Prorfessor Doniseti
O desenvolvimento, a prática e o conhecimento da linguagem através da poesia é uma maneira interessante para motivar e despertar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Despertar mesmo, porque, na maioria das vezes, eles ficam totalmente desligados em relação a tudo que se lhes ensina em sala de aula. Muitas vezes, desatentos, eles ficam adormecidos, de olhos abertos, mirando o professor, sem assimilarem grande parte dos ensinamentos.
Sendo bem trabalhada, a poesia se torna um importante instrumento para se explorar os aspectos comunicativos da linguagem. O aluno, ao deparar com a leitura de um poema, percebe algo especial, uma vez que os recursos da arte poética quebram a linearidade da leitura, despertando a atenção para o que há de mais belo na construção de um texto.
A escolha de cada palavra, a construção de cada verso, de cada estrofe; as possibilidades semânticas de cada frase; a beleza de cada rima; a sonorização e a musicalidade, salientes em cada texto são elementos que levam o aluno a um raciocínio mais amplo e, por conseguinte, a um entendimento mais profundo da mensagem.
Uma proposta de produção de conhecimentos a partir de textos poéticos possibilita uma prática agradável no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos, crianças, adolescentes, ou adultos, trazem nos arquivos da lembrança a beleza das canções de ninar, das trovinhas da infância, das cantigas e brincadeiras de roda tão envolventes na fase pueril. Por isso trabalhar textos poéticos com eles significa resgatar a beleza vivenciada, através do contato direto que tiveram com a poesia, na fase terna da infância, em que tudo era motivo de curiosidade, vibração e entusiasmo, mesmo que fosse a mais singela e modesta descoberta.
A interação da experiência poética da infância com o presente, através do estudo da poesia motiva e envolve o aluno num processo natural e espontâneo de produção do conhecimento. Esse envolvimento leva o aluno a uma aprendizagem constante sem os desgastes habituais dos diferentes métodos de ensino comumente utilizados na educação em geral. Assim, o trabalho torna-se tranqüilo para o professor, agradável, para o aluno, devido ao clima de descontração que envolve educador e educando.
Além do conhecimento que uma proposta de trabalho como essa propicia, o professor tem a liberdade de escolher textos que permitam aprofundar na compreensão de temas indispensáveis à busca da dignidade, da cidadania e da boa convivência. Se o (a) professor (a) percebe alguma necessidade específica dos alunos em relação aos assuntos indispensáveis à formação deles, ele pode lançar mão de textos apropriados ao aprofundamento de tais questões. Desse modo, é possível aprender muito sobre sentimentos diversos, sobre a natureza, a preservação ambiental, o trabalho, direitos e deveres, dentre outros. Não há nada melhor para se trabalhar os temas transversais nas escolas do que uma proposta desta natureza.
O estudo de textos poéticos pode ainda desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, dramatização, produção de poesia, memorização e pela arte de recitar, o que possibilita melhorar a oralidade e a eficiência na transmissão de mensagens. O professor pode também orientar os alunos para a criação de cenas para serem representadas em grupo e aproveitar as dificuldades de preparação coletiva para trabalhar, na prática, questões de relacionamento interpessoal e o espírito de grupo. Os alunos que gostam de desenhar, de pintar, podem criar ilustrações para os diferentes tipos de textos, os que gostam de música podem escolher alguns poemas e colocar melodia neles, podem criar paródias e coreografias variadas, explorando assim as possibilidades de comunicação corporal.
O desenvolvimento das atividades que decorrem dessa proposta quebra a monotonia da sala de aula, provocando a inquietação dos alunos que, incessantemente, participam de todo o processo de construção do conhecimento. É um trabalho que vai ao encontro dos anseios dos educadores e dos educandos, contemplando os diferentes interesses, uma vez que propicia ao aluno aficionado pela literatura o contato freqüente com a poesia e, ao menos afeito, a oportunidade de conhecê-la e, assim, tomar gosto também pela prática literária.
A participação efetiva e o envolvimento dos docentes e discentes, nessa iniciativa pedagógica, proporcionarão o crescimento geral de todos, professores e alunos, como sujeitos construtores do saber e responsáveis pela produção de sentido na linguagem. Além disso, prepara-os para a expressão poética, já que o lado sensível estará sendo trabalhado, despertando o que há de mais belo para o amadurecimento humano. Não é preciso ser poeta para executar um projeto como esse, basta ter vontade, iniciativa e criatividade. As demais coisas ocorrerão naturalmente, no desenrolar dos acontecimentos. Vale a pena tentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário