quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dicas para o Enem

Na reta de chegada do Enem, nota-se uma grande inquietação daqueles que se conscientizaram da importância dele para o ingresso no ensino superior. Afinal, trata-se de uma grande oportunidade para o candidato realizar o estudo dos sonhos numa universidade federal ou numa instituição de ensino particular de excelência.
Quem deseja se preparar bem para o Enem precisa ficar atento aos assuntos da atualidade, principalmente aqueles que aparecem com maior frequência nos principais veículos de comunicação do país, já que as questões do exame e a proposta de redação são formuladas a partir do que ocorre, normalmente, até 4 meses antes da sua realização.
No que diz respeito à redação, é preciso ter um cuidado especial, pois a produção de um bom texto representa um peso importante, no resultado final da prova do candidato, já que cada uma das cinco competências da redação pode chegar ao valor de 200 pontos, perfazendo o total de 1000 pontos. A prova de redação então é a principal do dia, logo o candidato deve fazê-la primeiro, antes do cansaço habitual com as demais provas.
O Enem apresenta sempre um problema, esperando que o candidato reflita sobre ele para, no final, apontar uma proposta de solução. Os temas são polêmicos, atuais e de interesse social, o que requer do candidato uma posição equilibrada e negociada diante deles. O candidato não pode se posicionar de forma arbitrária, ou maniqueísta, pois isso pode levá-lo a ignorar as diferenças individuais e a diversidade social e cultural do país, o que é grave na redação do Enem.
A produção de um bom texto para o Enem começa com uma prova de leitura, pois o candidato precisa, antes da escrita, compreender bem a proposta. Nesse ponto, os candidatos cometem um grande equívoco, já que ficam muito tempo lendo os textos motivadores e leem superficialmente a proposta. O Enem quer conhecer a forma como o candidato se posiciona diante do assunto e não se ele interpretou bem os textos motivadores. Compreendendo bem a proposta, o candidato não se desviará do tema da redação, do tipo de texto (dissertativo-argumentativo) a ser produzido, não desrespeitará direitos humanos, nem produzirá uma redação com menos de 8 linhas, problemas estes que resultam na desclassificação dos textos, uma vez que denunciam a falta de preparo do candidato, para o exercício da leitura e da interpretação adequada de uma proposta.
O candidato, então, diante do tema, deve fazer um roteiro com tópicos básicos a serem desenvolvidos. Esse planejamento é importante, pois possibilitará uma melhor seleção e organização das ideias utilizadas no texto. Ao fazer esse esboço, o candidato conseguirá sentir sua redação, mesmo antes de concluí-la, o que facilitará o processo de revisão. Importante é, pois, que o candidato treine a fazer esse esquema, com mais ou menos 15 minutos. Assim, ele terá ainda 15 minutos para fazer o rascunho, 15 para a revisão e outros 15 para passá-la a limpo, com as correções finais, tempo mais do que suficiente para a produção de um bom texto. Sem fazer o planejamento do texto, o candidato corre o risco de passar o tempo pensando, escrevendo, reescrevendo, sem conseguir elaborar uma redação coesa, organizada e coerente.

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