CURRÍCULO
A palavra
currículo se origina da forma latina “Curriculum vitae”, traduzida aqui como
registro das informações sobre o que uma determinada pessoa realizou em favor
de seu crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, o currículo apresenta,
de forma resumida e esquemática, dados referentes à identificação pessoal,
idade, estado civil, formação escolar, cursos de qualificação, de
aperfeiçoamento, experiência profissional e outras atividades.
O currículo moderno deve ser conciso, simples e objetivo, para despertar a atenção do analista logo de início. Para que o avaliador o examine com interesse, o currículo deve revelar, nos primeiros 20 ou 30 segundos de leitura, o conhecimento e as habilidades que a empresa procura. Nesse sentido, ele precisa informar o essencial sobre o candidato, com o máximo de economia de tempo possível.
I. Identificação
Nessa parte, deve constar em destaque, no alto da folha, o nome do (a) candidato (a). Logo abaixo do nome, com menos destaque, sua formação, profissão, ou qualificação profissional. Depois, em formato menor, o endereço completo, telefone e e-mail.
II. Objetivos profissionais
Na redação dos objetivos profissionais, o (a) candidato (a) deve esclarecer que deseja o emprego, para prestar serviços à empresa, com empenho, dedicação e boa vontade, cumprindo suas atribuições do melhor modo possível. É importante que, na formulação dos objetivos, ele (a) demonstre saber, com clareza, de que forma seus conhecimentos, suas habilidades e competências serão úteis e benéficas ao desenvolvimento dos trabalhos na empresa,
III. Formação
Essa parte deve começar demonstrando o mais alto grau de formação e a instituição em que o (a) candidato (a) se formou. Caso ele tenha mais de um curso de níveis equivalentes, deve mencionar primeiro a formação que tiver uma relação maior com as funções do cargo pretendido.
IV. Experiência
profissional
Nesse campo, devem ser citados o nome da (s) empresa (s) e o (s) cargo (s) ocupado (s). Tendo experiência em mais de uma função, ou empresa, os cargos devem ser relacionados, a partir do mais importante, do que tiver mais proximidade com as funções do emprego almejado.
V. Qualificação
Esse item é opcional. Ele deve ser preenchido, se o (a) candidato (a) tiver algum curso extracurricular, de qualificação, de atualização, ou de aperfeiçoamento, que tenha relação com o cargo pretendido.
VI. Competência
/ habilidades
Trata-se de um item opcional em que o candidato relaciona algo do seu perfil que o ajudará a desempenhar bem suas funções. Esse item e o dos objetivos profissionais são importantes, principalmente para o candidato ao primeiro emprego que, normalmente, não têm muito que registrar em seu currículo.
VII. Outras
informações
Esse é também um item opcional. Ele só deve constar do currículo, se acrescentar algo positivo em favor do candidato. Se nada somar, deve ser evitado, pois quem contrata está preocupado com a qualidade e não com a quantidade das informações.
Modelo de currículo de candidato sem experiência profissional.
Currículo
Priscila
Vieira Bello
Ensino
Médio completo - 18 anos
Rua Sebastião Ferreira nº
109 Fones:
(31) 8628 1234 / (31) 3396 1342
Bairro Santa Maria– Betânia / MG e-mail: prvb@hotmail.com
OBJETIVOS PROFISSIONAIS
Prestar serviços à empresa META, como recepcionista, realizando um atendimento de qualidade, procurando sempre contribuir da melhor forma com o andamento dos trabalhos do setor, respeitando a hierarquia, os clientes, os colegas de trabalho, buscando, com isso, a cada dia, um crescimento pessoal e profissional.
FORMAÇÃO ESCOLAR
Ensino
Médio Completo – Colégio Rosa Souza
Rua João Gonçalves Silva Neto nº 25 – Bairro Renascer – Betânia / MG.
QUALIFICAÇÃO
2011
– Curso de Capacitação Básica para o Trabalho, de 250 horas de formação,
realizado pelo ESPRO em parceria com o Cefort.
2010
– Curso de atendimento a clientes, de 24 horas de formação, realizado pelo
SEBRAE – Belo Horizonte.
2009 –
Curso de informática (world, excel, power point, internet), realizado pelo
Cefort.
COMPETÊNCIAS
-
Facilidade na comunicação oral e escrita.
-
Facilidade de relacionamento interpessoal.
- Dinamismo
para trabalho em equipe.
- Atenção e
concentração nas atividades.
- Coragem e força de vontade para enfrentar e vencer desafios.
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Priscila
Vieira Bello
Modelo de currículo de candidato com experiência profissional
Currículo
Pedro Batista Noel de Oliveira
Professor
de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 32 anos.
Rua
Antônio Silva, 14. Fones: (31) 3256
4859 / 8721 7890
B. Pavão – Atenas / GR. e-mail: pebanoeli@gpa.com.br
CEP: 38 624 – 290
Objetivos
Prestar serviços nas Áreas de Educação, Cultura e outras afins, aproveitando a experiência de educador e de poeta, para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e com o desenvolvimento artístico-cultural do educando. Ou seja, realizar um trabalho focado na formação integral do estudante como ser humano que precisa exercer uma prática de vida com sucesso, zelando sempre pelo respeito às pessoas, às autoridades e às instituições.
Formação
Universidade dos Sonhos...: Curso de Letras – Licenciatura Plena. Habilitação: Português,
Inglês e Suas Literaturas.
Fundação Educacional de ....: Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização em Língua Portuguesa.
Experiência profissional
Empresa: Pré-vestibular Meta, de agosto de 2002 a julho de 2006.
Cargo: Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira.
Empresa: Pré-vestibular Máximo, de
agosto de 2006 a março de 2014.
Cargo: Professor de Gramática da Língua Portuguesa e Redação.
Qualificação
Inglês,
espanhol e Informática.
Cursos de atualização e aperfeiçoamento nas áreas da Educação e Cultura.
Competências
Facilidade
na comunicação oral e escrita.
Facilidade
de relacionamento interpessoal.
Dinamismo
para trabalho em equipe.
Eficiência
na gestão de projetos culturais e educacionais.
Outras informações – publicações
Artigos de
opinião em um periódico da cidade, desde maio de 2005.
Dois livros
de poesias.
Um manual
didático de língua portuguesa.
Um blog
educativo, na área de língua portuguesa e redação.
Atenas,
30 de novembro de 2020.
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Pedro Batista Noel de Oliveira
É bom salientar que um currículo bem elaborado é o cartão de
visita de quem pretende ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Uma boa formatação
e a demonstração de equilíbrio, no modo de registrar as informações são
aspectos que somam positivamente em favor do candidato. Sua competência e a
segurança começam a ser avaliadas pela forma como foi organizado o currículo.
Ele, sendo claro, consistente, ajudará o candidato no momento da entrevista,
uma vez que antecipará grande parte das indagações do entrevistador. Portanto,
capricho na hora de elaborar o currículo. E lembre-se: quanto mais direcionado
ao cargo ou à função pretendida, melhor. Um currículo sem direcionamento é
apenas mais um entre tantos concorrentes.
À DIREÇÃO DO COLÉGIO ANTÔNIO DA COSTA
NESTA
Belo Horizonte, 30 de novembro de 2020.
Assunto: Apresentação de currículo.
Encaminho, para conhecimento e avaliação da equipe administrativa e pedagógica do Colégio Antônio da Costa, o meu currículo profissional. Nele arrolo informações relacionadas à minha experiência como professor, escritor, palestrante e gestor de projetos educacionais.
Minha atuação no ofício de ensinar, conforme currículo em anexo, compreende cursos preparatórios para vestibulares, ENEM, cursos técnicos, ensino médio e fundamental. Como escritor, relaciono títulos de alguns livros, um blog educativo e minha atividade de articulista de um semanário da cidade de Contagem, MG.
Atenciosamente.
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José Doniseti Silva
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