quarta-feira, 6 de outubro de 2021

COMUNICAÇÃO - CGM1

COMUNICAÇÃO

Os seres humanos dependem uns dos outros. Ninguém consegue viver solitária e isoladamente. Seja nos momentos de lazer, no setor de trabalho, nas reuniões sociais e religiosas, há sempre alguém dependendo de outra pessoa para tornar possível a interação pessoal e, por conseguinte, a convivência humana.

No processo de interação pessoal, há a necessidade de as pessoas entenderem umas às outras, a fim de que haja um relacionamento plausível, saudável e satisfatório. E a principal ferramenta para isso é a comunicação. Por meio desta, podemos emitir, transmitir e receber mensagens por meio da linguagem verbal, não verbal ou mista. A linguagem verbal pode ser oral ou escrita, a linguagem não verbal se realiza a partir de gestos, mímica, sinais, símbolos, imagens, ou de algum equipamento especializado, sonoro ou visual e a linguagem mista é aquela que utiliza elementos verbais e não verbais ao mesmo tempo.

Enfim, a comunicação é que torna possível a interação entre os seres humanos, possibilitando assim a busca de soluções para os problemas de relacionamento interpessoal, familiar, profissional, amoroso ou de outra natureza qualquer. 

Atividade 

1)    Discussão oral:

O professor inicia uma discussão com os alunos, abordando conceito de comunicação; funções da comunicação; importância da comunicação; relação entre comunicação e linguagem; diferença entre língua e linguagem; conceito de comunicação gerencial e empresarial; tipos de comunicação empresarial. 

2)    Autoapresentação:

Depois de conceituar e contextualizar a comunicação, o professor demonstra como deve ser uma autoapresentação. Em seguida, ele pede a cada aluno que compareça à frente da turma e faça sua autoapresentação. 

3)    Produção escrita:

Cada aluno produz um texto, relatando o que ocorreu na aula, desde o momento em que o professor iniciou o seu trabalho na presente data. O relato deve ser feito de maneira que quem não participou da aula, lendo o texto, possa saber exatamente o que ocorreu. 

4)  Conferência:

Durante a atividade, à medida que os alunos forem terminando a produção escrita, o professor vai lendo cada texto e orientando, individualmente, os alunos sobre os aspectos que acharem importantes. 

5)   Leitura expressiva:

Ao final, o professor selecionará os textos mais representativos, pedindo a cada autor que faça a leitura em voz alta para apreciação da turma e posteriores comentários e/ou correções.

Um comentário:

  1. Professor Doniseti - Redes sociais e cursos:

    https://www.instagram.com/professordoniseti/
    https://www.youtube.com/channel/UCwqTcHkBujIKY-SlmcbN8UQ
    https://leituraeredacao.maestrus.com/home/

    ResponderExcluir