quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Impeachment da presidente Dilma

Nunca se viu tanto terrorismo a respeito da crise brasileira. A cada noticiário temos a impressão de que o mundo está realmente acabando. É tanto problema jogado sobre nossas cabeças, dando-nos a impressão de que estamos no final de tudo. Mas pelo visto a caminhada ainda é longa, pois quem deveria fazer alguma coisa faz questão de usurpar o poder, contribuindo ainda mais para o despedaçamento do país.
É impressionante a hipocrisia que impera no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais, uma tremenda falta de respeito com o pobre trabalhador brasileiro, de quem é cobrado diariamente o preço da crise. Crise essa já anunciada há anos e que se vai alastrando e se agravando, dia após dia, sem que as “autoridades legislativas, executivas e judiciárias” discutam medidas para combatê-la. Não vemos lei alguma nesse sentido. E quando aparece alguma é para reduzir ainda mais direitos dos trabalhadores e para garantir e até aumentar os privilégios de quem tem o controle político do país.
Para os senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, juízes, procuradores, desembargadores, promotores não há crise. Eles já tiveram seus vencimentos aumentados, já majoraram o rombo do país com auxílio-moradia, aumento de verbas de gabinete e tantas coisas mais. Só com o Projeto de Lei, amplamente noticiado em rede nacional de televisão, dia 26 de fevereiro de 2015, que institui passagens aéreas para marido ou esposa de políticos, aprovado pelo Congresso Nacional, o país vai ter mais um desvio de mais de cem milhões por ano para os bolsos dessa gente. Assim, tendo que engordar cada vez mais as fortunas de um bando de ambiciosos, que assaltam a nação sem dó nem piedade, fica difícil crer que alguma coisa melhore.
Não podemos conceber um país com a dimensão do Brasil sem atendimento de saúde, sem educação pública de qualidade, sem segurança e tantos outros problemas. Um país de políticos sem compromissos, especialistas na arte de enganar e de não fazer nada. Um país de “autoridades”, que somente se preocupam com o bem-estar dos pares a que pertencem, negligenciando as necessidades e os direitos daqueles que trabalham, recebem seus minguados salários e padecem grandes dificuldades na luta pela sobrevivência.
O exercício da boa política está longe de acontecer. O que vemos nas instâncias legislativas não passa de espetáculos para impressionar a maioria da população menos informada. A oposição critica o governo, este se defende, tenta transferir a culpa, suscitando fatos que nunca se apuparam devidamente. E sendo apurados, tem um desfecho benéfico aos infratores, pois estes são julgados por meio de leis que eles mesmos criam e aprovam. Se as leis são por eles aprovadas, sempre haverá brechas para se livrarem das condenações que merecem.
Nesse sentido, acho uma bobagem a proposta de “impeachment” da presidente, pois isso não vai mudar os rumos da nossa política. Basta vermos que a deposição do ex-presidente Fernando Collor de Melo não solucionou problema algum. Continuaram os desvios, a corrupção, as injustiças e os privilégios. Como não podemos fazer o “impeachment” das “autoridades” corruptas, porque são bem mais do que se imagina, penso que devemos lutar por uma Reforma Política que tire delas o poder de usar o cargo como balcão de negócios e de legislarem em causa própria. Se conseguirmos caminhar nessa direção, é possível que alguma coisa mude. Do contrário, “impeachment” de presidente, significa trocar seis por meia dúzia.
Professor José Doniseti Silva.

29 comentários:

  1. Professor, fiz uma redação dissertativa argumentativa relacionada a um tema antigo seu de escolha de profissão, o senhor daria uma olhada ? Irei prestar concurso público em alguns dias e gostaria de saber se tenho muitos erros ..

    ResponderExcluir
  2. realmente faz sentido professor.

    ResponderExcluir
  3. Professor a redação esta muito extensar, mas de boa aplicação para fins de vestibulares ou concursos, concordo plenamente com os seus argumentos.

    ResponderExcluir
  4. cara, vc n sabe fazer redaçao dissertativa argumentativa

    ResponderExcluir
  5. To fazendo uma redaçao sobre o impeachmant. Nao sei nem o que escreve.ajude-me

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso fazer uma redação, ainda não sei qual o tema, mas seja lá qual for, não tenho ideia, me ajuda, por favor!

    ResponderExcluir
  7. Olá, comece pensando nas coisas que você mais se interessa, no qual você sinta curiosidade de saber, assim fica mais fácil de ter idéias.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos alunos acham que todo texto dissertativo deve ser escrito em 3ª pessoa. Não necesariamente, pois um artigo de opinião, por exemplo, é dissertativo e na 1ª pessoa. Recomendmos que os alunos a usem prioritariamente a 3ª pessoa, e, se for o caso, a 1ª pessoa do plural, nunca a 1ª do singular.

      Excluir
    2. ola prof me tira uma duvida quando se começa um texto pode pode fazer uma pergunta.eu li vários tema de redação a maioria começa fazendo pergunta isso pode?

      Excluir
  9. Adoreiiii seu texto !!!
    Me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Professor meu ajudou muito hoje

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto.Me ajudou a pensar mais e distribuir minha ideias. Preciso treinar e estudar para um concurso que farei em jun 2016. Sobre temas atuais. Parabéns professor e aos alunos que gostam de estudar. ☺😊

    ResponderExcluir
  12. ótimo.
    tá de parabéns...👏👍👏.

    ResponderExcluir
  13. ótimo.
    tá de parabéns...👏👍👏.

    ResponderExcluir
  14. oh texto estar muito grande,
    E o aprendizado bem maior não basta agente so escrever pois devemos entender devemos ler para entender melhor !
    pois amei mim sentir dentro disso tudo estou pronta para o ENEM!

    ResponderExcluir
  15. NA VERDADE NÃO TEM QUE FAZER REFORMA POLÍTICA E SIM .... ALTERAR UMA LEI CONSTITUCIONAL, PARA PUNIR POLÍTICOS. PORQUE POLÍTICOS NÃO TEM PUNIÇÃO. ELES PODEM FAZEM O QUE QUISER NESTE PAÍS. O CERTO OU ERRADO E O POVO QUE SOFRAM ...!

    ResponderExcluir
  16. estou estudando para a prova do ENEM e antes quero eu fazer uma redação sobre a crise econômica no brasil e não
    sei com começar preciso de uma informação..

    ResponderExcluir
  17. Cara tu não solucionou o problema. Só falou o que "acha" ainda com ditado popular. Gostei da conclusão não. flw

    ResponderExcluir
  18. OLA PROFESSOR QUERO FAZER UMA INTRODUÇãO DE TEXTO COM O TEMA INPEACHMENT COM OS TIPOS DE TEXTO FORMULAÇAO DE UMA TESE A PARTIR DE UMA DECLARAÇAO E INTERROGAÇAO ME AJUDE...

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Professor nao tou conseguindo fazer essa redacao sobre casamento gay

    ResponderExcluir