sábado, 15 de março de 2014

Vítimas da violência

Com grande tristeza, sentei-me diante do computador e comecei a escrever. Tristeza porque preferia dizer algo que confortasse os corações daqueles que vivem a esperança de paz entre as pessoas. Muitos trabalham para isso, mas outros agem como se a vida não tivesse nenhum valor.
Dói fundo o coração, toda vez que ligo a televisão ou abro um jornal e deparo com cenas de violência resultantes de atos de criminosos, que os praticam, na certeza da impunidade. Assim, o trânsito continua matando incessantemente, assaltantes seguem fazendo vítimas, crianças são abusadas sexualmente, idosos são desrespeitados no ambiente doméstico, pessoas são traficadas e forçadas e se prostituírem, pacientes morrem nas filas das unidades de saúde por falta de atendimento. Isso sem falar das organizações criminosas que atuam no campo e nas cidades, ceifando vidas, ou aliciando pessoas para o mundo das drogas.
Curioso é que não dá pra saber que tipo de violência assusta mais. Apenas para ilustrar, há tempos tive um carro roubado, contatamos a polícia que o recuperou na mesma noite. Quando a polícia me comunicou, fui até o local para as devidas providências. Chegando lá, para minha surpresa, deparei com um adolescente de 16 anos, que tinha sido meu aluno no Ensino Fundamental. Quando o olhei, grande foi meu espanto. Sem palavras, apenas indaguei se tudo que a gente havia estudado em sala de aula não tinha feito diferença em sua vida. Ele me olhou, com os olhos lacrimejantes, apenas disse: “desculpa, professor! Foi mal! Não tive saída; era o carro, ou a vida”. Diante disso, de algum modo, por alguma razão, eu percebi que ele também era uma vítima da violência.
Frequentemente, deparamos com educadores, escolas, organizações religiosas e instituições que defendem a igualdade de direitos, o respeito às diferenças, que trabalham valores fundamentais à formação do caráter humano. Se tudo isso é feito, não deveria haver assassinatos, estupros, torturas, espancamentos, assaltos e outras atrocidades que massacram a existência humana. É triste constatar o descaso com que muitos tratam a vida.
Apesar da Lei Seca, das campanhas educativas, muitos condutores continuam dirigindo bêbados, atropelando e matando inocentes; torcidas organizadas marcam duelos pelas redes sociais e distribuem pancadarias e balas, criando verdadeiros cenários de guerra; jovens são mortos por causa de droga e do tráfico; crianças são abandonadas e violentadas cruelmente; idosos são despejados em asilos para viverem isoladamente, sem nenhum contato com os familiares; doentes perambulam pelas ruas em busca de atendimentos nas unidades de saúde; além das ações de gangues organizadas que matam sem piedade, violência verbal, bullyng e tantas outras perversidades.

Apesar do esforço de tanta gente em formar cidadãos de bem, as pessoas continuam matando, assaltando, estuprando, traficando e se drogando. Assim, a violência cresce, os grupos se organizam, se especializam, tornando-se verdadeiros profissionais do crime, sem nada temerem, uma vez que acreditam na impunidade. E nós, sob o olhar de descaso de nossas autoridades, ficamos impotentes, expostos aos perigos. Não somos criminosos, nem omissos, somos vítimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário