quarta-feira, 6 de outubro de 2021

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA - CGM1

 COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

Não é difícil, para o usuário da língua, perceber a diferença entre comunicação oral e escrita. Trata-se de duas realidades linguísticas diferentes que precisam ser compreendidas e praticadas, a fim de que o usuário se desenvolva na arte da fala e das atividades redacionais.

A comunicação, na linguagem oral, ocorre de forma livre, espontânea, porque os interlocutores têm à sua disposição uma série de recursos não disponíveis na escrita. Assim, há uma maior interação comunicativa e uma facilidade de entendimento, já que os recursos não linguísticos (timbre de voz, gestos, expressões faciais, movimentos, dentre outros) contribuem sobremaneira para desfazer ou reparar qualquer falha no ato comunicativo.

A comunicação, na linguagem escrita, por sua vez, não dispõe dos recursos da oralidade. Não há a proximidade entre o emissor e o receptor. Por isso a linguagem carece de um cuidado especial para assegurar a inteligibilidade.

No caso da oralidade, a mensagem se produz em tempo real, refletindo a ação dos interlocutores que intervêm a todo instante com improvisações, com pedido de esclarecimentos ou ampliando informações. Assim, ela traz consigo as marcas mais significativas próprias de cada falante que age no processo de produção do sentido.

Já o texto escrito deve obedecer a determinadas regras de correção linguística, relacionadas a aspectos ortográficos, morfológicos, sintáticos, semânticos ou estilísticos. Dentre estes, merecem destaque especial os casos de concordância (verbal e nominal), regência (verbal e nominal), pontuação, acentuação gráfica, coesão e coerência textual. São cuidados importantes para se evitar problemas comuns ou imperfeições no processo de construção de um texto escrito. 

Atividade 

1)  Cada aluno deverá criar uma imagem ou um esquema, representando o planejamento seguido pelo autor na elaboração do texto, Comunicação oral e escrita. 

2)  Em grupo de até 5 pessoas, os alunos deverão criar um esquete sobre alguma situação comunicativa, em seguida, representá-lo para a apreciação da turma e posteriores comentários. 

3)  Prosseguindo, cada aluno vai redigir um texto, relatando o que ocorreu na encenação acima, para que alguém que não viu essa apresentação possa saber exatamente o que o grupo fez. 

4)  Durante a atividade, à medida que os alunos forem terminando a produção escrita, o professor vai lendo cada texto e orientando, individualmente, os alunos sobre os aspectos que achar importantes. 

5)  Ao final, o professor selecionará os textos mais representativos, pedindo a cada autor que faça a leitura em voz alta para apreciação da turma e posteriores comentários e/ou correções. 

Observação 

O aluno, ao cumprir essa atividade, perceberá, na prática, a diferença entre a linguagem oral e a escrita. É um exercício importante para ele se soltar, no processo de criação e construção linguística.

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