quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Criminalidade infantil

A criminalidade infantil aumenta o terror na vida das pessoas de bem. Já não há mais sossego e a sociedade se vê cada vez mais ameaçada. Esse é um problema que precisa de medidas sérias e urgentes para evitar que o mal se espalhe ainda mais entre nós.
Toda vez que deparamos com crimes praticados por menores, temos a vontade de fazermos justiça com as próprias mãos, já que não podemos esperar que ela venha de nossas autoridades. A legislação que temos nesse sentido abre brechas para que o menor infrator fique livre e solto nas ruas para a prática do crime.
É triste vermos crianças de 9, 10 e 11 anos, que deveriam ser protegidas pelos adultos, demonstrando total competência para render pessoas, ameaçá-las e assaltá-las, sem remorso nem temor. Essas crianças são hábeis no manejo de armas, são frias e calculistas, com total preparo na escola da criminalidade.
Chega a ser humilhante, quando vemos as justificativas dos menores infratores em relação aos crimes que praticam. A culpa é da vítima que, muitas vezes morre, sem ao menos esboçar uma reação. Pior ainda é a constatação de que os menores são usados pelos adultos, na prática de crimes, pois se eles forem apreendidos e condenados, o tempo máximo de detenção será de apenas três anos. Assim, um menino de 9 anos, se pegar a pena máxima, o que raramente acontece, com 12 anos, estará solto para outros crimes, e se for preso novamente, com 15 estará em liberdade, e se novamente for condenado à pena máxima, com 18 anos estará livre e com sua ficha criminal imaculada. Desse modo, ele chega à maioridade diplomado para a prática do crime e da violência.
Diante dessa situação, recomendamos prudência, pois, com o aprendizado no mundo do crime, as crianças infratoras cometem crimes sem piedade, assaltam, sequestram, torturam e matam, sem qualquer remorso,  com frieza e naturalidade. Embora nos venha o ímpeto de vingança e revide, devemo-nos conter, pois o criminoso fica solto, mas se uma pessoa de bem cometer qualquer crime terá dificuldades para se livrar da prisão. O crime compensa para os maus, pois eles gozam de total impunidade.
Como se trata de crimes praticados por menores, as medidas devem ser no sentido de darmos a eles a oportunidade de uma reeducação em centros educacionais bem estruturados, seguros e com profissionais qualificados para tratar desses desvios de conduta e dos assuntos relacionados à criminalidade. Ficar apenas no discurso reducionista, defendendo se deve prender ou não o menor não vai alcançar o objetivo maior, que é reduzir os índices de violência.
Nesse sentido, devemos trabalhar por uma educação em tempo integral para os menores infratores, com atividades culturais, desportivas, de lazer e de preparação para o trabalho, a fim de que eles desenvolvam o espírito da boa convivência, exercitando o respeito e a solidariedade. Se nossas autoridades se empenharem e trabalharem para a concretização de centros educacionais, com instalações adequadas e com profissionais preparados para o ensino fundado nos valores indispensáveis à formação do bom caráter, certamente, construiremos uma sociedade melhor, justa, humana e menos violenta. 

17 comentários:

  1. Sinceramente, muito mal argumentado e não segue a regra-padrão no desenvolvimento de redações.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um artigo de opinião para auxiliar na reflexão sobre a criminalidade praticada por menores.

