quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Currículo

A palavra currículo se origina da forma latina “Curriculum vitae”, tradu­zida aqui como registro das informações sobre o que uma determinada pessoa realizou em favor de seu crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, o currículo apresenta, de forma resumida e esquemática, dados referentes à identificação pessoal, idade, estado civil, formação escolar, cursos de qualifica­ção, de aperfeiçoamento, experiência profissional e outras atividades.
O currículo moderno deve ser conciso, simples e objetivo, para despertar a atenção do analista logo de início. Para que o avaliador o examine com interesse, o currículo deve revelar o conhecimento e as habilidades que a empresa procura. Nesse sentido, ele precisa informar o essencial sobre o candidato, com o máximo de economia de tempo possível.

Recomendamos, então, a elaboração de um currículo com as seguin­tes orientações:

   I.    Identificação
Nessa parte, deve constar em destaque, no alto da folha, o nome do (a) candidato (a). Logo abaixo do nome, com menos destaque, sua forma­ção, profissão, ou qualificação profissional, endereço completo, telefone e e-mail.

  II.    Objetivos profissionais
Na redação dos objetivos profissionais, o (a) candidato (a) deve esclare­cer que deseja o emprego, para prestar serviços à empresa, com empe­nho, dedicação e boa vontade, cumprindo suas atribuições do melhor modo possível. É importante que, na formulação dos objetivos, ele (a) demonstre saber, com clareza, de que forma seus conhecimentos, suas habilidades e competências serão úteis e benéficas ao desenvolvimento dos trabalhos na empresa,

III.    Formação
Essa parte deve demonstrar o mais alto grau de formação e a instituição em que o (a) candidato (a) se formou. Caso ele tenha mais de um curso de níveis equivalentes, deve mencionar primeiro a forma­ção que tiver uma relação maior com as funções do cargo pretendido.

IV.    Experiência profissional
Nesse campo, devem ser citados o nome da (s) empresa (s) e o (s) cargo (s) ocupado (s). Tendo experiência em mais de uma função, ou empresa, os cargos devem ser relacionados, a partir do mais importante, do que tiver mais proximidade com as funções do emprego almejado.

 V.    Qualificação
Esse item é opcional.  Ele deve ser preenchido, se o (a) candidato (a) ti­ver algum curso extracurricular, de qualificação, de atualização, ou de aperfeiçoamento, que tenha relação com o cargo pretendido.

VI.    Competências / habilidades
Trata-se de um item opcional em que o candidato relaciona algo do seu perfil que o ajudará a desempenhar bem suas funções. Esse item e o dos objetivos profissionais são importantes, principalmente para o (a) can­didato (a) ao primeiro emprego que, normalmente, não têm muito que re­gistrar no currículo.

VII.    Outras informações
Esse é também um item opcional. Ele só deve constar do currículo, se acrescentar algo positivo em favor do candidato. Se nada somar, deve ser evitado, pois quem contrata está preocupado com a qualidade e não com a quantidade das informações.

Modelo de currículo de candidato sem experiência profissional.


Currículo

Priscila Vieira Bello
Ensino Médio completo   - 20 anos

Rua Sebastião Ferreira nº 109, Bairro Santa Maria, BH / MG.
Fones: (31) 8628 1234 / (31) 3396 1342.  

OBJETIVOS PROFISSIONAIS

Prestar serviços à empresa META, como recepcionista, realizando um atendimento de qualidade, procurando sempre contribuir da melhor forma com o andamento dos trabalhos do setor, respeitando a hierarquia, os clientes, os colegas de trabalho, buscando, com isso, a cada dia, um crescimento pessoal e profissional.

FORMAÇÃO ESCOLAR

Ensino Médio Completo – Colégio Rosa Souza
Rua João Gonçalves Silva Neto nº 25 – Bairro Renascer – Betânia / MG.

QUALIFICAÇÃO

2011 – Curso de Capacitação Básica para o Trabalho, de 250 horas de formação, realizado pelo ESPRO em parceria com o Cefort.

2010 – Curso de atendimento a clientes, de 24 horas de formação, realizado pelo SEBRAE – BH.

2009 – Curso de informática (world, excel, power point, internet), realizado pelo Cefort.

COMPETÊNCIAS

- Facilidade na comunicação oral e escrita.
- Facilidade de relacionamento interpessoal.
- Dinamismo para trabalho em equipe.
- Atenção e concentração nas atividades.
- Coragem e força de vontade para enfrentar e vencer desafios.

Contagem, 2015.

