quinta-feira, 22 de junho de 2017

Leitura e interpretação de textos

O grande desafio da aprendizagem consiste em desenvolver a capacidade leitora dos estudantes. Em geral, as pessoas são um pouco preguiçosas em relação á leitura, principalmente aquela realizada para fins de aprendizagem. Todavia, é preciso lembrar que em todas as situações, deparamos com a necessidade de apreendermos com clareza o sentido do que lemos. Logo, quem não evolui no exercício da leitura, da interpretação e da análise textual fica pelo caminho, sem atingir o nível de compreensão desejado.
Leitura não significa apenas a decodificação de códigos linguísticos, vai muito além disso. Pela leitura, desenvolvemos a capacidade de estabelecermos uma relação com os conhecimentos de outras áreas, de outras disciplinas e de outras linguagens. Esse exercício constante capacita os estudantes para compreenderem bem o sentido do que leem. Logo, sendo essa etapa da leitura realizada com atenção, dedicação e cuidado, a interpretação será tranquila, favorecendo a compreensão.
Uma leitura de boa qualidade é requisito básico para o desenvolvimento integral de quem procura aprimorar sua capacidade leitora. Sem um bom desempenho, na arte de ler, não se constrói autonomia na busca do conhecimento. Essa só vem quando os estudantes ‘aprendem a aprender’, sabendo o ‘que e como fazer’, para tomar as decisões coerentes com as questões colocadas.
Com foco nas competências, ‘saber fazer’, e nas habilidades, ‘como fazer’, o conhecimento vai-se consolidando, conforme o empenho e a dedicação dos estudantes. Assim, as condições para a leitura de textos diversos, em diferentes linguagens vão sendo criadas, o que leva os estudantes a uma melhor compreensão do mundo que os cerca. Dessa forma, desenvolve-se a competência leitora, sem que o processo de aprendizagem esteja focado apenas em conteúdos programáticos.

A necessidade de saber ler e interpretar pode ser observada nas questões de provas do Enem e dos vestibulares. O desenvolvimento dessas habilidades é indispensável para o sucesso na vida pessoal e profissional. Esse é o caminho que leva os estudantes a aprenderem as linguagens dos gráficos, dos dados estatísticos, das figuras geométricas, das pinturas, desenhos e outras. Além disso, ele possibilita aos estudantes compreenderem as diversas manifestações artísticas, científicas, as expressões formais e coloquiais, e a decifrarem os diferentes símbolos e códigos. Com isso, eles aprendem a ler o mundo, aprendem a confrontar a própria leitura com as alternativas apresentadas, encontrando assim as repostas corretas e adequadas a cada questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário