terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dicas para redação do Enem

I – Preparo

Para escrever uma boa redação no Enem, é preciso se preparar do seguinte modo: 
  1. selecionar bem as ideias.
  2. demonstrar conhecimento do assunto e habilidade no processo de reflexão escrita.
  3. empregar adequadamente a norma culta da língua.
  4. ter paciência e persistência para fazer um rascunho, revisá-lo e melhorá-lo.
  5. organizar bem o texto para que as ideias fiquem bem desenvolvidas e conectadas.
  6. valorizar o processo de escrita, fazendo uma redação por semana.
  7. buscar motivação e confiança para escrever.

II – Cuidados

Para escrever uma boa redação no Enem, é preciso tomar os seguintes cuidados: 
  1. encarar a escrita como uma arte e se aperfeiçoar como um artista da redação.
  2. ficar atento à acentuação gráfica, à ortografia, à pontuação, à concordância e à regência verbal e nominal, à coerência e à coesão textual.
  3. não usar abreviaturas, gírias, clichês, expressões feitas, ou enunciados prontos como: “o bofe”, “tá bom”, “sem noção”, “ninguém merece”, “tampá o sol com a peneira”, “isso tá me cheirando mal”, tb. vc.
  4. usar a terceira pessoa do discurso, ou excepcionalmente a primeira do plural, para assegurar a impessoalidade e apagar as marcas do individualismo.

III – Estrutura e estética do texto

Para escrever uma boa redação no Enem, é preciso estruturar bem o texto, observando:
  1. se o primeiro parágrafo traz uma ideia preliminar, geralmente breve, que apresenta o assunto, procurando despertar a atenção do receptor para a leitura do texto.
  2. se os argumentos foram desenvolvidos, cada um em um parágrafo, para justificar, explicitar ou comprovar a tese do autor.
  3. se o texto encerra a discussão de modo coerente, deixando claro, no último parágrafo, o ponto de vista do redator sobre a tese apresentada inicialmente.
  4. se há o afastamento da primeira linha de cada parágrafo.
  5. se o texto tem entre 15 e 35 linhas.
  6. se a letra está legível.

IV – Título da redação
  1. O título não é obrigatório na redação do Enem, mas, se for usado, deve despertar a atenção do leitor e sintetizar o assunto do texto.
  2. Mesmo sendo opcional, se for bem colocado, o título poderá ser o diferencial, já que demonstrará que o candidato compreendeu bem a proposta de redação.
  3. Se o espaço for suficiente, mesmo não sendo obrigatório, o redator deve pular uma linha entre o título e o texto, pois isso deixa a redação esteticamente melhor.
  4. O título deve ser breve, demonstrando a habilidade de síntese do candidato. Logo, é preciso evitar frases longas, bem como enunciados completos, com sujeito e predicado.
  5. Não use o tema dado pela banca como título, nem chavões, frases prontas e gírias, pois isso revela falta de criatividade.
  6. O título não deve ser sublinhado, nem marcado com o ponto final. Todavia, embora não recomendado, se o título contiver verbo, poder-se-á colocar o ponto final.
  7. Letra maiúscula somente na primeira palavra do título, ou nos casos em que as regras gramaticais prescreverem, como nos substantivos próprios.
  8. O tipo de letra do título deve ser o mesmo do restante do texto.
 ..................................................................................

Essas são as dicas para quem quer mandar bem na redação do Enem 2015. O candidato que se esforçar, sendo persistente e dedicado, alcançará um ótimo resultado. Mas é preciso querer, aprender e praticar. Esse é o ponto de partida para quem deseja crescer na arte de redigir.
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário