terça-feira, 3 de novembro de 2015

Disciplina e planejamento

O início de todo processo de trabalho é sempre cercado de diferentes sensações. Essas diferenças variam de pessoa para pessoa, o que leva cada uma a se organizar, de um modo peculiar, em busca dos melhores resultados. No caso específico de um curso, é fundamental compreendermos bem seus pressupostos, alcance e importância. Isso ajuda na administração do tempo, na definição de estratégias, preparação de expectativas e dedicação aos estudos, fatores determinantes do sucesso e da aprendizagem.
O processo de organização e sistematização das atividades humanas deve contemplar o desenvolvimento de habilidades de cunho social e emocio­nal, já que estas possibilitam encurtar caminhos e desfazer entraves durante a execução. Por isso é fundamental que as pessoas, ao planejarem suas ações, se preocupem em aprimorar o autoconhecimento, autoconfiança, criatividade, iniciativa, perseverança, resiliência, autoestima e espírito de liderança. Quanto mais preparo nessas áreas, mais chances de sucesso, já que, independente do grau de dificuldade, é sempre possível agir com equilíbrio e motivação no en­frentamento de desafios.
As constantes mudanças por que passa o mundo exigem uma partici­pação efetiva de todos, desenvolvendo ações coletivas, solidárias, respeitosas e com sentimento de alteridade. A prática desses ensinamentos torna o ser humano melhor, levando-o a refletir sobre suas potencialidades e limitações, preparando-o para a construção de bons relacionamentos com as pessoas de sua convivência. À medida que ele evolui no autoconhecimento, ciente de suas qualidades e imperfeições, começa a trilhar seus caminhos com sensatez, se­gurança, equilíbrio e eficiência. Uma pessoa de bem consigo mesma tem me­lhores condições de fazer escolhas, assumindo posições coerentes, diante das adversidades inerentes à própria vida.
Não é preciso esperar que os outros determinem o que se deve fazer e como realizar. Pelo contrário, a pessoa motivada, autoconfiante é capaz de inovar, propondo alternativas e surpreendendo a todos com ações espontâneas e muito dinamismo. Assim, com paciência, firmeza e pensamento crítico, ela consegue-se adaptar às intempéries, às alterações e infortúnios do momento. Tudo isso acaba somando para a construção de uma postura positiva, porém sem arrogância, elevando o nível de satisfação e a autoestima.
O êxito, portanto, depende do modo como as pessoas buscam o conhecimento e de como elas se relacionam com as adversidades que enfrentam. Por isso é imprescindível que elas desen­volvam as competências socioemocionais e aprendam a planejar e a executar bem suas ações. E é nesse sentido que vem essa reflexão, a fim de que todos se conscientizem de que um planejamento exequível, com tempo determinado para as atividades, método de estudo, metas e objetivos a serem alcançados, é condição indispensável à realização pessoal, à aprendizagem e ao sucesso. Feito isso, é só seguir com muito esforço, entusiasmo, equilíbrio, confiança, motivação e autoestima elevada, para que o desempenho seja realmente proveitoso.
Essa é a razão que nos levou a criar o curso, Arte de ler, redigir e falar corretamente, voltado para a formação de técnicos e líderes de nível médio e superior. Ele, além de trabalhar o desenvolvimento das habilidades de leitura, fala e escrita, contempla também conteúdos socioemocionais, um grande diferencial no perfil profissional tão reclamado pelo mundo do trabalho moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário