quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dicas para uma boa redação no Enem

Como todo bom texto argumentativo, a redação do Enem compreende uma parte em que se faz a apresentação do tema, deixando clara a tese e o ponto de vista assumido pelo autor. Depois são desenvolvidos os argumentos para aprofundar e fundamentar a discussão do tema. A terceira parte é o momento em que o autor retoma os pontos principais da discussão, reforçando seu ponto de vista sobre o assunto para convencer o leitor.
No início, então, o candidato deve redigir um parágrafo expressando a ideia geral sobre o tema proposto, com a finalidade de situar o assunto a ser desenvolvido e de chamar a atenção do leitor para a tese a ser defendida. Em seguida, ele deve verificar quais argumentos podem ser extraídos da ideia geral, desenvolvendo um em cada parágrafo, apresentando uma análise fundamentada e uma reflexão coerente sobre o tema. Por último, em outro parágrafo, o candidato deve encerrar o texto, mantendo fidelidade ao tema, sintonia com os argumentos desenvolvidos e coerência com a proposta. No final, a intervenção do candidato, além de ser consistente e convincente, deve preservar o sentimento de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural brasileira.
O êxito na elaboração de um bom texto implica atenção, concentração, treinamento e cuidado. Neste sentido, a boa redação do Enem já está sendo escrita por cada candidato ao longo de seu itinerário formativo. A data da prova é apenas o momento de transformar fatos, opiniões, informações, ideias, conceitos e valores em um texto dissertativo/argumentativo. Ou seja: um momento mágico, de superação dos próprios limites, na produção escrita, evidenciando habilidades relacionadas à arte de ler, interpretar, analisar e escrever corretamente.
Por essas razões, é indispensável planejar bem os estudos, desenvolver as habilidades de concentração e realizar muitos treinamentos. A escrita de boas redações não se dá por acaso, mas com aplicação, esforço, persistência e trabalho. Independente do tema, o candidato que assim o fizer saberá se posicionar com tranquilidade, domínio, autoconfiança e coerência, garantindo assim um bom desempenho na abordagem de qualquer assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário