Redação -
Orientações
Esquema da narração
1° parágrafo: esclarecimento sobre o
acontecimento que será narrado; indicação do tempo e do
lugar em que ocorreu.
2° parágrafo: relato das causas do fato,
relacionando as ações dos personagens.
3° parágrafo: relato, com detalhes, do
modo como tudo aconteceu.
4° parágrafo: apresentação do resultado,
das conseqüências do fato.
A produção de um texto narrativo tem como base os
seguintes elementos:
Ø O que aconteceu? O que se
vai narrar? (acontecimento).
Ø Onde e quando aconteceu? (lugar
– tempo).
Ø Quem participou do
acontecimento? (personagens).
Ø Qual o ponto de vista de
quem conta a história? (narrador em 1ª ou 3ª Pessoa.
Ø Qual (ou quais) o (s) motivo
(s) do acontecimento? (causa).
Ø Como os fatos ocorreram?
(modo).
Ø Qual (ou quais) a (s)
conseqüência (s) do acontecimento?
Esquema da descrição
I – de pessoas
1° parágrafo: ideia geral da pessoa que
vai ser descrita.
2° parágrafo: características físicas
(altura, peso, cor, idade, cabelos, traços do rosto, voz, vestimenta)
3° parágrafo: características
psicológicas (personalidade, temperamento, caráter, preferências, inclinações,
postura, objetivos)
4° parágrafo: retomada de qualquer outro
aspecto de caráter geral.
No caso de pessoas, ao produzir um
texto descritivo, procure fazê-lo, respondendo as seguintes indagações:
Ø Quem é? Como é?
Ø Características físicas e
psicológicas.
Ø Detalhes específicos que o
individualizam?
Ø Outros detalhes
característicos importantes?
II – de
objetos
1° parágrafo: observação de caráter
geral referente à procedência ou localização do objeto descrito.
2° parágrafo: menção e rápidos
comentários das partes que compõem o objeto, seguidos da descrição de como as
partes se agrupam para formar o todo.
3° parágrafo: detalhes do objeto visto
como um todo, externamente (formato, dimensões, material,
peso, textura, brilho)
4° parágrafo: observação de caráter
geral referente à sua utilidade ou qualquer outro comentário que envolva o
objeto na sua totalidade.
No caso de objetos, ao produzir um
texto descritivo, procure fazê-lo, respondendo as seguintes indagações:
Ø Que é? Como é?
Ø Principais características?
Ø Detalhes específicos que o
individualizam?
Ø Para que serve? Como funciona?
Ø Outros detalhes
característicos importantes?
III – de
ambientes
1° parágrafo: observação de caráter geral (referência do local como um todo -casa,
museu, bairro, cidade).
2° parágrafo: detalhes referentes à
estrutura global do ambiente (paredes, janelas, portas, chão,
teto, luminosidade, aroma).
3° parágrafo: detalhes específicos em
relação a objetos lá existentes (móveis, eletrodomésticos,
quadros, esculturas ou quaisquer outros objetos)
4° parágrafo: observação sobre a
“atmosfera” que paira no ambiente.
No caso de ambientes, ao produzir um texto descritivo, procure fazê-lo, respondendo as seguintes indagações:No
caso de ambientes.
Ø Que lugar? Como é?
Ø Principais características?
Ø Detalhes específicos que o
individualizam?
Ø Outros detalhes
característicos importantes?
Esquema da dissertação
1° parágrafo: apresentação geral do tema
e indicativo dos argumentos a serem desenvolvidos.
2° parágrafo: desenvolvimento do
primeiro argumento.
3° parágrafo: desenvolvimento do segundo
argumento.
4° parágrafo: desenvolvimento do
terceiro argumento, se houver;
5° parágrafo: retomada da expressão (ou
ideia) inicial para reafirmação do tema, com o acréscimo de
um comentário final.
Redação de um parágrafo
1ª parte: tópico
frasal (apresentação de uma frase, ou de parte de uma frase, de aspecto geral)
2ª parte: desenvolvimento do tópico frasal (especificação do
conteúdo do tópico frasal, através da exposição de detalhes, fatos, razões, comparações e de exemplos
que justificam a declaração inicial.
3ª parte: conclusão (reafirmação do
tema nos moldes do texto dissertativo)
Estrutura
do parágrafo
a) Primeiro período: apresentação do assunto para preparar o leitor
para os argumentos.
b) Segundo período: desenvolvimento de um argumento justificando
parcialmente as idéias apresentadas no primeiro período.
c) Terceiro período: desenvolvimento de um argumento mais forte,
justificando as idéias do segundo período, se houver.
d) Quarto período: posicionamento final diante do assunto, baseado
nas idéias defendidas e nos argumentos apresentados.
Redação a partir de um texto de referência
a) Identificar as idéias mais
importantes.
b) Identificar, entre as mais
importantes, a ideia principal.
c) Redigir, com as próprias
palavras, um parágrafo a partir da ideia principal, associando o conteúdo do
texto a um aspecto da realidade.
d) Analisar com atenção o
parágrafo escrito, procurando adequá-lo à proposta da redação.
Com
dois ou mais textos de referência
a) Identificar as idéias mais
importantes dos textos.
b) Identificar, entre as mais
importantes, a ideia principal.
c) Redigir, com as próprias
palavras, um parágrafo a partir das idéias principais dos textos de referência.
d) Analisar com atenção o
parágrafo escrito, procurando adequá-lo à proposta de redação.
Observação:
a) Sendo solicitada a redação de um parágrafo, siga os passos acima.
b) Não sendo dado nenhum texto de referência, apenas um tema, procure escrever, respondendo as seguintes indagações:
a) Sendo solicitada a redação de um parágrafo, siga os passos acima.
b) Não sendo dado nenhum texto de referência, apenas um tema, procure escrever, respondendo as seguintes indagações:
Ø O que sei sobre o assunto?
Ø Qual a melhor maneira de eu
apresentá-lo ao leitor?
Ø Qual a ordem dos argumentos
que esclarece melhor o que penso sobre o assunto?
Ø De que forma devo
posicionar-me, finalmente, sobre o assunto?
6. Importante
a) Os textos dissertativos se
alicerçam: na reflexão, análise, estabelecimento de
relações, nas inferências, na demonstração de pontos de vista.
b) Nos textos dissertativos, o
escritor tenta convencer, persuadir alguém através de
seus argumentos.
c) O tema de uma redação
consiste na afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada
de posição. Pode ser formado por um período simples ou composto.
d) O título de uma redação é
uma referência ao assunto abordado. Em geral não contém verbos, nem deve ser um
provérbio; o título é uma expressão menor que o tema.
7.
Síntese
a) Dissertação: que penso
sobre?
b)
Narração:
que acontece, ou aconteceu?
c)
Descrição:
que é e como é tal coisa?
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