Observe o seguinte texto:
Contagem, 30 de março de 2011.
Meu caro amigo, Péricles!
Faz três anos que não o vejo. Desde quando saiu daqui para trabalhar em Brasília que a gente não se encontra. Já quis muito lhe falar, mas não sabia como localizá-lo. Foi uma bela coincidência ter visto seu primo, João Ricardo, na praia. Ele me informou o seu novo endereço, por isso, mesmo apressadamente, estou lhe enviando estas poucas palavras, para matar um pouco dessa saudade decorrente de tão longa ausência.
Fico aguardando notícias suas. Lembranças à família. Um abraço!
Seu amigo,
Dôni.
Na carta acima, encontramos os elementos comuns a todo e qualquer processo de comunicação. O emissor, responsável pela codificação das idéias que se quer comunicar. O receptor, o que recebe a mensagem e compreende a intenção comunicativa do emissor. A mensagem, que é elaborada a partir do contexto, ou situação comunicativa, que ganha uma forma concreta através de um código, elemento esse comum ao emissor e ao receptor. E o canal, meio que torna possível o acesso da mensagem pelo receptor.
No caso da carta usada como exemplificação, o emissor é o Dôni; o receptor, o amigo Péricles; o acesso ao novo endereço constitui a mensagem, que é concebida a partir do contexto, desejo de Dôni em manter contato com o amigo distante. A escrita em língua portuguesa é o código da mensagem. E o meio, o canal, que torna possível a interação entre os dois amigos, é a carta.
É importante ressaltar que em todo processo comunicativo só há comunicação, quando há interação entre os sujeitos envolvidos. Se o emissor codifica a mensagem e o receptor não a decodifica, o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens através da linguagem não se realiza, não havendo, portanto, comunicação.
Atividade
1) Relacionar os elementos de comunicação a seus significados.
(1) Emissor ou Remetente. (2) Receptor ou destinatário
(3) Mensagem (4) Contexto ou Referente
(5) Código (6) Canal ou Contato.
( ) Sinal ou conjunto de sinais utilizados pelo remetente (emissor) para se
comunicar e ser entendido.
( ) Aquele que recebe e decodifica a mensagem.
( ) Aquele que emite e envia a mensagem.
( ) Assunto sobre o qual consiste a comunicação.
( ) Informação transmitida pelo remetente ( emissor).
( ) Elemento que conduz a mensagem, fazendo-a chegar ao receptor.
2) Dividir a turma em grupos de até 5 pessoas. Pedir a cada grupo que imagine alguns processos comunicativos, criando uma cena para ser representada para os colegas em sala, identificando, em seguida, os elementos da comunicação da cena criada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário