redação não se faziam presentes nos processos seletivos como ocorrem hoje. As provas de redação dos concursos vestibulares também não tinham o peso que apresentam hoje. Se o candidato estivesse bem treinado em cada disciplina, mesmo que não fosse bem na redação, conseguia transpor o filtro por onde seguiam os aprovados, ingressando-se assim numa boa universidade.
Diferente do que se pensava outrora, hoje, acredita-se que pela qualidade da redação, avalia-se a competência lingüística, a fluência comunicativa, a concentração, a capacidade de intervenção e de organização dos processos de trabalho em diferentes áreas. Assim, se o sujeito escreve bem, ele terá condições de vencer os obstáculos, seja nos estudos, no desenvolvimento de pesquisas, ou no exercício das funções trabalhistas, uma vez que saberá, na medida das necessidades, transformar as informações importantes em conhecimento.
Enfim, ninguém duvida da capacidade de uma pessoa, se ela consegue, por meio da escrita, exprimir com clareza, coerência e objetividade o que sabe, ou o que pensa sobre um determinado assunto. Logo, ler e escrever bem, no mundo moderno, significa romper fronteiras e seguir avante em direção ao sucesso. E, para isso, não há segredo: é preciso empenho, dedicação e força de vontade. A prática constante, a exemplo do ocorre em outras áreas do conhecimento, é que faz o sujeito crescer, na arte da escrita, em busca de grandes oportunidades.
(professor Doniseti)
Todo atividade de produção de um texto pressupõe uma sequência lógica no processo de ordenação das idéias, o que torna uma redação coerente. Para vocês compreenderem isso melhor, façam um esquema possível que o autor de “A importância da leitura e da escrita” deve ter seguido na elaboração de seu texto.
Início
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Meio
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Fim
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Observe se o esquema feito está de acordo com as orientações abaixo sugeridas para a elaboração de um texto dissertativo.
Ø Início: expressão de uma idéia geral sobre o tema. Essa idéia geral tem a finalidade de situar o assunto a ser desenvolvido pelo autor, cuja intenção principal é chamar a atenção do leitor para a tese a ser defendida. Este parágrafo deve ter mais ou menos de 3 a 7 linhas.
Ø Meio: desenvolvimento de argumentos para explicitar, justificar, afirmar ou negar a idéia geral apresentada no inicio do texto. É por meio dos argumentos que o autor fundamenta seu ponto de vista, preparando o leitor para o desfecho final. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo. Assim, o texto já fica estruturado corretamente. Esta parte deve ter mais ou menos de 10 a 16 linhas.
Ø Fim: proposta de solução, dando maior destaque ao ponto de vista expresso no primeiro parágrafo, assegurando a coerência das idéias desenvolvidas, buscando convencer o leitor. Este parágrafo deve ter mais ou menos de 4 a 8 linhas.
Prova 1
Agora, REDIJA uma redação argumentativa sobre o tema: "A importância da leitura e da escrita no processo de inclusão social".
Prova 2
Baseando-se no texto acima e em suas próprias reflexões a partir dele, produza um texto dissertativo-argumentativo, discutindo a importância do sistema educacional priorizar o ensino da redação na Educação Básica. Dê um título à sua redação.
Lembrem-se de que, para efeito de treinamento, estamos avaliando os seguintes aspectos:
1) adequação ao tema;
2) adequação ao comando da redação;
3) abordagem ao tema - argumentação;
4) organização textual - coesão/coerência;
5) domínio da norma padrão.
elaborar um texto argumentativo sobre o tema Aimportacia da leitura para a boa prodoção textual
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