Professor Doniseti
O tempo marcha rumo a um destino certo e nós vamos na garupa, sem saber o instante da inevitável parada. Sabemos apenas que uns param mais cedo, outros mais tarde; fato é que, com sucesso ou não, todos um dia param.
No dia em que nascemos, embarcamos no trem da vida, seguindo as mais diferentes trilhas, na trajetória do crescimento. No início, uma vida de príncipe, no doce colo da mamãe, do papai, dos tios, primos e de todos aqueles que se divertem com as peripécias da pequenez infantil.
É tudo muito lindo! Mas o tempo vai marchando, vem a fase do engatinhamento, de se arrastar pelo chão, os primeiros passos e as intermináveis andanças e correrias. Nessa fase, acaba parte do sossego, pois qualquer descuido pode resultar num fato inesperado. É um dedinho na tomada de energia elétrica, um rabisco na parede, uma queda, um empurrão, ou uma mordida despistada em alguém.
É uma marcha que começa bem cedo. Vêm os primeiros dias de escola, os sonhos da infância, as incertezas e crises da adolescência, as indefinições da juventude, o realismo do adulto, a serenidade dos mais experientes, a garra, a força e a luta de todos pela sobrevivência e pelo sucesso.
Enquanto segue a vida sua trajetória, o sujeito cresce, física, emocional e intelectualmente. Durante o crescimento, ele precisa fazer escolhas, conforme suas aspirações e desejos. Uns seguem os caminhos da arte, outros, da ciência, outros do esporte e assim por diante. Independente do caminho escolhido, o sujeito precisa ter garra e força de vontade para lidar com as dificuldades.
Há um dito popular que diz: “quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. Logo um planejamento estratégico é indispensável na caminhada em busca do sucesso. Sem planejamento, reduzem-se as chances de êxito. E quando as vitórias não vêm, fica o sentimento de frustração e até mesmo de incompetência.
Todavia, mesmo diante das frustrações, não devemos parar. Precisamos levantar a cabeça e seguir, na marcha do tempo, os nossos caminhos. Enquanto a vida segue, renovam-se as esperanças de conquista de nossos sonhos. E havendo esperanças, não haverá espaço para decepção e lágrimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário