sábado, 12 de outubro de 2013

Correção das redações do Enem

             As redações do Enem receberão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências seguintes:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Capacidade de argumentação, demonstrando conhecimento da língua;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

               Veja a escala de pontuação considerada na avaliação do Enem. O código CP mais os números de 1 a 5 da coluna à direita correspondem a cada uma das competências acima.


200 Pontos



COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Excelente domínio da modalidade escrita formal e de escolha de registro, sem desvios ou com desvios considerados excepcionais.
CP2)    Argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, revelando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
CP3)    Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, apresentados de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
CP4)    Boa articulação das partes do texto, apresentando repertório diversificado de recursos coesivos.
CP5)    Proposta de intervenção muito bem elaborada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

160 Pontos


COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Bom domínio da modalidade escrita formal e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
CP2)    Argumentação consistente, revelando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
CP3)    Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
CP4)    Poucas inadequações na articulação das partes do texto, apresentando repertório diversificado de recursos coesivos.
CP5)    Proposta de intervenção bem elaborada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

120 Pontos



COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Domínio mediano da modalidade de escrita formal e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais.
CP2)    Argumentação previsível, domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
CP3)    Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
CP4)    Articulação das partes do texto de forma mediana, com inadequações, apresentando repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
CP5)    Elaboração de proposta de intervenção, de forma mediana, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

80 Pontos



COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Domínio insuficiente da modalidade escrita formal e de escolha de registro com muitos desvios gramaticais.
CP2)    Domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, sem obediência à estruturação correta, além de recorrer à cópia de partes dos textos motivadores.
CP3)    Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
CP4)    Articulação das partes do texto  de forma insuficiente, com muitas inadequações, apresentando repertório limitado de recursos coesivos.
CP5)    Elaboração de proposta de intervenção de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

40 Pontos


COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Domínio precário da modalidade escrita formal, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais.
CP2)    Domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
CP3)    Informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
CP4)    Articulação precária das partes do texto.
CP5)    Proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

Zero

COMPE-

TÊNCIAS
CP1)    Desconhecimento da modalidade formal da língua portuguesa.
CP2)    Fuga ao tema, não atendendo à estrutura dissertativo-argumentativa.
CP3)    Informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
CP4)    Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias.
CP5)    Sem proposta de intervenção, ou com proposta não relacionada ao tema ou assunto.

O Edital do Enem prevê seis situações em que a redação do participante será zerada ou anulada. São elas:

1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectadas do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.


Observações:
  1. Cópia de textos motivadores: não será contada como linha. Somente vale o que for produzido pelo aluno.
  2. Letra legível: letra ilegível não será pontuada.
  3. Título: não é obrigatório e será contada como linha escrita.
  4. Ortografia: até 31/12/2015 valerão as duas regras ortográficas. 
Recomendações para uma boa redação

a)    Ler com atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);
b)    Ler os textos motivadores, procurando apreender a essência das informações ou discussões neles apresentadas;
c)    Identificar e anotar resumidamente as ideias principais dos textos motivadores, para retomá-las, se necessário, sem perda de tempo com a releitura;
d) Ler atentamente as instruções apresentadas na proposta de redação;
e)    Refletir sobre o tema e escrever:
  •   o primeiro parágrafo, apresentando a tese;
  •   o segundo, desenvolvendo um argumento;
  •   o terceiro, desenvolvendo outro argumento; e
  •   o quarto parágrafo, fechando a discussão, com a proposta de solução, sem ferir os direitos de cidadania.

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