quarta-feira, 6 de outubro de 2021

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO - CGM1

 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 

Os seres humanos realizam ações comunicativas constantemente, seja por meio da linguagem verbal ou não verbal. Nessas ações comunicativas, utilizadas de forma consciente ou intuitiva, estão presentes os elementos básicos que nos possibilitam criar e compreender diferentes mensagens. Conforme Romam Jokoson, são 6 elementos que fazem parte do esquema mínimo de comunicação.


O emissor, chamado também de locutor ou falante, é aquele que emite e transmite a mensagem para um ou mais receptores. O receptor, interlocutor ou ouvinte, é quem recebe e interpreta a mensagem do emissor. A mensagem, objeto utilizado na comunicação, representa o conteúdo, as informações transmitidas pelo emissor. O código é o conjunto de signos utilizados na elaboração mensagem. O contexto, também conhecido como referente, representa a situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor. E o canal de comunicação corresponde ao meio utilizando na transmissão da mensagem.

Observe o seguinte texto: 

Contagem, 30 de janeiro de 2021.

            Meu caro amigo Péricles!

            Faz três anos que não o vejo. Desde quando saiu daqui para trabalhar em Brasília que a gente não se encontra. Já quis muito lhe falar, mas não sabia como contatá-lo. Foi uma bela coincidência ter visto seu primo, João Ricardo, na praia. Ele me informou o seu novo endereço, por isso, mesmo apressadamente, estou lhe enviando estas poucas palavras, para matar um pouco dessa saudade decorrente de tão longa ausência.

            Fico aguardando notícias suas. Lembranças à família. Um abraço!

 Seu amigo,

                         Doni.

 Na carta acima, encontramos os elementos comuns a todo e qualquer processo de comunicação. O emissor, responsável pela codificação das ideias que se quer comunicar. O receptor, o que recebe a mensagem e compreende a intenção comunicativa do emissor. A mensagem, que é elaborada a partir do contexto, ou situação comunicativa, que ganha uma forma concreta através de um código, elemento esse comum ao emissor e ao receptor. E o canal, meio que torna possível a mensagem transitar do emissor ao receptor.

            No caso da carta usada como exemplificação, o emissor é o Doni; o receptor, o amigo Péricles; o desejo de Doni em manter contato com o amigo distante e acesso ao novo endereço constitui a mensagem, que é concebida a partir do contexto, distanciamento do amigo Péricles e dificuldade de contato com ele por falta de informações. A escrita em língua portuguesa é o código da mensagem. E o meio, o canal, que torna possível a interação entre os dois amigos, é a carta.

            É importante ressaltar que em todo processo comunicativo só há comunicação, quando há interação entre os sujeitos envolvidos. Se o emissor codifica a mensagem e o receptor não a decodifica, o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens através da linguagem não se realiza, não havendo, portanto, comunicação. 

Atividade 

1) Relacionar os elementos de comunicação a seus significados depois assinalar a alternativa correta. 

     (1) Emissor ou Remetente.
(2) Receptor ou destinatário.
(3) Mensagem.
(4) Contexto ou Referente.
(5) Código.
(6) Canal ou Contato.   

(   ) Sinal ou conjunto de sinais utilizados pelo remetente (emissor) para se comunicar e ser entendido.

(   ) Aquele que recebe e decodifica a mensagem.  

(   ) Aquele que emite e envia a mensagem.

(   ) Assunto sobre o qual consiste a comunicação.  

(   ) Informações transmitidas pelo remetente ( emissor).

(   ) Elemento que conduz a mensagem, fazendo-a chegar ao receptor. 

a) 2, 4, 5, 6, 3, 1.    b) 5, 2, 3, 4, 3, 1.   c) 1, 2, 3, 6, 5,4.   d) 5, 2, 3, 4, 5, 6. 

2)    O professor divide a turma em grupos de até 5 pessoas; pede a cada grupo que imagine alguns processos comunicativos; em seguida, os alunos vão criar um esquete para ser representado em sala.

3)    Os alunos de cada grupo vão identificar os elementos da comunicação de cada esquete representado em sala.

4)    Cada aluno vai redigir um parágrafo, com três ou quatro períodos, comentando o que achou dessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário