As redações do Enem receberão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências seguintes:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Capacidade de argumentação, demonstrando conhecimento da língua;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
3) Seleção e organização das informações;
4) Capacidade de argumentação, demonstrando conhecimento da língua;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
200 Pontos COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Excelente domínio da modalidade escrita formal e de escolha de
registro, sem desvios ou com desvios considerados excepcionais.
CP2)
Argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural
produtivo, revelando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
CP3)
Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
apresentados de forma consistente e organizada, configurando autoria, em
defesa de um ponto de vista.
CP4)
Boa articulação das partes do texto, apresentando repertório
diversificado de recursos coesivos.
CP5)
Proposta de intervenção muito bem elaborada, relacionada ao tema
e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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160 Pontos COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Bom domínio da modalidade escrita formal e de escolha de
registro, com poucos desvios gramaticais.
CP2)
Argumentação consistente, revelando bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
CP3)
Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
CP4)
Poucas inadequações na articulação das partes do texto,
apresentando repertório diversificado de recursos coesivos.
CP5)
Proposta de intervenção bem elaborada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
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120 Pontos COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Domínio mediano da modalidade de escrita formal e de escolha de
registro, com alguns desvios gramaticais.
CP2)
Argumentação previsível, domínio mediano do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
CP3)
Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados
aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um
ponto de vista.
CP4)
Articulação das partes do texto de forma mediana, com
inadequações, apresentando repertório pouco diversificado de recursos
coesivos.
CP5)
Elaboração de proposta de intervenção, de forma mediana,
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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80 Pontos COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Domínio insuficiente da modalidade escrita formal e de escolha
de registro com muitos desvios gramaticais.
CP2)
Domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, sem
obediência à estruturação correta, além de recorrer à cópia de partes dos
textos motivadores.
CP3)
Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos
motivadores, em defesa de um ponto de vista.
CP4)
Articulação das partes do texto
de forma insuficiente, com muitas inadequações, apresentando
repertório limitado de recursos coesivos.
CP5)
Elaboração de proposta de intervenção de forma insuficiente, ou
não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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40 Pontos COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Domínio precário da modalidade escrita formal, de forma
sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais.
CP2)
Domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços
constantes de outros tipos textuais.
CP3)
Informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
CP4)
Articulação precária das partes do texto.
CP5)
Proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
assunto.
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Zero COMPE- TÊNCIAS |
CP1)
Desconhecimento da modalidade formal da língua portuguesa.
CP2)
Fuga ao tema, não atendendo à estrutura
dissertativo-argumentativa.
CP3)
Informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
CP4)
Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação
das ideias.
CP5)
Sem proposta de intervenção, ou com proposta não relacionada ao
tema ou assunto.
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O Edital do Enem prevê seis situações em que a redação
do participante será zerada ou anulada. São elas:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectadas do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
Observações:
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectadas do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
Observações:
- Cópia de textos motivadores: não será contada como linha. Somente vale o que for produzido pelo aluno.
- Letra legível: letra ilegível não será pontuada.
- Título: não é obrigatório e será contada como linha escrita.
- Ortografia: até 31/12/2015 valerão as duas regras ortográficas.
Recomendações para uma boa redação
a)
Ler
com atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto
dissertativo-argumentativo);
b)
Ler
os textos motivadores, procurando apreender a essência das informações ou discussões neles apresentadas;
c)
Identificar e anotar resumidamente as ideias principais dos textos motivadores, para retomá-las, se necessário, sem perda de tempo com a releitura;
d) Ler atentamente as instruções apresentadas na proposta de redação;
d) Ler atentamente as instruções apresentadas na proposta de redação;
e)
Refletir
sobre o tema e escrever:
- o primeiro parágrafo, apresentando a tese;
- o segundo, desenvolvendo um argumento;
- o terceiro, desenvolvendo outro argumento; e
- o quarto parágrafo, fechando a discussão, com a proposta de solução, sem ferir os direitos de cidadania.
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