Queridos alunos!
As competências avaliadas na redação do ENEM são as mesmas da prova objetiva. A diferença é que nesta avaliam-se a leitura, a capacidade de interpretação, de análise e o raciocínio lógico e naquela, a capacidade de transformar tudo isso num texto escrito.
PROVA OBJETIVA - COMPETÊNCIAS
I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
REDAÇÃO - COMPETÊNCIAS
I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação (coerência e coesão textual).
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
EXPLICITAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
Competência I: espera-se que o candidato saiba empregar o registro de linguagem adequado a uma situação formal de produção escrita. Serão considerados, na avaliação da redação aspectos gramaticais como: sintaxe de concordância (verbal e nominal), regência (verbal e nominal), colocação pronominal; pontuação; flexão de palavras; ortografia; e adequação linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.
Competência II: reside na compreensão da proposta e fidelidade ao tema que deve ser desenvolvido com argumentos sustentáveis, segundo a modalidade de texto dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de texto, o candidato deve demonstrar competência para analisar, interpretar e relacionar dados, informações e conceitos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação sustentável em defesa de um ponto de vista.
CompetênciaIII: procura-se avaliar como o candidato seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender, de forma equilibrada, sem imposição e sem arbitrariedade, sua opinião sobre o tema proposto.
Competência IV: avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, visando à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).
Competência V: verifica-se como o candidato procura solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário