quarta-feira, 6 de outubro de 2021

FUNÇÕES DA LINGUAGEM - CGM2

 FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 Todo texto que se produz, cumpre um papel sociocomunicativo importante. Uns priorizam a clareza da informação, a persuasão, a emotividade; outros, a poeticidade, o lirismo, ou a manipulação do código. É de acordo com a finalidade que se define a função da linguagem predominante em cada texto.

Quando falo em funções da linguagem, estou pensando naquelas concebidas por Jacobson (1969), quais sejam, emotiva (ou expressiva), centrada na 1ª pessoa – emissor; conativa (ou apelativa), centrada na 2ª pessoa – receptor; referencial (ou denotativa), centrada no contexto; metalinguística, centrada no código linguístico; poética, centrada na mensagem; e a fática, centrada no contato ou canal de comunicação.

Vejamos, na prática, como isso funciona, a partir dos textos que criamos para essa demonstração. É importante salientar que um mesmo texto pode revelar mais de uma função linguística. Todavia, para efeito de estudos, vale a identificação daquela que sobressai, ou seja, a função predominante.

TRÊS FLORES

Andei ... andei ... andei ...
procurando três flores.

Vasculhei a face do mundo
e não pude encontrá-las.

A verdade, uma das flores, inexistia.
A justiça, a segunda delas, era utopia.

Com isso, a liberdade
andava esfacelada.

Fui ver onde estava o erro
e vi o homem se disfarçando.
(JDS)

A função da linguagem que predomina nesse texto é a emotiva (expressiva), pois exprime a atitude do emissor em relação ao conteúdo da mensagem e da situação em que ocorre. Por isso dizemos que a linguagem está focada na 1ª pessoa do discurso, revelando seus sentimentos e emoções. Nos textos em que predomina essa função, os pronomes e os verbos em 1ª pessoa, as interjeições com valor emotivo, os julgamentos subjetivos e as entonações de voz são marcas que ajudam na sua identificação.

 RECOMENDAÇÃO

Não faça mal ao próximo, pois ele merece todo carinho e atenção. Semeie sempre a bondade para que possa colher sempre maravilhas no dia de amanhã. Não abra mão de ajudar toda e qualquer pessoa que estiver em dificuldades. A felicidade daqueles que recebem ajuda volta para quem os ajudou. Seja bom, aqui e agora, para colher, no futuro, a recompensa.

  (JDS)

Esse texto se orienta para o destinatário, pessoa com quem se fala, procurando sensibilizá-la ou influir no seu comportamento. Nos textos em que isso ocorre, predomina a função conativa (apelativa), pois sua finalidade é levar o receptor a uma tomada de decisão, ou mudança de atitude. Nesse caso, os verbos no modo imperativo, os pronomes de 2ª pessoa são marcas recorrentes na construção da mensagem.

PESCARIA

Os amigos do clube chegaram pela manhã ao local combinado. Às 7h30min, todos estavam prontos para a partida. Depois de algumas horas de viagem, chegaram às barrancas do São Francisco. Armaram as barracas, pegaram seus apetrechos e começaram a pescaria. Ficaram por lá uma semana e voltaram felizes, embora não tivesse pescado nenhum grande peixe.                                                                                                                                                                   (JDS)

A principal característica desse tipo de texto é a objetividade e impessoalidade. Diferente dos anteriores, os verbos na 3ª pessoa e o tom formal da linguagem são marcas salientes na sua estruturação. É um texto que busca a clareza da informação, logo a função da linguagem predominante é a referencial (denotativa), já que está centrada na realidade exterior, no mundo extralinguístico, também chamado de contexto.

RECEITA

1 pedaço de papel,
1 fio de pensamento,
1 pitada de sonho.

Lápis ou caneta à mão,
para embalar os versos,
que nascem do coração.

1 prato cheio de esperança,
1 dose de emoção, perícia e arte.
Depois, com maestria,
trance bem cada parte.

Quando der ponto,
experimente, aguarde o freguês
e sirva uma migalha  de cada vez.

(JDS)

A linguagem que descreve outra linguagem, ou qualquer sistema de comunicação recebe o nome de metalinguagem. Trata-se de uma situação em que se usa a linguagem para falar dela própria, ou de outra linguagem; por exemplo, uma descrição gramatical, uma definição linguística. O enunciado, “Eis aqui este sambinha feito de uma nota só”, referindo-se à própria música é uma metalinguagem. A mensagem do texto acima, portanto, está centrada no código, um poema falando do processo de criação poética, portanto função metalinguística.

 A DANÇA

A dança, a trança;
a dança da trança.
A trança, a dança;
a trança da dança.
 
Dança a trança.
Trança a dança.
 A dança trança
e dança, balança
e destrança.
(JDS)

 A função poética é aquela que realça o sentido da mensagem por meio de um arranjo linguístico especial. Nos textos em que ela predomina, evidenciam-se recursos ligados à estética, aos aspectos visuais, sonoros, rítmicos e às figuras de estilo. É o caso, por exemplo, do texto “Festança” que, apesar da economia de palavras, surpreende pelo efeito de sentido que se manifesta na percepção do leitor.

CONVERSA

 -- Você não liga para mim há muito tempo?
-- É aperto, mamãe!
-- Mas o que você está fazendo, hoje?
-- Estou de folga.
-- Pois é, já são 18h30, você de folga do trabalho e nem pra me ligar!
-- Mamãe, me desculpe! Eu te amo!
-- É, meu filho, nem parece. Você está cada vez mais distante de mim!
(JDS)

 A função fática estabelece, prolonga ou interrompe o processo comunicativo. Ela está centrada no contato físico ou psicológico dos interlocutores, sendo um canal para transmissão da mensagem. Nesse sentido, interrogações, exclamações, pausas, reticências e travessões são marcas evidentes, nos textos em que ela predomina. Na conversa ao lado, esses recursos são explorados, pois a intenção é manter o canal de comunicação em funcionamento.

Atividade

Identifique a função da linguagem predominante em cada um dos textos abaixo, justificando, em seguida, sua resposta. Depois, entre em um cômodo fechado, releia os textos em voz alta, para treinar a leitura expressiva. Nessa atividade, em relação à voz, deve-se observar timbre e impostação, a mudança de entonação, de ritmo, de volume e de aspecto (triste, alegre, empolgado).

1) A terceira edição do Festival de Teatro Abobrinhas traz, neste final de semana, a comédia “Como se livrar de um defunto”. Os espetáculos serão apresentados, na sexta e sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h, no Cine Teatro de Contagem.

 (Jornal Contagem nº 946, de 22 a 28 de julho de 2011).

 

2) Sinto agora uma sensação estranha. Estou com um pouco de medo. Aliás, muito medo. É algo inexplicável, assim: que mexe e remexe dentro de mim. Por isso estou em dúvida se é algo bom ou ruim. Bom, talvez. Ruim, nem tanto. Quando penso nisso, começo a antever, a escrever. Escrevendo, me encanto, vivendo um misto de alegria e pranto.                                                                                                                                                                                            (JDS

 3) DIÁLOGO

-- Como vai, Patrícia?
-- Vou bem. E você, Ferreira, vai bem?
-- Sim. Sem problemas. Tudo sobre controle.
-- Eu também estou bem.
-- Nota-se. Você está tão bonita!
-- Ah, é? Você acha mesmo, Ferreira?
-- Está linda, linda!                                                                                                          
 JDS)

4) VENTO

Um vento enfezado soprava o telhado,
passava zunindo, assustando a moçada.
Era um vento feroz, numa tarde açoitada,
fazendo barulho, muita pancada,
com chuva intensa, medo e mais nada.                               
(JDS)
 5) Poética
 
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados        
 
Que é o poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor de seu rosto
um homem que tem fome
como qualquer outro homem.
(Cassiano Ricardo)

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