quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Temas de redação do Enem 2012

Como professor de redação, com vasta experiência em cursos preparatórios para os diferentes vestibulares, sou interpelado a todo instante pelos alunos que, ansiosamente, querem tirar da minha boca o tema da redação do Enem. Lógico que não tenho bola de cristal, mas sempre digo a quem me interroga que o tema está sendo anunciado cotidianamente, pois todos os assuntos em destaque podem aparecer como proposta de redação.
Desde a primeira edição (1998), o Enem apresenta uma temática de redação, contemplando assuntos da atualidade, esperando dos candidatos uma proposta de ação social. Sugiro, pois, atenção a temas como desigualdade social, violência no trânsito, nas escolas, tráfico de drogas, questões ambientais e sustentabilidade, a importância da leitura na formação da juventude, os problemas e desafios da nova família brasileira, a importância das práticas solidárias no desenvolvimento da sociedade, o poder destruidor das drogas no seio das famílias envolvidas, a necessidade de uma política de desenvolvimento sustentável, a importância de uma conduta ética e responsável na construção de uma sociedade melhor, a participação política do jovem na sociedade moderna, a inclusão social por meio do esporte e das artes, bullying nas escolas, efeito estufa, aquecimento global, as novas tecnologias, o protagonismo juvenil e as mídias sociais. 
Além desses assuntos polêmicos, outros como a sexualidade juvenil, a legalização do aborto, o combate ao uso e ao tráfico de drogas, o poder de influência da mídia no comportamento humano, a ética na política e na vida social, questões envolvendo as migrações de estrangeiros para o Brasil, os reflexos da crise mundial na economia brasileira, educação profissional e desenvolvimento, as tendências do mercado de trabalho, relacionamento interpessoal e liderança, problemas da saúde e da segurança pública, direitos humanos e cidadania podem também aparecer.
O candidato que se mantiver antenado em todas essas questões terá amplas possibilidades de êxito na redação do Enem, pois será capaz de estabelecer relações com outros conhecimentos e de aplicar conceitos das várias áreas do saber, no desenvolvimento do tema. Para isso, basta ter cuidado e atenção no momento de leitura da proposta para que ela seja interpretada e compreendida corretamente.  Depois, é só organizar as ideias de modo que o texto mantenha uma coerência argumentativa.
Ninguém precisa ficar ansioso em relação ao tema que será cobrado no Enem. Em vez dessa preocupação, o candidato deve, de forma criteriosa, fazer um roteiro ou esquema, a partir do entendimento correto da proposta, para nortear o desenvolvimento da redação, deixando claro o seu posicionamento diante do assunto, já que se trata de um texto dissertativo-argumentativo. Essa etapa de topicalização do tema, mesmo que ele seja uma novidade, vai tornando-o familiar, fazendo a redação fluir naturalmente, num processo de evolução para o rascunho e para o texto definitivo.
Assim, mais importante que acertar o tema de redação do Enem é tomar esses cuidados, selecionando, ordenando e desenvolvendo bem os argumentos para que haja a progressão das ideias, no texto. Essa metodologia, independente do tema apresentado, garantirá um bom resultado, já que o domínio de tais habilidades propiciará ao candidato um desempenho satisfatório, na abordagem de diversos assuntos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário