segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Redação nota 1000 - Enem


Muitos alunos estão redobrando estudos nessa reta final de preparação para as provas do Enem. Uma das grandes preocupações é com a redação, pois ela é fundamental para elevação da média final, já que a produção de um bom texto pode garantir até 20% do valor total do exame. Ou seja: nota 1000.
Para escrever uma boa redação, o (a) aluno (a) deve fazer um planejamento, selecionando bem as ideias, ter paciência e persistência para fazer um rascunho, revisá-lo e melhorá-lo. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, em prosa. Na escrita, o candidato deve demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa, fidelidade ao tema e habilidade no processo de reflexão.
Escrever é uma atividade que requer muita prática. Logo, o candidato deve encarar a escrita como uma arte e se aperfeiçoar como um artista da redação. Ele, sendo persistente e dedicado, alcançará um ótimo resultado, já que o aperfeiçoamento na arte de redigir só vem com esforço, empenho e dedicação.
A redação do Enem deve ser escrita na terceira pessoa do discurso, ou excepcionalmente na primeira do plural, para assegurar a impessoalidade e apagar as marcas do individualismo. Nela, não se deve usar abreviaturas, gírias, clichês, expressões feitas, ou enunciados prontos. Esses registros revelam falta de criatividade, de domínio e desconhecimento das técnicas da boa escrita.
O texto deve ter entre 15 e 35 linhas, letra legível e a palavra inicial de cada parágrafo deve ser afastada da margem esquerda. O espaço entre a primeira palavra do parágrafo e a margem deve ser de mais ou menos 1,5 cm. O capricho na apresentação do texto é indispensável, pois isso causa boa impressão ante os olhares dos aviladores.
O título na redação do Enem não é obrigatório, mas, se for usado, deve despertar a atenção do leitor e sintetizar o assunto do texto. Por isso deve ser breve, demonstrando a habilidade de síntese do candidato. Mesmo sendo opcional, se for bem colocado, o título poderá ser um diferencial, já que demonstrará que o candidato compreendeu bem a proposta de redação. Caso opte pelo título, tendo espaço suficiente, este deve ser separado do restante do texto por uma linha e não deve ser sublinhado. Ele deve ter letra maiúscula somente na primeira palavra, ou nos casos em que as regras gramaticais prescreverem, como no caso dos nomes próprios.
Tomando esses cuidados, a redação do candidato deve apresentar as ideias ordenadas, desenvolvidas e conectadas. Assim, o primeiro parágrafo deve trazer uma ideia preliminar, geralmente breve, apresentando o assunto, procurando despertar a atenção do receptor para a leitura do texto. Depois, o candidato deve identificar quais argumentos podem ser retirados a partir da tese apresentada, desenvolvendo um em cada parágrafo. Essa é a parte do texto em que o aluno explicita, justifica e expõe dados para exemplificar, ou fundamentar sua tese. Por fim, o texto deve encerrar a discussão, de forma equilibrada, revelando a proposta de intervenção do redator, respeitando os direitos humanos e a diversidade sociocultural do país.
Essas são as dicas para quem deseja um bom aproveitamento na redação do Enem 2015. Seguindo essas orientações, além de se preparar bem, estudando e escrevendo, é importante que cada candidato (a) trabalhe o emocional para que a ansiedade não atrapalhe o desempenho no momento da grande decisão. Com tranquilidade, é possível demonstrar na prática os conhecimentos absorvidos.
Uma abraço a todos, bons estudos e sucesso no Enem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário