quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dicas para o Enem 2015

I – Dicas gerais

A Prova do Enem privilegia a leitura, interpretação e escrita. Por isso o candidato precisa ficar atento para compreender bem as propostas das questões. Ele deve-se preparar, treinando muito a leitura de textos de diversos formatos. O treinamento constante facilita o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação, reflexão, inferência, seleção de ideias, organização de informações de diferentes áreas do conhecimento, argumentação e produção escrita. O candidato que evoluir bem nesses quesitos terá grandes chances de sucesso no Enem.

Por isso ele deve:

1)    Praticar, lendo textos em linguagem coloquial, formal, histórias em quadrinhos, diagramas, gráficos e tabelas.
2)    Ficar atento aos temas atuais como aquecimento global, crise hídrica, crise energética, crise política, a política e os políticos, ética na política, ética e cidadania, reforma política, economia, educação, o emprego moderno, qualificação profissional, violência urbana, criminalidade infanto-juvenil, racismo, preconceito, discriminação, saúde pública, mobilidade urbana, programa mais médicos, APEC das domésticas, dentre outros.

3)    Praticar a redação, escrevendo sobre temas diversos.

II – Dicas para leitura das questões de literatura

1)    Ficar atento ao processo de elaboração escrita e às possibilidades de interpretação dos textos.
2)    Saber relacionar a literatura com outras formas de manifestações artísticas (Pintura, escultura, teatro, cinema, artes plásticas e música).
3)    Conhecer a história da literatura, em especial da literatura brasileira.
4)    Saber identificar as principais características dos estilos de época da literatura.
5)    Saber ler textos em todos os formatos (textos técnicos, literários, poemas, histórias em quadrinhos, outros).
6)    Observar com atenção a linguagem dos textos cientícos, jornalísticos, poesias e canções populares.
7)    Ficar atento à literatura brasileira especialmente do século XIX e XX, identificando os autores mais importantes das fases modernistas (1ª fase, 1922; 2ª fase, 1930; 3ª fase, 1945) e as tendências literárias contemporâneas.
8)    Reconhecer valores humanos nos textos e saber relacioná-los ao contexto histórico, social e político.
9)    Reconhecer a mensagem do autor nas entrelinhas do texto.
10) Reconhecer os recursos de estilo e a importância deles na elaboração dos diferentes textos.

III – Dicas para leitura das questões de língua portuguesa.

1)    Reconhecer o objetivo de cada gênero textual. Exemplo: a propaganda procura convencer o público a comprar determinado produto; a charge critica ou satiriza pessoas, costumes, situações ou fatos reais; o artigo de opinião revela o ponto de vista do autor sobre um dado tema; a notícia informa de modo claro e objetivo; a poesia encanta pelo efeito de sentido especial e pela estética.
2)    Saber articular a coesão (anáforas, conectivos, elipses, tempos e modos verbais e outros) e a coerência no processo de construção do sentido da mensagem.
3)    Desenvolver a capacidade de sintetizar um texto a informações específicas para compreender a relação entre a linguagem verbal, não verbal e mista.
4)    Saber identificar a tipologia textual (narração, descrição, dissertação e injunção) para facilitar o exercício de interpretação.
5)    Saber que um texto narrativo está focado num acontecimento, que a descrição está focada num ser ou num objeto e que a dissertação está centrada num tema ou assunto.
6)    Treinar a leitura de informações de placas, anúncios, textos opinativos, filosóficos, literários, políticos, histórias em quadrinhos e de textos de economia, artes e outros.
7)    Saber identificar os gêneros textuais que circulam socialmente, com os quais temos contato diariamente (receita, instruções normativas, bilhetes, cartas, poesia, crônica, artigo de opinião, editoriais e outros.
8)    Destacar durante a leitura as informações principais do texto, os mecanismos de coesão como pronomes, conjunções e advérbios para entender a função deles no processo de construção do sentido.
9)     Saber diferenciar gêneros literários, tipos e gêneros textuais, pois um texto contém elementos que definem sua tipologia, que por sua vez, sendo literatura, podem apresentar características de um gênero literário (épico, lírico e dramático).
10)  Compreender bem a temática relacionada à diversidade linguística, procurando dominar bem a língua culta e sabendo adequar a linguagem às diferentes situações de comunicação.
11)  Saber identificar a função da linguagem predominante em um texto, já que ela se relaciona com o papel social de cada gênero textual.

Dicas para a prova de redação

Toda prova de redação é precedida de uma prova de leitura. O (a) candidato (a) que não fizer uma leitura atenta, certamente se desviará do tema. Por isso, atenção e concentração são indispensáveis à compreensão da proposta.

Recomendações para uma boa redação:

a) Ler atentamente as instruções apresentadas na proposta de redação;
b) Ler com atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);
c) Ler os textos motivadores, procurando apreender a essência das informações ou discussões neles apresentadas;
d) Identificar as ideias principais dos textos motivadores para retomá-las, se necessário, sem perda de tempo com a releitura;
e)  Refletir sobre o tema e escrever:

Ø  Apresentação, no primeiro parágrafo, da tese a ser desenvolvida e o rumo da argumentação que será seguida na redação do texto.
Ø  Desenvolvimento, no segundo parágrafo, de um argumento, a base para o início da sustentação do ponto de vista do autor.
Ø  Desenvolvimento, no terceiro parágrafo, de outro argumento, assegurando a progressividade das ideias fundamentais do texto.
Ø  Fechamento da discussão, no último parágrafo, com a proposta de solução para o assunto, evidenciando uma intervenção segura e equilibrada, respeitando os direitos de cidadania e a diversidade sociocultural brasileira.

Síntese importante

I – As redações do Enem receberão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências seguintes:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Capacidade de argumentação, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais do país.

II – As redações serão zeradas, ou anuladas em uma das situações abaixo:

1) Fuga total ao tema; (Conceito D)
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação do texto, ou parte deliberadamente desconectadas do tema proposto; (Conceito A)
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho. (Conceito B)

III – Lembretes:

1)  A cópia de trechos dos textos motivadores não será contada como linha escrita, somente será considerada a produção do aluno.
2)  A letra deve ser legível, pois sem possibilidade de ser decifrada não há como avaliar e pontuar a redação.
3)  Não é obrigatório que a redação tenha título, mas se o tiver, este não será contado como linha escrita.
4) Os parágrafos devem ser endentados. Ou seja: a primeira linha deve ser recuada da margem do texto em mais ou menos 1,5 centímetro.
5)  A redação, com letras em tamanho normal, deve ser escrita, considerando um marco referencial entre 20 e 30 linhas (entre 140 e 190 palavras). Lembrando que a redação com 8 linhas, tamanho mínimo para ser corrigida, deve ter em torno de 60 palavras.  
6)  A nova ortografia será obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2016, logo até 31/12/2015 valerão as duas regras ortográficas.

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