COMUNICAÇÃO
Os seres
humanos dependem uns dos outros. Ninguém consegue viver solitária e
isoladamente. Seja nos momentos de lazer, no setor de trabalho, nas reuniões
sociais e religiosas, há sempre alguém dependendo de outra pessoa para tornar
possível a interação pessoal e, por conseguinte, a convivência humana.
No processo
de interação pessoal, há a necessidade de as pessoas entenderem umas às outras,
a fim de que haja um relacionamento plausível, saudável e satisfatório. E a
principal ferramenta para isso é a comunicação. Por meio desta, podemos emitir,
transmitir e receber mensagens por meio da linguagem verbal, não verbal ou
mista. A linguagem verbal pode ser oral ou escrita, a linguagem não verbal se
realiza a partir de gestos, mímica, sinais, símbolos, imagens, ou de algum
equipamento especializado, sonoro ou visual e a linguagem mista é aquela que
utiliza elementos verbais e não verbais ao mesmo tempo.
Enfim, a comunicação é que torna possível a interação entre os seres humanos, possibilitando assim a busca de soluções para os problemas de relacionamento interpessoal, familiar, profissional, amoroso ou de outra natureza qualquer.
Atividade
1)
Discussão oral:
O professor inicia uma discussão com os alunos, abordando conceito de comunicação; funções da comunicação; importância da comunicação; relação entre comunicação e linguagem; diferença entre língua e linguagem; conceito de comunicação gerencial e empresarial; tipos de comunicação empresarial.
2)
Autoapresentação:
Depois de conceituar e contextualizar a comunicação, o professor demonstra como deve ser uma autoapresentação. Em seguida, ele pede a cada aluno que compareça à frente da turma e faça sua autoapresentação.
3)
Produção escrita:
Cada aluno produz um texto, relatando o que ocorreu na aula, desde o momento em que o professor iniciou o seu trabalho na presente data. O relato deve ser feito de maneira que quem não participou da aula, lendo o texto, possa saber exatamente o que ocorreu.
4)
Conferência:
Durante a atividade, à medida que os alunos forem terminando a produção escrita, o professor vai lendo cada texto e orientando, individualmente, os alunos sobre os aspectos que acharem importantes.
5)
Leitura expressiva:
Ao final, o professor selecionará os textos mais representativos,
pedindo a cada autor que faça a leitura em voz alta para apreciação da turma e
posteriores comentários e/ou correções.
Professor Doniseti - Redes sociais e cursos:
ResponderExcluirhttps://www.instagram.com/professordoniseti/
https://www.youtube.com/channel/UCwqTcHkBujIKY-SlmcbN8UQ
https://leituraeredacao.maestrus.com/home/