quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pré-modernismo/Modernismo

Queridos alunos!
Segue a síntese dos estudos sobre o Pré-modernismo e Modernismo, para a orientação de seus estudos.
Um abraço!


Pré-modernismo

Contexto histórico (até 1920)

 A primeira guerra mundial.
 Revolução russa.
 Revolta da vacina e revolta da chibata no Rio.
 Greves operárias em São Paulo.
 Agitações sociais, transformações sociais (urbanização, vinda de imigrantes, marginalização de antigos escravos.
 Política do café com leite.

Características

 Crítica à sociedade brasileira.
 Literatura problematizadora.
 Rompimento com o passado. Interesse pelos marginalizados.
 Redescoberta do interior, sem ufanismo
 Nacionalismo.

Principais autores

 Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Coelho Neto, Afonso Arinos, Simões Lopes Neto, Afrânio Peixoto, Farias Brito, Nestor Victor.

Modernismo (Século XX)

Contexto histórico

 Profundas mudanças na sociedade européia: progresso tecnológico, disputas das grandes potências por mercados, movimentos nacionalistas. Primeira Guerra Mundial (1914), Estado Novo (1937),Segunda Guerra Mundial (1939).
 Semana de Arte Moderna (1922).
 Surgimento das correntes de vanguarda (futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Surrealismo) que defendiam a liberdade artística, interpretação pessoal da realidade, rebeldia, ilogicidade, busca de novas formas de expressão.

Características

 Valorização das coisas simples e da linguagem do cotidiano.
 Ausência de rimas convencionais.
 Interesse pelo homem comum, pela ordem social.
 Ausência de pontuação convencional.
 Valorização do homem integral (espírito e matéria).
 Valorização dos espaços vazios na obra de arte.
 Pesquisa de novos meios de expressão.
 Integração do homem à civilização.
 Luta contra o tradicionalismo.
 Originalidade, liberação da imaginação, uso do verso livre.
 Espírito nacionalista e abordagem de temas do cotidiano.

Principais autores – primeira fase: de 1922 a 1930

 Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Cassiano Ricardo, Plínio Salgado.

Principais autores – segunda fase: de 1930 a 1945

 Carlos Drumond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, José Américo de Almeida, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Cassiano Ricardo.

Principais autores – terceira fase: pós 1945

 João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Décio Pignatari e outros.

Novas tendências – características

 Análise psicológica dos personagens, o realismo fantástico, o imaginário, o humor, a crítica social e humana, a poesia concreta.

Principais autores

 Lygia Fagundes Telles, Autran Dourado, Osman Lins, Mário Palmério, Josué Montelo, Fernando Sabino, Luís Fernando Veríssimo, Paulo Mendes Campos, Dalton Trevisan, Mario Prata, João UbaldoRibeiro, Affonso Romano de Sant’Ana, Thiago de Mello, Haroldo e Augusto de Campos.

A arte literária dos tempos modernos

Os modernistas preconizam a liberdade de expressão, exploram o poder sugestivo das palavras, defendem a libertação do idioma para uma produção literária sem o rigor das convenções clássicas. Eles procuram seguir as ideias anunciadas e defendidas pelos expoentes da primeira fase moderna, Mário e Oswald de Andrade. Na poesia, uma das principais inovações dos modernistas foi a instituição do verso livre, acentuando a libertação do ritmo, mostrando que este não depende de uma metrificação rígida.
Depois da Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, que debateu profundamente as novas diretrizes para a implantação de um projeto artístico nacional, baseado nas inovações das vanguardas européias, surgiu uma geração de poetas e romancistas que contribuíram sobremaneira para o fortalecimento e afirmação definitiva da literatura brasileira do século XX.

Mário de Andrade e Oswald de Andrade e os demais modernistas da primeira fase desbravaram as trilhas literárias para que as novas gerações de escritores pudessem avançar, à margem das exigências acadêmicas, preocupando-se única e exclusivamente com os novos pressupostos das correntes de vanguarda e com a realidade brasileira.

Assim, na década de 30, surgiram escritores importantes como Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado e Raquel de Queiroz, que abordaram, em suas obras, temas relacionados aos problemas sociais dos lugares mais pobres do país, praticando sempre uma linguagem simples e carregada de matizes regionais.

Dentre os poetas da geração de 30, destacam-se: Carlos Drummond de Andrade, sendo que o seu poema "No meio do caminho", representa e exemplifica o rompimento total com as tendências literárias do passado; Cecília Meireles, com sua doce sensibilidade, exprimindo os nobres sentimentos humanos, especialmente os femininos; Vinicius de Moraes, com o encantamento de seu romantismo poético; e Jorge de Lima, com sua expressão moderna revelando os matizes da influência parnasiana e religiosa.

O modernismo pela sua diversidade estética representa a síntese da riqueza cultural, política e social por que passou o mundo, a partir da segunda metade do século XIX até os dias atuais. As transformações tecnológicas contribuíram decisivamente para a mudança do olhar humano sobre a realidade.

Com o surgimento do automóvel, do avião, com a invenção e evolução do cinema e com os avanços científicos do final de século XIX e início do XX, surgiram as manifestações artísticas influenciadas pelos movimentos de vanguarda vindos da Europa. Estas correntes vanguardistas, conhecidas como Impressionismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, no conjunto, formam toda a beleza, a diversidade e a complexidade da arte literária dos tempos modernos.

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