A conquista de amizades
Professor Doniseti
Não há nada mais importante na vida do ser humano do que desenvolver a capacidade de conquistar amigos, pois a necessidade de conviver bem uns com os outros é inerente à sua realidade. Veja que eu não disse fazer amigos, pois estes nós não os fazemos. Se assim o fosse, teríamos quantos amigos quiséssemos, todavia não é bem isso o que ocorre.
Os amigos não surgem por acaso, eles são frutos de um relacionamento, cuja conquista pode custar muito. As amizades verdadeiras pressupõem uma troca na qual cada pessoa deve desarmar-se para o encontro com o outro, caso contrário elas não se concretizam.
É mais fácil conquistar amigos pelo ouvir do que pelo falar. Quando falamos, vem o nosso desejo, tentando impor os traços de nossa personalidade sobre o outro, moldando assim o seu comportamento. Já ouvir é um ato de humildade através do qual nós abrimos mão de parte do que somos para nos dedicarmos ao outro, tentando avançar na compreensão de seus sonhos, de seus desejos, de suas frustrações e de seus problemas. Essa arte de saber ouvir o outro significa uma prova de confiança para quem precisa abrir-se, desabafar, e raramente encontra alguém com tempo, disposição e paciência para tal.
Ver uma pessoa e simpatizar com ela à primeira vista não quer dizer ter encontrado um amigo. Mesmo que nos venha a impressão de um sentimento de amizade, esta só se confirma, depois de um período suficiente para que um e outro se conheçam. Sem esse conhecimento, não é possível alcançar uma verdadeira amizade.
Ser amigo implica compreender, respeitar seus hábitos, costumes, suas manias, qualidades, limitações e defeitos. Significa buscar para o outro tudo aquilo que gostaríamos para nós mesmos. Significa vibrar de alegria pelo sucesso do outro, aceitando-o como se fosse a nossa própria vitória.
Há pessoas que se dizem amigas, mas ficam infelizes com a felicidade do amigo. Se este consegue algo de bom, logo vem o sentimento de inveja e o desabafo: eu é que deveria ter conseguido essa vitória, pois sou melhor e mais competente do que fulano. O sentimento de inveja tenta ofuscar o mérito do vencedor; e isso nunca foi e jamais será amizade.
Todos que são movidos pelo sentimento da inveja são, na verdade, falsos amigos, pois sofrem com o progresso, com o crescimento, daqueles de quem se dizem afetos. Onde impera o egoísmo não há clima, nem terreno fértil e adequado ao surgimento de uma verdadeira amizade.
Em todos os lugares onde estivermos, é indispensável a existência de um espírito solidário. Esse é também um ingrediente essencial ao desenvolvimento de um sentimento humano que nos leva à conquista de amigos.
No setor de trabalho, o profissionalismo deve estar acima de tudo. Porém o fato de sermos profissionais não impede a prática da amizade. A cooperação, o desejo de ajudar, de participar da solução de problemas que atingem o colega, ou a colega, resulta outrossim na conquista de amigos.
Essa reflexão nos mostra que é sempre bom encontrarmos pessoas dispostas nos dar atenção. Muitas vezes, chegamos a algum lugar, a algum ambiente recreativo, a alguma festa e encontramos pessoas prontas a nos acolher e a serem acolhidas por nós. Isso é bom, pois além da companhia, pode significar o nascimento e a conquista de novas amizades.
Nesse quesito, temos muito a aprender com as crianças. Elas não têm maldade, são puras e estão sempre desarmadas, por isso sempre que encontram outra, rapidamente se entrosam e começam a brincar. A inocência e a pureza da infância facilitam a conquista de amigos.
Com o adulto, não é bem assim. Muitos se armam de diferentes maneiras e criam grandes obstáculos aos relacionamentos. Às vezes, tentamo-nos aproximar de alguém, mas este se fecha em seu mundo, às vezes de forma arrogante, auto-suficiente, não abrindo espaço para diálogo algum.
Apesar das dificuldades, a conquista de amizades deve ser um alvo constante a ser alcançado em nossa vida. Logo devemos ser persistentes, procurando desenvolver a nossa capacidade de ouvir o outro, o nosso espírito de solidariedade, de cooperação e de doação em favor daqueles com quem temos a oportunidade de estabelecermos algum tipo de relacionamento. Isso não significa dizer que todas as pessoas com as quais nos relacionamos sejam da nossa inteira confiança. Claro que não. Mas sem dúvida é dentre elas que vamos encontrar os nossos verdadeiros amigos.
.
OBG,Me ajudou muito essa redação para mim fazer um trabalho
ResponderExcluir