sábado, 16 de outubro de 2010

Leitura e escrita


LEITURA E REDAÇÃO

Ñas questõe 01 e 02, numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a sequência numérica correta.

Questão 01

( ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era do capitalismo desalmado.

( ) Durante décadas, Friedman - que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da Universidade de Chicago - foi visto como uma espécie de pária brilhante.

( ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima do status de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante do século.

( ) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.

( ) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o 'excesso de intervenção governamental.' (Baseado em Robert J. Samuelson, Exame, 1/7/1998)
a) 4, 2, 5, 1, 3 b) 1, 2, 5, 3, 4 c) 3, 1, 5, 2, 4 d) 5, 2, 4, 1, 3 e) 2, 5, 4, 3, 1

Questão 02

( ) Na verdade, significa aquilo que um liberal americano descreveria (sem estar totalmente correto, porém) como conservadorismo.

( ) Nos Estados Unidos, liberalismo significa a atuação de um governo ativista e intervencionista, que expande seu envolvimento e as responsabilidades que assume, estendendo-os à economia e à tomada centralizada de decisões.

( ) A guerra global entre estado e mercado contrapõe ‘liberalismo’ a ‘liberalismo’.

( ) No resto do mundo, liberalismo significa quase o oposto.

( ) Esta última definição contém o sentido tradicional dado ao liberalismo.

( ) Esse tipo de liberalismo defende a redução do papel do Estado, a maximização da liberdade individual, da liberdade econômica e do papel do mercado. (Exame, 1/7/1998)

a) 1, 5, 3, 4, 2, 6 b) 3, 1, 4, 5, 6, 2 c) 2, 4, 5, 3, 6, 1 d) 4 , 2, 1, 3, 6, 5 e) 1, 3, 2, 6, 5, 4

Questão 03

Numere o segundo conjunto de sentenças de acordo com o primeiro, de modo que cada par forme uma seqüência coesa e lógica.

(1) A experiência mundial produziu uma ordem razoavelmente depurada de radicalismos ideológicos neste fim de século.

(2) As reformas tributárias, da legislação trabalhista e da previdência são necessárias à consolidação de uma economia de mercado com altas doses de investimento e de geração de empregos.

(3) O Plano Real interrompeu a ciranda de preços e, com isso, erradicou o imposto inflacionário.

(4) Um fator crítico para consolidar a moeda forte é um banco central independente.

(5) Os governos nacionais que compreendem a lógica da economia de mercado implementam políticas públicas compatíveis com a nova ordem em formação (Baseado em Paulo Guedes, Exame 1/7/1998).

( ) Este era politicamente ilegítimo (uma taxação sem legislação) e socialmente injusto.

( ) Ele remeteria ao Congresso o ritual de aprovação de despesas e arrecadação de impostos, o que poderia aumentar a transparência da atuação do Estado.

( ) Os que não a compreendem, quer por preconceitos ideológicos, quer por motivos religiosos, quer por ignorância, cavam um fosso no qual aprisionam populações inteiras.

( ) Mas elas precisam ser transmitidas em linguagem cotidiana para que ‘globalização’ não signifique ‘desnacionalização industrial somada a ciranda financeira internacional’.

( ) Seus alicerces são sistemas políticos democráticos, economias de mercado em processo de globalização, ação social descentralizada por parte de governos nacionais e a consolidação de moedas fortes.

A seqüência numérica correta é:

a) 5, 4, 2, 3, 1 b) 3, 4, 5, 2, 1 c) 1, 5, 3, 4, 2

d) 2, 1, 4, 5, 3 e) 4, 2, 5, 1, 3



Leitura e redação (UPF)

IMPORTANTE

Faça a primeira versão do texto e após revisá-lo, passe-o a limpo, evitando rasurá-lo.

O texto definitivo deve ser redigido a caneta.

No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura, apenas um código de identificação.

Sua redação deve ter de 18 a 30 linhas.

A REDAÇÃO SERÁ ANULADA

· se fugir do tema ou da delimitação proposta;

· se for ilegível;

· se, com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que identifiquem o candidato;

Tema 1

IMPRENSA LIVRE E DEMOCRACIA

De golpes militares repentinos a vitórias nas urnas seguidas da lenta e inicialmente indolor cocção das liberdades individuais, as ditaduras valem-se de variados caminhos para chegar ao poder e nele se perpetuar. Sejam quais forem as vias escolhidas, os regimes ditatoriais da nossa era têm, no entanto, um traço em comum: a tentativa de supressão da liberdade de imprensa.

A existência de uma imprensa livre é uma das manifestações mais claras do grau de civilização atingido pelas sociedades abertas. E a principal garantia do estado de direito. Por essa razão, ela é abominada pelas ditaduras e pelas plutocracias estatais. Pela mesma razão, torna-se o primeiro alvo de grupos políticos que pretendem perpetuar- se no poder ou dominar o Estado em benefício de seus próprios interesses.

(Carta ao Leitor, Veja, n. 2131, set 2009).

Prova 9

Reflita sobre o tema dessa Carta ao Leitor e REDIJA um texto dissertativo, apontando a necessidade / importância de a imprensa ser comprometida com o bem comum. Não dê título à sua redação.

Tema 2

ANALFABETISMO: UMA FORMA DE EXCLUSÃO

Um dos resultados de pesquisa mais chocantes a respeito da educação brasileira foi comunicado em 2007, com a divulgação do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf). Entende-se por Analfabetismo funcional a capacidade de emprego do conhecimento para o desempenho da cidadania e das atividades cotidianas. Na pesquisa, apenas 28% da população são plenamente alfabetizados. A taxa de analfabetismo absoluto é de 7%, e os níveis rudimentar e básico estão em 25% e 40%, respectivamente.

Os índices têm melhorado ao longo dos anos, mas ainda estão longe de serem satisfatórios.

(Afonso Celso Scocuglia, Mundo Jovem, n. 400, set. 2009, p. 10)

Prova 10

Com base na leitura do fragmento acima, produza um texto dissertativo sobre os tipos de exclusão que as pessoas não plenamente alfabetizadas sofrem em seu cotidiano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário