segunda-feira, 10 de maio de 2010

Literatura -conceitos

Caros alunos!
A discussão a respeito dos conceitos de literatura apresenta algumas dificuldades. No texto seguinte, abordo o assunto para que vocês possam aprofundar suas reflexões sobre ele. Bons estudos!

Conceitos de literatura


São três as principais dificuldades que enfrentamos ao elaborarmos um conceito de literatura. A primeira diz respeito à época; a segunda, ao tipo de sociedade; e a terceira, às classes sociais.

De um período para outro, o conceito de literatura se modifica. No século XVI, período do Renascimento nas artes, de um modo geral, a palavra Literatura não apresenta a mesma acepção que no Romantismo, século XVIII. Nas sociedades desenvolvidas, o significado de literatura pode ser diferente das sociedades de terceiro mundo. O sentido de literatura pode variar ainda, conforme sua prática nas diferentes camadas sociais de uma mesma sociedade. Seu conceito, portanto, se modifica em função dessas e outras variantes do contexto, ou da situação em que ocorre.

A literatura é uma manifestação artística como outra qualquer. A arte da música se manifesta através do som; a do teatro, através dos gestos; da pintura, através de cores; da escultura, por meio de formas; da dança, através do ritmo; do cinema, por meio de movimentos; e a da literatura, através das letras. Daí a razão de concebermos a literatura como arte de jogar com as palavras para a produção de efeitos de sentido especiais na linguagem.

A literatura, arte literária, pode ser criada em prosa ou em versos. Em prosa, quando o texto apresenta uma formatação, ocupando normalmente a folha de papel, respeitando apenas o espaçamento das margens esquerda e direita. O texto em versos é aquele que tem uma disposição especial na folha de papel, explorando rima, métrica, estrofe e outros recursos como aliteração, assonância, figuras e imagens próprias do estilo literário. Assim, a literatura se reveste de muita sugestividade decorrente dos efeitos de sentido que permeiam a mensagem.

Se indagarmos a diferentes pessoas sobre o que significa literatura, vamos encontrar diversas respostas. Uns dirão que literatura é a arte de representar ou de recriar a realidade do mundo; outros, a arte da palavra; outros, ainda, o modo especial de cada um exprimir sentimentos através da subjetividade da mensagem.

Simplificando, podemos dizer que literatura é a arte de compor trabalhos em prosa ou em versos, por meio da linguagem oral ou escrita. Nesse sentido, nem tudo que se diz ou se escreve é literatura. Somente há literatura, quando ocorre uma elaboração estética da linguagem. Além disso, é preciso conferir um caráter ficcional ao texto. Ou seja: é preciso haver uma recriação da realidade, com sugestividade e verossimilhança. Literatura é, pois, uma representação da realidade, sem ser realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário