quarta-feira, 6 de outubro de 2021

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - CGM1

 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 

A comunicação empresarial, como o próprio nome indica, é responsável pela troca de informações entre uma empresa e seus diversos públicos. É por meio da comunicação que uma empresa utiliza estratégias de ação para zelar pela boa imagem da empresa no mercado e junto aos colaboradores, com a finalidade de melhorar os resultados.

Focada sempre nos pilares, transparência, credibilidade e cooperação, a comunicação empresarial abrange todo o processo de diálogo da empresa com o público externo (clientes, fornecedores e sociedade), com o público interno (funcionários, líderes e investidores). Além de transmitir informações, a comunicação empresarial cria canais para dar voz aos stakeholders (partes de um planejamento estratégico interessadas no plano de negócios). Desse modo, o bom relacionamento com o público interno e externo resulta reconhecimento da sociedade, uma vez que valoriza os recursos e o potencial de seus colaboradores e ajuda a fortalecer a reputação da empresa. 

Tipos de comunicação dentro das empresas 

Os principais tipos de comunicação dentro das empresas são verbal escrita, verbal oral, vertical, horizontal e diagonal. A comunicação verbal/escrita funciona no ambiente corporativo para informar as novidades e os acontecimentos internos aos colaboradores. Para isso, utiliza canais como jornal mural, quadros de aviso, e-mails, whatsApp, blog corporativo e agenda compartilhada. Já a comunicação verbal/oral é bastante utilizada em palestras, reuniões e confraternizações. Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizado para a interação dos colaboradores, gestores e líderes. Em cursos de formação ou treinamento de funcionários, mescla-se, normalmente, os dois tipos de comunicação, valendo-se de recursos da oralidade e da escrita.

A comunicação vertical ocorre entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Ela é muito utilizada para planejamento estratégico das empresas ou para os gestores e outros colaboradores de cargos superiores transmitirem novas ideias ou solicitarem o cumprimento de alguma demanda específica. Já a comunicação horizontal cumpre o papel de informar diretamente a todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico em que se encontram, fazendo com que todos tenham um bom relacionamento interpessoal.

A comunicação diagonal visa a uma comunicação entre profissionais de diferentes cargos e funções. Ela proporciona o mesmo tipo de comunicação para todos os integrantes de uma empresa, gestores, diretores, coordenadores e demais funcionários. É o tipo de comunicação ideal para as empresas informarem seu público interno sobre novos projetos, normas e diretrizes importantes a serem observadas. 

Atividade 

Questão 1 de 09

" A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção. "

a)  A afirmativa é verdadeira.
b)  A afirmativa é parcialmente verdadeira.
c)  A afirmativa é falsa.
d)  A afirmativa representa uma atitude sensata.

Questão 2 de 09

A capacidade de colocar-se no lugar do outro para entender suas ideias e facilitar a convivência no local de trabalho, é denominada

a)  Ética.
b)  Empatia.
c)  Negociação.
d)  Camaradagem. 

Questão 3 de 09

Qual a diferença entre a comunicação interpessoal e a comunicação intrapessoal?

a)    A comunicação intrapessoal é todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, enquanto a interpessoal é aquela emitida através de sons.
b)    A comunicação intrapessoal é aquela mensagem que circula no nosso interior, enquanto a comunicação interpessoal é aquela que exercemos junto a outro indivíduo.
c)    A comunicação interpessoal é aquela mensagem que circula no nosso interior, enquanto a comunicação intrapessoal é aquela que exercemos junto a outro indivíduo.
d)    A comunicação interpessoal é todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, enquanto a intrapessoal é aquela emitida através de sons. 

Questão 4 de 09

São benefícios recebidos pela Comunicação Interpessoal, exceto:

a)  Confusão.
b)  Autoconhecimento.
c)  Novas culturas.
d)  Quebra de paradigmas.

Questão 5 de 09 

O comportamento de um orador que, ao ser questionado a respeito de sua palestra, responde: “Não tive tempo para fazer melhor, não entendo muito do assunto”, é considerado uma atitude correta para seus ouvintes, pois mostra que o que te prejudicou foi o conteúdo proposto para sua apresentação.

a)  A afirmativa é verdadeira.
b)  A afirmativa representa uma atitude sensata.
c)  A afirmativa é parcialmente verdadeira.
d)  A afirmativa é falsa. 

Questão 6 de 09

Qual das alternativas abaixo pode ser caracterizado por um perfil manipulador?

a)  É ser direto, honesto e respeitoso, permite às pessoas serem mais construtivas na relação que desenvolvem com os outros.
b)  Consiste em dar a entender que satisfazemos os outros e as necessidades deles, mas apenas o fazemos para satisfazer as nossas.
c)  Tem origem na autoestima baixa, na pouca importância que a pessoa confere a si própria.
d)  Tem origem em pessoas principalmente descontroladas, que buscam se impor pela ameaça, pelo medo, mostrando uma falsa impressão de segurança inicial.

Questão 7 de 09

    Se esquivar das perguntas é a melhor maneira de se demonstrar confiança em uma apresentação de palco!

a)  A afirmativa representa uma atitude sensata.
b)  A afirmativa é verdadeira.
c)  A afirmativa é parcialmente verdadeira.
d)  A afirmativa é falsa. 

Questão 8 de 09 

"... A melhor forma de fazer o público se animar com uma apresentação é ler os próprios slides ..."

a)  A afirmativa é verdadeira.
b)  A afirmativa é falsa.
c)  A afirmativa representa uma atitude sensata.
d)  A afirmativa é parcialmente verdadeira. 

Questão 09 de 09 

O perfil assertivo tem como a principal característica a malandragem e falta de ética.

a)  A afirmativa é verdadeira.
b)  A afirmativa é falsa.
c)  A afirmativa representa uma atitude sensata.
d)  A afirmativa é parcialmente verdadeira.

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