sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relação leitura e escrita

É comum ouvirmos dizer que ler muito é condição indispensável para o desenvolvimento da escrita. Sem dúvida, a leitura ajuda muito, contudo ela só não basta. Os leitores dorminhocos jamais poderão sentir o reflexo do que leem em suas produções escritas.

O ponto-chave para a busca de informações é justamente a possibilidade de refletirmos sobre um determinado assunto, pois tal exercício traz maturidade e riqueza ao processo de construção de sentido, realizado pelo leitor. Essa reflexão, além de ampliar os horizontes de quem lê, para captar as possibilidades de entendimento de uma mensagem, instrumentaliza o sujeito para o desenvolvimento de outras habilidades.

Quem tem o hábito de ler corretamente consegue lançar mão de diferentes recursos de interpretação que, à primeira vista, podem sugerir não haver qualquer relação com a leitura, o que não é verdade. Assim, a compreensão de uma equação matemática, de uma fórmula química, de uma lei da física, ou de variantes que reconstituem fatos históricos, tratados científicos, aspectos geográficos, literários, ou qualquer outro inerente aos fenômenos sociais, políticos, culturais ou religiosos, realizam-se por meio de uma boa leitura.

Ler bem significa ler com concentração e ritmo adequado às características de cada leitor. Se este consegue realizar uma leitura correta, respeitando as pausas necessárias, respirando no tempo certo, fará uma leitura com conforto, o que torna o entendimento da mensagem mais acessível. Sendo a leitura em voz alta, além desses cuidados, o leitor precisa ficar atento ao timbre e impostação de voz que atenda às necessidades específicas do ambiente onde se lê.

Muitas pessoas alegam que não têm tempo para a leitura, mas a todo instante, estão em contato com algum tipo de mensagem a ser decodificada. Se o sujeito não pode ler um livro por semana, deve ler atentamente os pequenos textos com os quais depara no dia a dia. E lendo-os, deve analisá-los para perceber as possibilidades de sentido que eles oferecem.

Os atos de pensar, ler, refletir e escrever estão intimamente ligados. Sendo assim, quem não fizer esse exercício completo dificilmente conseguirá um bom desempenho na escrita. Portanto, ao realizarmos uma leitura, precisamos encontrar meios para despertar o leitor dormente que há dentro de nós, aproveitando assim o poder que ela tem de nos abrir caminhos para a escrita. E, para isso, a prática é indispensável.

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