sábado, 10 de setembro de 2016

Tipos textuais - esquema

Esquema da narração

1° parágrafo: esclarecimento sobre o acontecimento que será narrado; indicação do tempo e do lugar em que ocorreu.
2° parágrafo: relato das causas do fato, relacionando as ações dos personagens.
3° parágrafo: relato, com detalhes, do modo como tudo aconteceu.
4° parágrafo: apresentação do resultado, das consequências do fato.

A produção de um texto narrativo tem como base os seguintes elementos:

Ø O que aconteceu? O que se vai narrar? (acontecimento).
Ø Onde e quando aconteceu? (lugar – tempo).
Ø Quem participou do acontecimento? (personagens).
Ø Qual o ponto de vista de quem conta a história? (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).
Ø Qual (ou quais) os motivos do acontecimento? (causa).
Ø Como os fatos ocorreram? (modo).
Ø Qual (ou quais) as consequências do acontecimento?

Esquema da descrição

I – de pessoas

1° parágrafo: ideia geral da pessoa que vai ser descrita.
2° parágrafo: características físicas (altura, peso, cor, idade, cabelos, traços do rosto, voz, vestimenta)
3° parágrafo: características psicológicas (personalidade, temperamento, caráter, preferências, inclinações, postura, objetivos)
4° parágrafo: retomada de qualquer outro aspecto de caráter geral.

II – de objetos

1° parágrafo: observação de caráter geral referente à procedência ou localização do objeto descrito.
2° parágrafo: menção e rápidos comentários das partes que compõem o objeto, seguidos da descrição de como as partes se agrupam para formar o todo.
3° parágrafo: detalhes do objeto visto como um todo, externamente (formato, dimensões, material, peso, textura, brilho)
4° parágrafo: observação de caráter geral referente à sua utilidade ou qualquer outro comentário que envolva o objeto na sua totalidade.

III – de anbientes

1° parágrafo: observação de caráter geral (referência do local como um todo -casa, museu, bairro, cidade).
2° parágrafo: detalhes referentes à estrutura global do ambiente (paredes, janelas, portas, chão, teto, luminosidade, aroma).
3° parágrafo: detalhes específicos em relação a objetos lá existentes (móveis, eletrodomésticos, quadros, esculturas ou quaisquer outros objetos)
4° parágrafo: observação sobre a “atmosfera” que paira no ambiente.
               
Ao produzir um texto descritivo, deve-se fazer, respondendo as seguintes indagações:

Ø O que é? Como é? Como funciona?
Ø Principais características?
Ø Detalhes específicos que o individualizam?
Ø Para que serve? Como funciona?
Ø Outros detalhes característicos importantes?

Esquema da dissertação

1° parágrafo: apresentação geral do tema e indicativo dos argumentos a serem desenvolvidos.
2° parágrafo: desenvolvimento do primeiro argumento.
3° parágrafo: desenvolvimento do segundo argumento.
4° parágrafo: desenvolvimento do terceiro argumento, se houver;
5° parágrafo: retomada da expressão (ou ideia) inicial para reafirmação do   tema, com o acréscimo de um comentário final.

Redação de um parágrafo

1ª parte: tópico frasal - apresentação de uma frase, (ou de parte de uma frase) de aspecto geral, com a ideia a ser desenvolvida.
2ª parte: desenvolvimento do tópico frasal (especificação do conteúdo do      tópico frasal, através da exposição de detalhes, fatos, razões, comparações e de exemplos que justificam a declaração inicial.
3ª parte: conclusão (reafirmação do tema nos moldes do texto dissertativo)

Estrutura do parágrafo

a)    Primeiro período: apresentação do assunto para preparar o leitor para os argumentos.
b)   Segundo período: desenvolvimento de um argumento justificando parcialmente as ideias apresentadas no primeiro período.
c)    Terceiro período: desenvolvimento de um argumento mais forte, justificando as ideias do segundo período, se houver.
d)   Quarto período: posicionamento final diante do assunto, baseado nas ideias defendidas e nos argumentos apresentados.

Redação a partir de texto (s) de referência

a)    Marcar as expressões-chave do texto.
b)   Identificar as ideias mais importantes.
c)    Identificar, entre as mais importantes, a ideia principal.
d)   Redigir, com as próprias palavras, um parágrafo a partir da ideia principal, associando o conteúdo do texto a um aspecto da realidade.
e)    Analisar com atenção o parágrafo escrito, procurando adequá-lo à proposta da redação.

Observação:
a) Sendo solicitada a redação de um parágrafo, deve-se seguir os passos acima.
b)   Não sendo dado nenhum texto de referência, apenas um tema, deve-se escrever, procurando responder as seguintes indagações:

Ø O que sei sobre o assunto?
Ø Qual a melhor maneira de eu apresentá-lo ao leitor?
Ø Qual a ordem dos argumentos que esclarece melhor o que penso sobre o assunto?
Ø De que forma devo-me posicionar, finalmente, sobre o assunto?
                   
Importante

a)    Os textos dissertativos se alicerçam: na reflexão, análise, estabelecimento
    de relações, nas inferências, na demonstração de pontos de vista.
b)   Nos textos dissertativos, o escritor objetiva expor um assunto, ou convencer, persuadir alguém através de seus argumentos.
c)    O tema de uma redação consiste na afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posição. Pode ser formado por um período simples ou composto.
d)   O título de uma redação é uma referência ao assunto abordado. Em geral não contém verbos, nem deve ser um provérbio; o título é uma expressão menor que o tema.

Síntese

a)    Dissertação: que penso sobre?
b)    Narração: que acontece, ou aconteceu?
c)     Descrição: que é, como é e como funciona tal coisa? 


Nota: Textos injuntivos

a) Modalidade de texto com função de orientar, ensinar, indicar ordem, recomendação, conselhos e disciplinar ações e comportamentos.
b) Linguagem simples para transmitir a mensagem do modo mais claro possível.
c) A instrução ao destinatário pode ser de modo coercitivo, levando-o ao cumprimento de algumas condições preestabelecidas (Editais de concursos, contratos, leis)
d) Predominância de verbos no modo imperativo, ocasionalmente, no infinitivo e no futuro do presente do indicativo.
e) Exemplos de textos injuntivos: receitas culinárias, bulas de remédios, normas disciplinares, proposições didáticas, regimentos, convenções, regras de jogos, regulamentos diversos, editais, contratos e leis.

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