sábado, 5 de outubro de 2013

Enem, Enem 2013

Temas para redação

Os debates sobre temas da atualidade ocorridos nos últimos anos e as intensas manifestações de junho e julho de 2013, por ocasião da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, no Brasil, podem motivar propostas de redação relacionadas às possibilidades do protagonismo juvenil na construção de um futuro melhor para todos.
A mobilização da sociedade se deu por meio das redes sociais, reivindicando a redução nas tarifas de transporte, uma vez que o governo federal havia desonerado o setor com a isenção dos impostos do Confins e do PIS,  o que poderia representar uma economia de 7%. Estranhamente, mesmo com tais medidas, os preços das passagens continuaram subindo.
Esse fato nos permite pensar em propostas de redação que deem oportunidades aos estudantes de discutir a mobilidade urbana, a qualidade dos serviços de transporte, a importância da participação da sociedade civil organizada e a busca de uma mentalidade empresarial que priorize a prestação de bons serviços por um preço justo.
O sentimento de revolta dos que pagam altas taxas de impostos, que cumprem todos os seus deveres e ficam desamparados, vivendo um clima de total insegurança é outro fator importante dessa conjuntura. Isso nos traz à luz assuntos como a impunidade, a violência, a insegurança, a falta de compromisso das autoridades e a necessidade de reformulação de nossas leis, já que, como estão, o cidadão de bem é penalizado por agir corretamente, permanecendo preso em suas casas, enquanto aqueles, com desvios de conduta voluntária, se beneficiam da fragilidade de nossa legislação.
Durante as manifestações do início de 2013, houve ações de grupos criminosos que aproveitaram a ocasião para a prática de vandalismo, agressões e de outros atos de violência. Essa conduta colocou em risco a vida de muitos, comprometendo o direito de livre manifestação. Logo, os fatores que levam os indivíduos a tal comportamento podem aparecer relacionados às políticas de governo e ao trabalho das organizações não governamentais e instituições religiosas que atuam neste sentido.
O alto investimento na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014 foi muito questionado pela população, já que setores como saúde, educação e segurança pública não recebem o mesmo tratamento. Logo uma reflexão sobre a força da participação social na definição das políticas públicas pode aparecer. E como as redes sociais, nos últimos anos, foram importantes ferramentas de mobilização, é possível que a proposta ressalte também este aspecto.
Os estudantes devem, pois, ficar atentos aos debates sobre mobilidade urbana, infraestrutura, educação, saúde, pedofilia, menores infratores, redução da maioridade penal, segurança pública, mensalões, foro privilegiado, comissão da verdade, meio ambiente, sustentabilidade, importância do Enem, regulamentação do trabalho doméstico, homofobia, mundial de 2014 e a necessidade das reformas política, tributária, eleitoral e previdenciária, que nunca saem do papel. Logo, é fundamental que todos se preparem para discorrer sobre os temas recorrentes na mídia, pois se vier uma surpresa, como ocorreu no Enem 2012, o conhecimento sobre atualidades possibilitará um desempenho satisfatório na abordagem de qualquer assunto. Sabendo disso, basta ter calma na hora de transformar o conhecimento em um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, muito estudo e boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário