quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Termos essenciais da oração

O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração. O primeiro re­vela o ser sobre o qual dizemos alguma coisa e o segundo compreende as informa­ções que prestamos sobre o sujeito.
 Na oração, “Aquela menina foi comprar presentes”, tomamos conhecimento do ser sobre o qual dizemos alguma coisa e da informação prestada sobre ele. Nesse caso, então, “Aquela menina” é sujeito e “foram comprar presentes”, o predi­cado.
 O sujeito e o predicado podem-se constituir de uma ou mais palavras. Ha­vendo duas ou mais palavras na função de sujeito ou de predicado, a mais impor­tante será o núcleo. Lembrando que ambos, sujeito e predicado, podem ter mais de um núcleo, o que nos leva à concepção de sujeito simples, composto e de predicado verbal, nominal e verbo-nominal.
 A oração “Chegaram muito cansados aquele menino sorriso e aquela menina faceira nos serve de ilustração. Ela evidencia dois núcleos para o sujeito e dois para o predicado. “Menino” / “menina” são os núcleos do sujeito com­posto, e sobre eles há duas informações, a ação de chegar e o estado como esta­vam no momento da chegada. Desse modo, a informação sobre o sujeito está cen­trada num núcleo verbal e num nominal, o que caracteriza o predicado verbo-nomi­nal.

Classificação do sujeito

1) Sujeito simples: possui apenas um núcleo.

Aquele menino foi comprar presentes.” (Núcleo = menino)
             (sujeito              predicado)
Às vezes, o sujeito aparece oculto na forma verbal – sujeito desinencial:

Falei com o professor ontem. (Quem falou? Eu = sujeito oculto, desinencial)                   (Predicado)
Estudamos muito para a prova da semana passada. (Quem estudou? Nós) 

2) Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos.
Foram comprar presentes aquele menino e aquela menina.
   (predicado                                  sujeito)
professor, o diretor e os alunos participaram da competição.
  (sujeito                                                        predicado)

3) Sujeito Indeterminado: ocorre quando não se identifica o termo sobre o qual fala­mos alguma coisa.

Cortaram a grama.”                        “Falaram mal do Pedro.” 
(predicado)                                           (predicado) 
(Verbo usado na 3ª pessoa do plural, sem identificar o responsável pela ação ex­pressa por ele). 

Precisa-se de manicure.”                          “Vive-se bem em Belo Horizonte.”
            (predicado)                                               (predicado)
Verbo intransitivo ou transitivo indireto no singular junto com se(indeterminação).

4) Oração sem sujeito: ocorre com verbos impessoais.

Há muitos livros e cadernos sobre a mesa. (Verbo haver, no sentido deexistir)
                        (predicado)

Faz dez anos a sua partida. (Verbo fazer, indicando tempo decorrido).
             (Predicado)

Ventou muito ontem à noite. (Verbo que indica fenômeno da natureza)
    (Predicado)

Está muito calor nesse ambiente.           São doze horas do dia 22 de maio de 2015.
            (predicado)                                                                (predicado)
                        (verbo ser e estar, referindo-se a tempo ou temperatura).


Classificação do predicado

Na língua portuguesa, o núcleo da informação que declara algo sobre o sujeito pode centrar-se no verbo, no nome, ou em ambos. Estando no verbo, predicado verbal (PV), no nome, predicado nominal (PN); havendo dois núcleos informativos, um verbo e um nome, o predicado será verbo-nominal (PVN). Vejamos isso a par­tir das seguintes orações:

1)    Dois pescadores conversam à beira do Rio São Francisco. (O verbo é o núcleo – PV)

2)    O trem chegou à estação do Bairro Eldorado há quinze minutos. (O verbo é o núcleo – PV)

3)    Os funcionários fizeram todo o trabalho programado para o dia. (O verbo é o núcleo – PV)

4)    Vou levar meu filho para cortar o cabelo, no sábado de manhã. (O núcleo está no verbo – PV)

5)    As crianças parecem tristes. (O adjetivo, tristes, é o núcleo do predicado – PN, pois o que se comunica é a tristeza das crianças)

6)    Aquelas meninas são realmente lindas. (O adjetivo, lindas, é o núcleo do predicado – PN, pois o centro da informação é a lindeza das meninas)
7)    Depois da divulgação do resultado do concurso, a candidata ficou desapontada. (O núcleo do predicado é o nome, desapontada – PN)
8)    A menina ficou desolada com o resultado da prova. (O núcleo do predicado é o nome, desolada - PN
9)    Os operários chegaram muito cansados. (O predicado tem dois núcleos: o verbo de ação, “chegaram”, e o nome, cansados – PVN).
10) Os operários fizeram os trabalhos contrariados. (O predicado tem dois nú­cleos: o verbo de ação, “fizeram”, e o nome, contrariados – PVN)
11) Os funcionários, alegres e eufóricos, cumpriram suas obrigações do dia. (O nú­cleo está no verbo de ação “cumpriram” e nos nomes, alegres e eufóricos – PVN)
12) Esperançosos, saímos à procura de emprego. (O núcleo está no verbo saímos e no nome, esperançosos – PVN)

Nos quatro primeiros períodos, temos predicado verbal, já que o núcleo da in­formação está no verbo; no terceiro, quarto, quinto e sexto exemplos, predicado nominal, pois a informação básica está no nome; nos demais, predicado verbo-nominal, visto que há dois núcleos informativos, sendo o primeiro centrado no verbo e o outro, no nome.

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