COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação
empresarial, como o próprio nome indica, é responsável pela troca de
informações entre uma empresa e seus diversos públicos. É por meio da comunicação que uma empresa
utiliza estratégias de ação para zelar pela boa imagem da empresa no mercado e junto
aos colaboradores, com a finalidade de melhorar os resultados.
Focada sempre nos pilares, transparência, credibilidade e cooperação, a comunicação empresarial abrange todo o processo de diálogo da empresa com o público externo (clientes, fornecedores e sociedade), com o público interno (funcionários, líderes e investidores). Além de transmitir informações, a comunicação empresarial cria canais para dar voz aos stakeholders (partes de um planejamento estratégico interessadas no plano de negócios). Desse modo, o bom relacionamento com o público interno e externo resulta reconhecimento da sociedade, uma vez que valoriza os recursos e o potencial de seus colaboradores e ajuda a fortalecer a reputação da empresa.
Tipos de comunicação dentro das empresas
Os principais tipos de comunicação dentro das empresas são verbal
escrita, verbal oral, vertical, horizontal e diagonal. A comunicação verbal/escrita
funciona no ambiente corporativo para informar as novidades e os acontecimentos
internos aos colaboradores. Para isso, utiliza canais como jornal mural,
quadros de aviso, e-mails, whatsApp, blog corporativo e agenda compartilhada.
Já a comunicação verbal/oral é bastante utilizada em palestras, reuniões e confraternizações.
Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizado para a interação dos
colaboradores, gestores e líderes. Em cursos de formação ou treinamento de
funcionários, mescla-se, normalmente, os dois tipos de comunicação, valendo-se
de recursos da oralidade e da escrita.
A comunicação vertical ocorre entre pessoas de diferentes níveis
hierárquicos. Ela é muito utilizada para planejamento estratégico das empresas
ou para os gestores e outros colaboradores de cargos superiores transmitirem
novas ideias ou solicitarem o cumprimento de alguma demanda específica. Já a
comunicação horizontal cumpre o papel de informar diretamente a todos os
colaboradores, independentemente do nível hierárquico em que se encontram, fazendo
com que todos tenham um bom relacionamento interpessoal.
A comunicação diagonal visa a uma comunicação entre profissionais de diferentes cargos e funções. Ela proporciona o mesmo tipo de comunicação para todos os integrantes de uma empresa, gestores, diretores, coordenadores e demais funcionários. É o tipo de comunicação ideal para as empresas informarem seu público interno sobre novos projetos, normas e diretrizes importantes a serem observadas.
" A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção. "
A capacidade de colocar-se no lugar do outro para entender suas ideias e facilitar a convivência no local de trabalho, é denominada
a) Confusão.
O comportamento de um orador que, ao ser questionado a respeito de sua palestra, responde: “Não tive tempo para fazer melhor, não entendo muito do assunto”, é considerado uma atitude correta para seus ouvintes, pois mostra que o que te prejudicou foi o conteúdo proposto para sua apresentação.
a) A afirmativa é verdadeira.
"... A melhor forma de fazer o público se animar com uma apresentação é ler os próprios slides ..."
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