Esquema da narração
1° parágrafo: esclarecimento sobre o
acontecimento que será narrado; indicação do tempo e do
lugar em que ocorreu.
2° parágrafo: relato das causas do fato,
relacionando as ações dos personagens.
3° parágrafo: relato, com detalhes, do
modo como tudo aconteceu.
4° parágrafo: apresentação do resultado,
das consequências do fato.
A produção de um texto narrativo tem como base os seguintes elementos:
A produção de um texto narrativo tem como base os seguintes elementos:
Ø O que aconteceu? O que se
vai narrar? (acontecimento).
Ø Onde e quando aconteceu? (lugar
– tempo).
Ø Quem participou do
acontecimento? (personagens).
Ø Qual o ponto de vista de
quem conta a história? (narrador em 1ª ou 3ª pessoa).
Ø Qual (ou quais) os motivos
do acontecimento? (causa).
Ø Como os fatos ocorreram?
(modo).
Ø Qual (ou quais) as
consequências do acontecimento?
Esquema da descrição
I – de pessoas
1° parágrafo: ideia geral da pessoa que
vai ser descrita.
2° parágrafo: características físicas
(altura, peso, cor, idade, cabelos, traços do rosto, voz, vestimenta)
3° parágrafo: características
psicológicas (personalidade, temperamento, caráter, preferências, inclinações,
postura, objetivos)
4° parágrafo: retomada de qualquer outro
aspecto de caráter geral.
II – de
objetos
1° parágrafo: observação de caráter
geral referente à procedência ou localização do objeto descrito.
2° parágrafo: menção e rápidos
comentários das partes que compõem o objeto, seguidos da descrição de como as
partes se agrupam para formar o todo.
3° parágrafo: detalhes do objeto visto
como um todo, externamente (formato, dimensões, material,
peso, textura, brilho)
4° parágrafo: observação de caráter
geral referente à sua utilidade ou qualquer outro comentário que envolva o
objeto na sua totalidade.
III – de
anbientes
1° parágrafo: observação de caráter geral (referência do local como um todo -casa,
museu, bairro, cidade).
2° parágrafo: detalhes referentes à
estrutura global do ambiente (paredes, janelas, portas, chão,
teto, luminosidade, aroma).
3° parágrafo: detalhes específicos em
relação a objetos lá existentes (móveis, eletrodomésticos,
quadros, esculturas ou quaisquer outros objetos)
4° parágrafo: observação sobre a
“atmosfera” que paira no ambiente.
Ao produzir um texto descritivo, deve-se fazer, respondendo as seguintes indagações:
Ø O que é? Como é? Como funciona?
Ø Principais características?
Ø Detalhes específicos que o
individualizam?
Ø Para que serve? Como
funciona?
Ø Outros detalhes
característicos importantes?
Esquema da dissertação
1° parágrafo: apresentação geral do tema
e indicativo dos argumentos a serem desenvolvidos.
2° parágrafo: desenvolvimento do
primeiro argumento.
3° parágrafo: desenvolvimento do segundo
argumento.
4° parágrafo: desenvolvimento do
terceiro argumento, se houver;
5° parágrafo: retomada da expressão (ou
ideia) inicial para reafirmação do tema, com o acréscimo de
um comentário final.
Redação de um parágrafo
1ª parte: tópico frasal - apresentação de uma frase, (ou de parte de uma frase) de aspecto geral, com a ideia a ser desenvolvida.
2ª parte: desenvolvimento do tópico frasal (especificação do
conteúdo do tópico frasal, através da exposição de detalhes, fatos, razões, comparações e de exemplos
que justificam a declaração inicial.
3ª parte: conclusão (reafirmação do
tema nos moldes do texto dissertativo)
Estrutura do parágrafo
Estrutura do parágrafo
a) Primeiro período: apresentação do assunto para preparar o leitor
para os argumentos.
b) Segundo período: desenvolvimento de um argumento justificando
parcialmente as ideias apresentadas no primeiro período.
c) Terceiro período: desenvolvimento de um argumento mais forte,
justificando as ideias do segundo período, se houver.
d) Quarto período: posicionamento final diante do assunto, baseado
nas ideias defendidas e nos argumentos apresentados.
Redação a partir de texto (s) de referência
a) Marcar as expressões-chave
do texto.
b) Identificar as ideias mais
importantes.
c) Identificar, entre as mais
importantes, a ideia principal.
d) Redigir, com as próprias
palavras, um parágrafo a partir da ideia principal, associando o conteúdo do
texto a um aspecto da realidade.
e) Analisar com atenção o
parágrafo escrito, procurando adequá-lo à proposta da redação.
Observação:
a) Sendo solicitada a redação de um parágrafo, deve-se seguir os passos acima.
b) Não sendo dado nenhum texto
de referência, apenas um tema, deve-se escrever, procurando responder as seguintes
indagações:
Ø O que sei sobre o assunto?
Ø Qual a melhor maneira de eu
apresentá-lo ao leitor?
Ø Qual a ordem dos argumentos
que esclarece melhor o que penso sobre o assunto?
Ø De que forma devo-me
posicionar, finalmente, sobre o assunto?
Importante
a) Os textos dissertativos se
alicerçam: na reflexão, análise, estabelecimento
de
relações, nas inferências, na demonstração de pontos de vista.
b) Nos textos dissertativos, o
escritor objetiva expor um assunto, ou convencer, persuadir alguém através de
seus argumentos.
c) O tema de uma redação
consiste na afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de
posição. Pode ser formado por um período simples ou composto.
d) O título de uma redação é
uma referência ao assunto abordado. Em geral não contém verbos, nem deve ser um
provérbio; o título é uma expressão menor que o tema.
Síntese
a) Dissertação: que penso
sobre?
b)
Narração:
que acontece, ou aconteceu?
c)
Descrição:
que é, como é e como funciona tal coisa?
Nota: Textos injuntivos
a) Modalidade de texto com função de
orientar, ensinar, indicar ordem, recomendação, conselhos e disciplinar ações e
comportamentos.
b) Linguagem simples para transmitir a
mensagem do modo mais claro possível.
c) A instrução ao destinatário pode ser de
modo coercitivo, levando-o ao cumprimento de algumas condições preestabelecidas
(Editais de concursos, contratos, leis)
d) Predominância de verbos no modo
imperativo, ocasionalmente, no infinitivo e no futuro do presente do indicativo.
e) Exemplos de textos injuntivos: receitas culinárias, bulas de remédios, normas disciplinares, proposições didáticas, regimentos, convenções, regras de jogos, regulamentos diversos, editais, contratos e leis.
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