    ResponderExcluir
  3. Crianças criadas por terceiros, que não reverenciam seus pais e não têm responsabilidade com suas famílias não respeitam mais ninguém.
    EDUCAÇÃO É OBRIGAÇÃO DAS FAMÍLIAS.
    As escolas têm somente a função de desenvolver o raciocínio. Professores não são pais. Quando tentam desempenhar esta função apanham em sala de aula ou fora dela.
    BOAS ESCOLAS NÃO RESOLVEM A EVOLUÇÃO DA VIOLÊNCIA; BOAS FAMÍLIAS: SIM!
    O gênero feminino, gerador de vida e âncora dos anseios masculinos, foi atacado com artimanhas diabólicas e subliminares através de décadas, ou até mesmo séculos. A vitória do conjunto de impropriedades convenientes, ideologias políticas e comerciais, subverteu os valores femininos com a promessa de poder e liberdade – crianças, jovens e adolescentes pagam um preço muito alto por uma conta que não contraíram.
    ABAIXO OS LINKS DE ONDE O LIVRO EXPRESSA A REALIDADE ESTÁ DISPONÍVEL EM FORMATO E-BOOK.
    1-https://play.google.com/store/books/details/Joel_de_Ara%C3%BAjo_Cordeiro_Mulher_A_bomba_anat%C3%B4mica_q?id=7WY3DQAAQBAJ&hl=pt_BR
    2-https://www.amazon.com.br/Mulher-anat%C3%B4mica-explodiu-implodiu-sociedade-ebook/dp/B01M24EYY0/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1477577500&sr=1-1&keywords=bomba+anatomica
    3-https://store.kobobooks.com/pt-br/ebook/mulher-a-bomba-anatomica-que-explodiu-o-homem-e-implodiu-a-sociedade
    4-http://www.travessa.com.br/ebook-mulher-a-bomba-anatomica-que-explodiu-o-homem-e-implodiu-a-sociedade/eBook/301711ec-dc2b-42db-89c0-a2ad3da1884d
    5-http://livraria.folha.com.br/ebooks/literatura-ficcao/mulher-bomba-anatomica-explodiu-homem-implodiu-ebook-1350179.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm...
      Então vamos dar um exemplo:a criança de 10 a 11 anos tem uma péssima estrutura familiar "supondo" pais separado condições financeiras ruins etc...
      Ai chega na escola e vê pessoas com basicamente a mesma idade falando "nossa você viu aquele menino tem 12 anos e já trafica, fuma, rouba, sequestra com a ajuda de maiores e olha lá o tênis que ele usa é o mais bonito e está na moda"...
      É muito fácil falar que a escola não trara " evolução da violência" e o que tem que mudar são as famílias...
      Sim as famílias tem que mudar para servirem de exemplo porém precisamos sim de mais profissionais e experientes na área de criminalidade para fazer palestras e incentivar "crianças" a não entrar na criminalidade por que, sim é a maneira mais fácil mais não a mais digna e EU com apenas 13 anos, consigo ver o conceito da sociedade com os jovens que entram na criminalidade para "se dar melhor" na vida ou ser bem visto por colegas da escola por que tem um tênis novo ou por que comprou um celular mais caro com o dinheiro que conseguiu tirar, fazendo vamos dizer "esquemas" para maiores...
      Ou seja será mesmo que as escolas não podem incentivar alunos a seguir uma vida digna !
      E será que as famílias que são culpadas?
      O meu conceito é a escola pode não ser a nossa segunda ou terceira casa porém não só o Estado como o governo tem a obrigação de fazer o minimo pelos jovens que são a nova geração!(se eles não conseguem proporcionar o ensino digno quem sabe se eles colocassem profissionais nas escolas a criminalidade teria uma índice menor!)


      Ass: Júlia/ 13 anos !

      Excluir
  4. muito top me ajudou muito quem fez esta de parabéns pois vai me ajudar a fazer a minha redação.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil não tem muita segurança pra casos como esse.O crime a criança passa em ruas e lugares mais desertos.A sociedade que esses esses bandidos vivem estar mais pela falta de segurança

    ResponderExcluir
  6. Tenho vergonha de ser Brasileiro e da impunidade.

    ResponderExcluir
  7. É necessário programas sociais que acolham essas crianças e não de castigos ou prisões. Todos sabem que quem vai preso volta ainda pior, e se for castigado só acrescenta ódio, nitidamente não torna ninguém "um cidadão de bem". Você romantiza a sociedade, como se todos fossem um cidadão de bem.
    Quando uma criança é preta e pobre, sem família ou com uma péssima estrutura familiar, ninguém olha por elas. Elas vão viver do quê? Todas pobres e os verdadeiros criminosos aproveitam da situação financeira dessas crianças, dando uma oportunidade suja pra ajudar em casa ou ter o que comer, e as crianças aceitam. As famílias, quando há uma, deve se responsabilizar pela criança sim. E quando nao há, o Estado deve olhar por elas e tratá-las como o que são: crianças.
    Portanto, não há nada que justifique a prisão ou castigo de uma criança por cometer crimes, sendo que foi a única forma que ela pôde sobreviver.

    Há muitos relatos de pessoas que enfrentaram isso ou que estudam isso e falam (sem achismos) do assunto.
    Indico o Emicida, é preto e, quando criança, pobre. Mas por ter pessoas que o apoiaram (não conseguiria nada sozinho) ele não foi pro crime, se tornou rapper e uma música dele ensina mais do que esse artigo baseado apenas no seu senso comum.

    ResponderExcluir