segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Dicas de leitura e interpretação de texto

Processo de leitura e interpretação

§  Etapas do processo de leitura e interpretação do texto, segundo a hermenêutica*: Pré-compreensão, Compreensão, Interpretação.

a) Pré-compreensão: entrada do leitor no texto, sem conhecimento prévio sobre o assunto, ou área específica.
b)  Compreensão: entrada do leitor no texto, já com conhecimento prévio sobre o assunto, para que ele relacione as informações novas com as que possui, entendendo assim a intencionalidade do texto. Compreensão significa entender o significado dos elementos linguísticos, a explicação, as justificativas e o alcance social do texto.
c) Interpretação:  a “fusão dos horizontes” do texto e o do leitor, para abertura, crescimento e ampliação para novos sentidos. Ou seja, a resposta que o leitor dará, depois de “conversar” com o texto, de compreendê-lo. A interpretação resulta na produção de um novo texto.

Algumas dicas

1) Uso de dicionário

§  Potencializar a leitura com consulta ao dicionário, especialmente, na primeira etapa, a da “pré-compreensão”.
§  Anotar as palavras novas em um caderninho à parte para melhor assimilação.
§  Pesquisar no dicionário o significado delas para ampliação do vocabulário.

2) Reescrita

§  Fazer paráfrases, seguindo as ideias do autor, sem copiar trechos do texto.
§  Fazer resumo, selecionando as expressões-chave, indicando, com as próprias palavras, as ideias básicas do texto.
§  Fazer resenha, segundo os passos do resumo, incluindo a intervenção pessoal com um comentário sobre o texto.
§  Fazer esquema, das ideias, apresentando o esqueleto do texto em tópicos, ou pequenas frases, usando recursos como cores, imagens, para facilitar a visualização.

3) Leitura no papel

§  Priorizar a leitura no papel, pois nele pode-se sublinhar, marcar, escrever nas margens, facilitando a compreensão e a fixação.
§  A leitura no papel possibilita avançar ou retroceder as páginas para registro de informações ou releitura.
§  Esse tipo de leitura permite rever as partes em destaque, as anotações feitas, o que facilita lembrar ou recordar melhor o que foi lido ou estudado. 

Passos para a leitura

§  Concentrar-se antes de iniciar a leitura, para não ficar lendo e relendo, sem saber o que está fazendo, ou sem estar entendendo.
§  Procurar o ritmo de leitura mais confortável, pois isso reduz o estresse, melhora a concentração e facilita o entendimento, principalmente, de textos mais longos.
§  Reservar pelo menos 30 ou 45 minutos diários, longe das distrações tecnológicas, para ler, a fim de que o cérebro recupere a capacidade de fazer a leitura linear.
§  Predispor o cérebro para realizar leituras lineares, aproveitando as vantagens de detalhes sensoriais (formato, desenhos) para se lembrar de informações-chave da leitura.
§  Ler somente em telas, para quem não tem hábitos de estudos, cria uma certa ilusão de estar aprendendo, mas o que o leitor retém são fleches de leitura, sem desenvolvimento das habilidades de, compreensão, interpretação e elaboração de conhecimentos.

Procedimentos para interpretação

§  Analisar o texto, a partir do título, indagando sobre as possibilidades de abordagem que um texto com tal título pode revelar.
§  Ler todo o texto, para ter uma visão geral do assunto e para se certificar de que há uma pré-compreensão sobre a temática abordada.
§  Ler, destacando as expressões-chave dos parágrafos, ou das partes do texto.
§  Assimilar as ideias novas, procurando associá-las ao conhecimento prévio, para a compreensão do assunto.
§  Não interromper a leitura mediante a presença de palavras ou termos desconhecidos.
§  Ler bem, ler profundamente, com bastante concentração,
procurando, com perspicácia, perceber as sutilezas que se apresentam nas entrelinhas do texto.
§  Tomar cuidado para evitar que prevaleçam as ideias pessoais sobre as do autor.

Outros cuidados

§  Verificar a coesão e a coerência nos processos de coordenação e de subordinação das ideias no texto:

1) As orações coordenadas possuem independência de sentido, mas a ordem em que elas aparecem garantem o coerência textual. Ou seja:
Ø “O pássara embeleza o espaço natural, canta e voa”.
Ø “O pássaro canta, voa e embeleza o espaço natural”.
2) As orações subordinadas completam a significação das orações principais, logo é preciso atenção às relações e aos efeitos de sentido de todo o período. Ou seja:
Ø “João Pedro precisa estudar muito, embora queira se dar bem na prova”.
Ø “João Pedro precisa estudar muito para se dar bem na prova”.

§  Verificar a harmonia entre um termo subordinado e um subordinante, sabendo-se que os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
§  Ter consciência de que a interpretação não depende de cada leitor, pois, enfim, “O que está escrito, escrito está.”

Estratégias para resolução de provas

§  Considerar que toda prova seja semelhante a um jogo de varetas, composta de questões fáceis, médias e difíceis.
§  Ler os enunciados, procurando identificar as expressões-chave que orientam para a resposta.
§  Observar se a etimologia ou a semelhança das palavras apontam para a resposta.
§  Procurar identificar as ideias, ou opiniões expostas pelo autor, na elaboração do enunciado das questões.
§  Não ficar muito tempo nas questões que gerem dúvidas, pois isso pode provocar inquietação, nervosismo e desconcentração.
§  Pular para a próxima questão, no caso de não se lembrar de algum detalhe da questão analisada, mesmo dominando o assunto.
§  Deixar sinalizadas as alternativas das questões que lhe parecerem possíveis, para ganhar tempo no processo de releitura da questão.
§  Voltar às questões não resolvidas, depois de ter lido as restantes e resolvido as mais simples.

Outras dicas

§  Ficar atento aos vocábulos: “destoa” (= diferente de ...), “não”, “correta”, “incorreta”, “certa”, “errada”, “falsa”, “verdadeira”, “exceto”, e outras palavras dos enunciados.
§  Procurar perceber tais palavras e até destacá-las, se preciso, para não perdê-las de vista no processo de leitura.
§  Quando duas alternativas parecerem corretas, procurar a mais coerente com o enunciado.
§  Quando o autor apenas sugerir a ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
§  Não se deve procurar a verdade exata dentro da resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do enunciado.
§  Descartar, de imediato, as alternativas que se afastam do que está proposto no enunciado.
§  Identificar entre as possíveis alternativas corretas a que seja mais coerente com o sentido do enunciado.
§  Procurar perceber as ideias que o autor defende;
§  Considerar a importância dos adjuntos adverbiais e dos predicativos do sujeito na interpretação do texto.

Ex.: Ele morreu de fome.

§  de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").

Ex.: Ele morreu faminto.


§  faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.

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