sábado, 14 de outubro de 2017

Temas para Enem 2017

Há uma grande ansiedade dos estudantes que vão fazer as provas do Enem 2017 em relação ao tema da redação. Embora essa preocupação seja pertinente, já que uma boa nota na redação facilitará o ingresso deles no curso e na instituição de preferência, o que deve ficar claro é que nem sempre prever e até mesmo acertar o tema significa a produção de um bom texto. O mais importante é saber desenvolver bem a redação, uma vez que, com tantos assuntos polêmicos estampados nas páginas da mídia, as chances de acerto na antecipação do tema são pequenas.
Em vez, portanto, de ficar tentando adivinhar o tema, é preferível reunir o máximo de informações sobre os assuntos que foram recorrentes nos noticiários, nos editorais, nas páginas de opinião, nas reportagens, entrevistas e em programas especiais de rádio e TV. Tendo esse embasamento, as condições para a redação de um bom texto dissertativo-argumentativo serão evidentes, ficando as tentativas de adivinhações dos possíveis temas para o segundo plano.
As propostas de redação do Enem contemplam, normalmente, questões sociais, educacionais, ambientais, com foco nos temas da atualidade.  Assim, assuntos como violência, racismo, preconceito, discriminação, saúde, educação, segurança, injustiças, desigualdade social, poluição, criminalidade, mobilidade urbana e sustentabilidade devem ser considerados. Logo, é bom que o candidato busque o máximo de informações e pesquise sobre tais áreas e temas para, no dia da prova, estar apto a realizar uma boa reflexão escrita.
A experiência nos mostra que assuntos sociais, econômicos, políticos e ambientais, que estiveram em evidência na mídia, nos últimos dois anos, têm chances de serem cobrados na proposta de redação do Enem. Assim, destacamos a crise da águatecnologia e desenvolvimento sustentável, ética e política, maioridade penal, racismo e homofobia, importância do esporte, prevenção à criminalidade, respeito às diferenças, importância da leitura e da escrita, analfabetismo funcional, saúde pública no Brasil, qualidade e reformas do ensino, segurança pública, os limites entre humor e bullying, estética e saúde, envelhecimento da sociedade e previdência social, democracia e liberdade de expressão, as tragédias ambientais, ativismo em redes sociais, trânsito nas grandes cidades, a impunidade e suas consequências e diálogo entre ciência e sociedade.
Em relação à estrutura, a redação do aluno deve apresentar, na introdução, uma ideia geral do tema, evidenciando sua importância e a linha de raciocínio que será seguida no desenvolvimento do texto. Esse é o momento de o aluno demonstrar que compreendeu bem a proposta de redação e que está seguro na abordagem do assunto. Se ele conseguir discorrer, articulando bem os argumentos sobre as ideias escolhidas e devidamente ordenadas, sem dúvida, fará uma boa redação. Feito isso, basta o candidato encerrar o texto, apresentando uma proposta de intervenção social, respeitosa e equilibrada.
Por fim, independente do tema da redação do Enem ser ou não familiar, se o estudante estiver atento aos assuntos da atualidade, as chances de um bom resultado serão grandes. Quanto mais conhecimento ele tiver, melhores serão as possibilidades de realizar uma boa reflexão escrita, produzindo um texto do tipo dissertativo-argumentativo, conforme cobrado na redação do Enem. O segredo então é pesquisar, estudar e se informar diariamente, pois assim o candidato vai-se preparando para a redação e para todo o Exame, já que várias questões objetivas das provas do Enem contemplam tanto conhecimentos diversos quanto assuntos da atualidade.

Boa sorte aos candidatos nas provas do Enem 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário