O grande desafio da
aprendizagem consiste em desenvolver a capacidade leitora dos estudantes. Em geral,
as pessoas são um pouco preguiçosas em relação á leitura, principalmente aquela
realizada para fins de aprendizagem. Todavia, é preciso lembrar que em todas as
situações, deparamos com a necessidade de apreendermos com clareza o sentido do
que lemos. Logo, quem não evolui no exercício da leitura, da interpretação e da
análise textual fica pelo caminho, sem atingir o nível de compreensão desejado.
Leitura não
significa apenas a decodificação de códigos linguísticos, vai muito além disso.
Pela leitura, desenvolvemos a capacidade de estabelecermos uma relação com os
conhecimentos de outras áreas, de outras disciplinas e de outras linguagens.
Esse exercício constante capacita os estudantes para compreenderem bem o
sentido do que leem. Logo, sendo essa etapa da leitura realizada com atenção,
dedicação e cuidado, a interpretação será tranquila, favorecendo a compreensão.
Uma leitura de boa
qualidade é requisito básico para o desenvolvimento integral de quem procura aprimorar
sua capacidade leitora. Sem um bom desempenho, na arte de ler, não se constrói
autonomia na busca do conhecimento. Essa só vem quando os estudantes ‘aprendem
a aprender’, sabendo o ‘que e como fazer’, para tomar as decisões coerentes com
as questões colocadas.
Com foco nas
competências, ‘saber fazer’, e nas habilidades, ‘como fazer’, o conhecimento
vai-se consolidando, conforme o empenho e a dedicação dos estudantes. Assim, as
condições para a leitura de textos diversos, em diferentes linguagens vão sendo
criadas, o que leva os estudantes a uma melhor compreensão do mundo que os
cerca. Dessa forma, desenvolve-se a competência leitora, sem que o processo de
aprendizagem esteja focado apenas em conteúdos programáticos.
A necessidade de
saber ler e interpretar pode ser observada nas questões de provas do Enem e dos
vestibulares. O desenvolvimento dessas habilidades é indispensável para o
sucesso na vida pessoal e profissional. Esse é o caminho que leva os estudantes
a aprenderem as linguagens dos gráficos, dos dados estatísticos, das figuras
geométricas, das pinturas, desenhos e outras. Além disso, ele possibilita aos
estudantes compreenderem as diversas manifestações artísticas, científicas, as
expressões formais e coloquiais, e a decifrarem os diferentes símbolos e
códigos. Com isso, eles aprendem a ler o mundo, aprendem a confrontar a própria
leitura com as alternativas apresentadas, encontrando assim as repostas
corretas e adequadas a cada questão.
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