segunda-feira, 15 de maio de 2017

Condições para uma boa redação

A escrita de uma boa redação vai além do conhecimento e domínio do tema. Há ainda alguns cuidados essenciais para que as ideias do texto sejam alicerçadas num bom padrão de qualidade. Além disso, o conteúdo precisa ser construído de forma coesa e coerente.
A preparação para a escritura de um texto começa com a correção ortográfica. De nada adianta boas ideias alinhavadas em uma redação carregada de problemas de grafia, no caso, palavras escritas erradas. Por isso é importante a realização de atividades para fixação do emprego correto das letras. É preciso treinar a grafia de palavras, procurando compreender as razões por que elas são grafadas de um ou de outro modo.
Nesse sentido, é necessário investir tempo no aprendizado, revisão e fixação de regras que justifiquem o emprego de letras maiúsculas, de “g ou j”, “x ou ch”, “s, z” ou x", "ç, s, ss, ou x”, “e ou i”. Empregamos sempre nos textos palavras recorrentes, grafadas com tais letras e muitas vezes, erramos na grafia. Por serem palavras recorrentes, não há razão para registrá-las erradamente, no desenvolvimento do processo de escrita. Assim, o domínio das regras ortográficas básicas deve fazer parte do cotidiano de todos que desejam a produção de bons textos.
A acentuação gráfica é outro assunto importantíssimo. Às vezes, os alunos perdem muitos pontos em um texto, deixando de acentuar palavras por desatenção. Monossílabas tônicas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s” e palavras proparoxítonas sem acento, quando a regra diz que todas, nesses casos, são acentuadas. Em relação às palavras paroxítonas, são vários os casos em que as regras não são observadas, sendo as mesmas escritas sem acento. Assim ocorre também com o acento da crase, diferencial e outros casos específicos de acentuação gráfica.
A pontuação também precisa ser aperfeiçoada para que se possa assegurar a qualidade do texto. Se ela não for usada adequadamente, o entendimento da mensagem ficará prejudicado. Todavia o domínio no emprego da pontuação pressupõe um conhecimento básico de análise sintática, relacionado aos termos da oração e ao período composto, já que os princípios que o norteiam são sintáticos. Por isso saber o que é período simples e composto e saber identificar os termos da oração, no primeiro, e os diferentes tipos de orações, no segundo, é fundamental, para um bom aproveitamento no emprego da pontuação. Por melhor que sejam as ideias expostas e desenvolvidas, por mais correta que esteja a grafia, se a pontuação estiver inadequada, o texto ficará comprometido.
Além desses tópicos, a sintaxe, parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase, merece especial atenção, para que não haja erros em casos simples de concordância, regência e colocação pronominal. O conhecimento da sintaxe facilita o encadeamento lógico de segmentos de textos, o que assegura coerência e coesão ao processo de escrita. Isso é fundamental à produção de discursos inteligíveis e com significado compreensível.
A sintaxe de concordância estuda a relação gramatical estabelecida entre dois termos, podendo ser do verbo com o sujeito (concordância verbal) ou do substantivo com os determinantes, artigo, adjetivo, numeral ou pronome (concordância nominal). A sintaxe de regência investiga os tipos de ligação entre um verbo ou nome e seus complementos. Neste, temos regência nominal, naquele, regência verbal. Lembrando que os complementos do verbo são objetos direto e indireto e os do nome, complemento nominal. Em relação à sintaxe de colocação, há três formas de posicionamento do pronome oblíquo na oração, antes do verbo (próclise), intercalado ao verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise).

Todos esses cuidados são essenciais à redação de bons textos, logo dependem de estudos e de práticas constantes. Há coisas que aprendemos e não preservamos, mas as regras básicas de ortografia, acentuação gráfica, pontuação, emprego de maiúsculas, colocação pronominal, concordância e regência (verbal e nominal) devem ser observadas no momento da produção textual. O redator que estiver atualizado com esses conhecimentos terá grandes chances de sucesso, pois esse é o ponto de partida daqueles que esperam um bom desempenho na arte da escrita. Para quem deseja escrever bem é fundamental que se apresente com esses conhecimentos prévios já consolidados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário