Processo de leitura e
interpretação
§
Etapas
do processo de leitura e interpretação do texto, segundo a hermenêutica*: Pré-compreensão,
Compreensão, Interpretação.
a) Pré-compreensão: entrada do leitor no texto, sem
conhecimento prévio sobre o assunto, ou área específica.
b) Compreensão: entrada do leitor no texto, já com
conhecimento prévio sobre o assunto, para que ele relacione
as informações novas com as que possui, entendendo assim a intencionalidade do
texto. Compreensão significa entender o significado dos elementos linguísticos,
a explicação, as justificativas e o alcance social do texto.
c) Interpretação: a “fusão dos horizontes” do texto e o
do leitor, para abertura, crescimento e ampliação para novos sentidos. Ou seja,
a resposta que o leitor dará, depois de “conversar” com o texto, de
compreendê-lo. A interpretação resulta na produção de um novo texto.
Algumas dicas
1) Uso de dicionário
§ Potencializar
a leitura com consulta ao dicionário, especialmente, na primeira etapa, a da
“pré-compreensão”.
§ Anotar
as palavras novas em um caderninho à parte para melhor assimilação.
§ Pesquisar
no dicionário o significado delas para ampliação do vocabulário.
2) Reescrita
§ Fazer
paráfrases, seguindo as ideias do autor, sem copiar trechos do texto.
§ Fazer
resumo, selecionando as expressões-chave, indicando, com as próprias palavras,
as ideias básicas do texto.
§ Fazer
resenha, segundo os passos do resumo, incluindo a intervenção pessoal com um
comentário sobre o texto.
§ Fazer
esquema, das ideias, apresentando o esqueleto do texto em tópicos, ou pequenas
frases, usando recursos como cores, imagens, para facilitar a visualização.
3) Leitura no papel
§
Priorizar
a leitura no papel, pois nele pode-se sublinhar, marcar, escrever nas margens,
facilitando a compreensão e a fixação.
§
A
leitura no papel possibilita avançar ou retroceder as páginas para registro de
informações ou releitura.
§
Esse
tipo de leitura permite rever as partes em destaque, as anotações feitas, o que
facilita lembrar ou recordar melhor o que foi lido ou estudado.
Passos para a leitura
Passos para a leitura
§
Concentrar-se
antes de iniciar a leitura, para não ficar lendo e relendo, sem saber o que
está fazendo, ou sem estar entendendo.
§
Procurar
o ritmo de leitura mais confortável, pois isso reduz o estresse, melhora a
concentração e facilita o entendimento, principalmente, de textos mais longos.
§
Reservar
pelo menos 30 ou 45 minutos diários, longe das distrações tecnológicas, para
ler, a fim de que o cérebro recupere a capacidade de fazer a leitura linear.
§
Predispor
o cérebro para realizar leituras lineares, aproveitando as vantagens de detalhes
sensoriais (formato, desenhos) para se lembrar de informações-chave da leitura.
§
Ler
somente em telas, para quem não tem hábitos de estudos, cria uma certa ilusão
de estar aprendendo, mas o que o leitor retém são fleches de leitura, sem
desenvolvimento das habilidades de, compreensão, interpretação e elaboração de
conhecimentos.
Procedimentos para interpretação
§
Analisar
o texto, a partir do título, indagando sobre as possibilidades de abordagem que
um texto com tal título pode revelar.
§
Ler
todo o texto, para ter uma visão geral do assunto e para se certificar de que
há uma pré-compreensão sobre a temática abordada.
§
Ler,
destacando as expressões-chave dos parágrafos, ou das partes do texto.
§
Assimilar
as ideias novas, procurando associá-las ao conhecimento prévio, para a
compreensão do assunto.
§
Não
interromper a leitura mediante a presença de palavras ou termos desconhecidos.
§
Ler
bem, ler profundamente, com bastante concentração,
procurando, com perspicácia, perceber as sutilezas que se apresentam nas entrelinhas do texto.
procurando, com perspicácia, perceber as sutilezas que se apresentam nas entrelinhas do texto.
§
Tomar
cuidado para evitar que prevaleçam as ideias pessoais sobre as do autor.
Outros cuidados
§
Verificar
a coesão e a coerência nos processos de coordenação e de subordinação das
ideias no texto:
1) As orações
coordenadas possuem independência de sentido, mas a ordem em que elas aparecem
garantem o coerência textual. Ou seja:
Ø
“O pássara embeleza o espaço natural, canta e voa”.
Ø
“O pássaro canta, voa e embeleza o espaço natural”.
2) As orações
subordinadas completam a significação das orações principais, logo é preciso
atenção às relações e aos efeitos de sentido de todo o período. Ou seja:
Ø
“João Pedro precisa estudar muito, embora queira se dar bem na
prova”.
Ø
“João Pedro precisa estudar muito para se dar bem na prova”.
§
Verificar
a harmonia entre um termo subordinado e um subordinante, sabendo-se que os
adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão,
aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
§
Ter
consciência de que a interpretação não depende de cada leitor, pois, enfim, “O
que está escrito, escrito está.”
Estratégias para resolução de provas
§
Considerar
que toda prova seja semelhante a um jogo de varetas, composta de questões
fáceis, médias e difíceis.
§
Ler
os enunciados, procurando identificar as expressões-chave que orientam para a
resposta.
§ Observar se a etimologia ou a semelhança das palavras apontam para a resposta.
§ Procurar identificar as ideias, ou opiniões expostas pelo autor, na elaboração do enunciado das questões.
§
Não
ficar muito tempo nas questões que gerem dúvidas, pois isso pode provocar
inquietação, nervosismo e desconcentração.
§
Pular
para a próxima questão, no caso de não se lembrar de algum detalhe da questão
analisada, mesmo dominando o assunto.
§
Deixar
sinalizadas as alternativas das questões que lhe parecerem possíveis, para
ganhar tempo no processo de releitura da questão.
§
Voltar
às questões não resolvidas, depois de ter lido as restantes e resolvido as mais
simples.
Outras dicas
§
Ficar
atento aos vocábulos: “destoa” (= diferente de ...), “não”, “correta”,
“incorreta”, “certa”, “errada”, “falsa”, “verdadeira”, “exceto”, e outras
palavras dos enunciados.
§
Procurar
perceber tais palavras e até destacá-las, se preciso, para não perdê-las de
vista no processo de leitura.
§ Quando duas alternativas parecerem corretas, procurar a mais coerente com o enunciado.
§ Quando o autor apenas sugerir a ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
§ Não se deve procurar a verdade exata dentro da resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do enunciado.
§ Descartar, de imediato, as alternativas que se afastam do que está proposto no enunciado.
§ Identificar entre as possíveis alternativas corretas a que seja mais coerente com o sentido do enunciado.
§ Procurar perceber as ideias que o autor defende;
§ Considerar a importância dos adjuntos adverbiais e dos predicativos do sujeito na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
§ de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
§ faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.
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