________________________
Priscila Vieira Bello


Modelo de currículo de candidato com experiência profissional


Currículo

Pedro Batista Noel de Oliveira
Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 52 anos.

Rua Antônio Silva, 14.    Bairro Pavão – Atenas / GR.   
CEP: 38 624 – 290. Fones: (31) 8628 1234 / (31) 3396 1342.
e-mail: pebanoeli@gpa.com.br.

Objetivos
Prestar serviços nas Áreas de Educação, Cultura e outras afins, apro­veitando a experiência de educador e de poeta, para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e com o desenvolvimento artístico-cultural do edu­cando. Isso visando à formação integral do estudante como ser humano que precisa exercer uma prática de vida com sucesso, zelando sempre pelo res­peito às pessoas, às autoridades e às instituições.

Formação
Universidade dos Sonhos : Curso de Letras – Licenciatura Plena. Habilitação: Português, Inglês e Suas Literaturas.
Fundação Educacional de ....Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” – Espe­cialização em Língua Portuguesa.

Experiência profissional
Empresa: Pré-vestibular Meta, de agosto de 2002 a julho de 2006.
Cargo: Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira.
Empresa: Pré-vestibular Máximo, de agosto de 2006 a março de 2014.
Cargo: Professor de Gramática da Língua Portuguesa e Redação.

Qualificação
Inglês, espanhol e Informática.
Cursos de atualização e aperfeiçoamento nas áreas da Educação e Cultura.

Competências
Facilidade na comunicação oral e escrita.
Facilidade de relacionamento interpessoal.
Dinamismo para trabalho em equipe.
Eficiência na gestão de projetos culturais e educacionais.

Outras informações – publicações
Artigos de opinião em um periódico da cidade, desde maio de 2005.
Dois livros de poesias.
Um manual didático de língua portuguesa.
Um blog educativo, na área de língua portuguesa e redação.


Atenas, novembro de 2015.

________________________
Pedro Batista Noel de Oliveira


É bom salientar que um currículo bem elaborado é o cartão de visita de quem pretende ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Uma boa formata­ção e a demonstração de equilíbrio, no modo de registrar as informações são aspectos que somam positivamente em favor do candidato. Sua competência e segurança começam a ser avaliadas pela forma como foi organizado o currí­culo. Ele, sendo claro, consistente, ajudará o candidato no momento da entre­vista, uma vez que antecipará grande parte das indagações do entrevistador. Portanto, capricho na hora de elaborar o currículo. E lembre-se: quanto mais direcionado ao cargo ou à função pretendida, melhor. Um currículo sem direci­onamento é apenas mais um entre tantos concorrentes.

O currículo pode ser precedido de uma carta de apresentação. Nesse documento o remetente se dirige ao receptor, falando sucintamente de suas habilidades e competências, evidenciando que sua experiência na área profis­sional pode agregar valores importantes ao bom trabalho realizado pelos funci­onários da empresa. Esse deve ser um texto breve e consistente para desper­tar o interesse do destinatário pela análise detalhada do currículo.

O exemplo abaixo elucida bem o documento.


À DIREÇÃO DO COLÉGIO ANTÔNIO DA COSTA
NESTA

Belo Horizonte, novembro de 2015.
Assunto: Apresentação de currículo.

Prezados Senhores.

Encaminho, para conhecimento e avaliação da equipe administrativa e pedagógica do Colégio Antônio da Costa, o meu currículo profissional. Nele arrolo informações relacionadas à minha experiência como professor, escritor, palestrante e gestor de projetos educacionais.

Estou certo de que minha militância cultural, intelectual e literária e mi­nhas habilidades nas áreas do ensino da língua portuguesa, literatura brasileira e redação vão-se somar à grande competência dos profissionais dessa escola, que goza de pleno prestígio pela educação de excelência que oferece.
           
Minha atuação no ofício de ensinar, conforme currículo em anexo, compreende cursos preparatórios para vestibulares, ENEM, cursos técnicos, ensino médio e fundamental. Como escritor, relaciono títulos de alguns livros, um blog educativo e minha atividade de articulista de um semanário da cidade de Contagem, MG.

Caso os Senhores tenham interesse em saber mais sobre meu traba­lho, coloco-me à disposição para uma entrevista, a fim de tratarmos dos as­suntos relacionados à minha experiência no magistério e na arte da escrita didática, lite­rária e jornalística.

No mais, antecipo os sinceros agradecimentos, com os votos de ele­vada estima e consideração.


Atenciosamente.

________________________
José Doniseti Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário