sexta-feira, 8 de julho de 2016

Dicas de redação



Cuidados importantes

  1. O candidato deve compreender a proposta, produzindo um texto, demonstrando fidelidade ao tema;
  2. O candidato deve utilizar os fundamentos gramaticais, demonstrando domínio da norma culta, empregando corretamente a concordância e a regência (verbal e nominal), a pontuação, a ortografia, acentuação gráfica, a flexão e emprego de palavras, a colocação pronominal e outros processos relacionados ao paralelismo sintático e semântico;
  3. O candidato deve saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista anunciado no início da redação;
  4. O candidato deve construir a argumentação, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos para a elaboração de um texto consistente, segundo os princípios da coerência e da coesão textual;
  5. O candidato deve demonstrar capacidade de elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos, considerando a diversidade sociocultural, enfatizando, com clareza, o ponto de vista assumido diante do tema abordado.

    Estrutura do texto

    1ª parte

    Deve apresentar o tema através de uma ideia central. É a chamada sentença-tese. Esse é o momento de o autor apresentar o assunto, deixando claro o rumo de sua argumentação e o ponto de vista que sustentará em sua reflexão escrita. Nessa etapa, o autor pode levantar um (ou mais) problema (s) a ser (em) discutido (s), desenvolvido (s), (s) e finalizado.

    2ª parte

    É a exposição ou desenvolvimento de argumentos para explicitar, justificar, afirmar ou negar a ideia geral apresentada no início do texto. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo, podendo o autor utilizar conhecimentos do cotidiano e leitura diversas (jornais, revistas, livros e sites da internet) para dar maior consistência a sua argumentação.

    3ª parte

    Geralmente é a conclusão, ou intervenção do autor na abordagem do (s) problema (s) levantado. Esse é o ponto em que a discussão se encaminha para o desfecho, com especial destaque para o ponto de vista assumido pelo autor, e para a coerência das idéias organizadas, desenvolvidas e conectadas. Às vezes, podem-se apontar responsabilidades ou resumir as principais ideias apresentadas. Nessa modalidade de texto, é importante que se busquem saídas, apontando alternativas para que a discussão do (s) tema (s) proposto para a redação seja concluída.

    Redação com texto (s) motivador (es)
  1. Ler atentamente o enunciado, antes de ler o (s) texto (s) motivador (es), identificando o sentido da expressão-chave, para compreender bem a proposta de redação;
  2. Ler o texto (ou textos) motivador (es), relacionando as ideias principais à proposta de redação;
  3. Relacionar as informações que possui sobre o tema e aproveitá-las no desenvolvimento da argumentação;
  4. Selecionar as informações que vão ser usadas na redação, ordenando-as da forma que lhe parecer mais conveniente e coerente;
  5. Redigir a introdução, formulando a tese em torno da qual serão desenvolvidos os argumentos para deixar clara a posição do autor em relação ao assunto proposto;
  6. Redigir o desenvolvimento por meio de argumentos que convençam o leitor sobre o ponto de vista do autor em relação ao assunto apresentado;
  7. Redigir a conclusão, apresentando soluções (ou perspectivas de soluções), retomando algum aspecto importante da discussão, ou acrescentando elementos que reforcem o ponto de vista do autor.

    Sintetizando

    Ao produzir um texto dissertativo-argumentativo, o autor deve ficar atento às seguintes orientações:
  1. Escrever, inicialmente, expondo uma ideia geral sobre o assunto. Essa ideia geral (tese) é a base para o desenvolvimento dos argumentos, nos parágrafos seguintes.
  2. Observar quantos e quais argumentos podem ser desenvolvidos, a partir da ideia geral apresentada, na primeira parte do texto. Em seguida, desenvolver cada argumento em um parágrafo distinto.
  3. Fechar o texto, depois de desenvolver todos os argumentos apontados na primeira parte dele, retomando algum aspecto importante que deve ser enfatizado, no momento de concluí-lo, para exprimir com clareza a opinião do autor sobre o assunto. 
  4. Escolher um título criativo para o texto, caso seja necessário. O título não deve ser muito longo, nem deve conter verbos, provérbios, sinais de pontuação ou aspas, nem deve ser sublinhado.

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