sábado, 1 de setembro de 2012

Eleições

Nesse momento de corrida eleitoral, devemos escolher candidatos ao executivo e ao legislativo comprometidos com os direitos de cidadania, principalmente, dos mais necessitados de apoio, compreensão e amor.
Não há como pensar no ser humano, sem levar em conta que, por ser humano, ele é digno de todo respeito. Essa é uma frase recitada por muitos, às vezes até mecanicamente, sem um juízo de valor mais significativo, o que é uma pena, pois quanto mais nos distanciarmos da sua acepção real, menos consciência teremos da nossa cidadania.
É comum a sociedade valorizar as pessoas pelo que elas têm e não pelo que são. Assim, se alguém é poderoso, notável, famoso ou abastardo financeiramente, todos o respeitam, mesmo que dono de um caráter duvidoso. Neste caso, a pessoa vale pelo que tem, não pelo que é; vale a aparência, não a essência.
Esse comportamento, no meio político, é muito normal. Muitos candidatos fazem um enorme esforço para construírem uma imagem que pouco ou quase nada reflete o que são verdadeiramente. No fundo, desejam demonstrar aos outros sua “bondade”, sua “lealdade”, sua “honestidade”, mesmo que tais coisas não façam parte do seu caráter, da sua personalidade.
O exercício da cidadania pressupõe a garantia de direitos, mas também o cumprimento dos deveres e responsabilidades. A cidadania, portanto, é uma via de mão dupla. Assim quem tem consciência de seus deveres e obrigações deve agir sempre pensando em ser justo com o semelhante, a fim de garantir a este os seus direitos. Quem percebe qualquer ato de injustiça deve lutar para combatê-lo. Quem deixa de fazer tal coisa não age como cidadão.
É comum nós censurarmos os outros, principalmente os mais fracos, por não lutarem por seus direitos. Em relação a esse tema, há muita hipocrisia, especialmente daqueles que gozam de poder e privilégios na sociedade. A cidadania deve sempre ser um alvo, uma busca incessante por parte de todos. Sua prática depende de vontade, amor ao próximo, consciência, compreensão, senso de justiça e sentimento humanitário.
A defesa dos direitos de cidadania precisa sair dos discursos e se efetivar na prática. Logo qualquer sujeito, seja rico, ou pobre, poderoso, ou não, tendo consciência de seu papel de cidadão, deve agir pensando em fazer o que é bom para a sociedade, já que nesta estão as pessoas que precisam viver condignamente. Para isso, nem é preciso muita coisa, basta recorrer à Constituição Federal, pois lá estão arrolados os direitos e os deveres indispensáveis ao exercício da cidadania. É preciso praticá-los e não utilizá-los apenas como artifício de retórica.
Sendo assim, nesse momento de corrida eleitoral, é bom ficarmos atentos para apoiarmos quem realmente tem compromisso com os direitos de cidadania, descartando os oportunistas. Não é fácil separar o joio do trigo, mas a história pregressa e a coerência dos candidatos já nos dizem muita coisa. Em meio a tantas indefinições, esse deve ser um critério importante a ser considerado em nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário