sábado, 6 de novembro de 2010

Conceitos de literatura

São três as principais dificuldades que enfrentamos ao elaborarmos um conceito de literatura. A primeira diz respeito à época; a segunda, ao tipo de sociedade; e a terceira, às classes sociais. Logo a elaboração de tais conceitos deve levar em conta toda essa diversidade que interfere na nossa compreensão do universo literário.
            De um período para outro, o conceito de literatura se modifica. No século XVI, período do Renascimento nas artes, de um modo geral, a palavra Literatura não apresentava a mesma acepção que no Romantismo, século XVIII. Nas sociedades desenvolvidas, o significado de Literatura pode ser diferente das sociedades de terceiro mundo. O sentido de Literatura pode variar ainda, conforme sua prática nas diferentes camadas sociais de uma mesma sociedade.  Seu conceito, portanto, se modifica em função das variantes socioculturais, do contexto, ou da situação em que ocorre.
            A literatura é uma manifestação artística como outra qualquer. A arte da música se manifesta através do som; a do teatro, através dos gestos; da pintura, através de cores; da escultura, por meio de formas; da dança, através do ritmo; do cinema, por meio de movimentos; e a da literatura, através das letras. Daí a razão de concebermos a literatura como arte da expressão dos sentimentos e desejos por meio de palavras que denotam impressões subjetivas, sensíveis e sensitivas.
            A literatura, arte literária, pode ser criada em prosa ou em versos. Em prosa, quando o texto apresenta uma formatação, ocupando normalmente a folha de papel. O texto em versos é aquele que tem uma disposição especial na folha de papel, explorando rima, métrica, estrofe e outros recursos como aliteração, assonância, figuras e imagens próprias do estilo literário. Assim, a literatura se reveste de muita sutileza decorrente dos efeitos de sentido que permeiam a mensagem.
            Se indagarmos a diferentes pessoas sobre o que significa literatura, vamos encontrar diversas respostas. Uns dirão que literatura é a arte de representar ou de recriar a realidade do mundo; outros, a arte da palavra; outros, ainda, o modo especial de cada um exprimir sentimentos através da subjetividade da mensagem.
Deixando de lado as dificuldades que interferem na sua conceituação, simplificamos dizendo que Literatura é a arte de compor trabalhos em prosa ou em versos, seja através da linguagem oral ou escrita. Nesse sentido, nem tudo que se diz ou se escreve é literatura. Somente há literatura, quando ocorre uma elaboração estética da linguagem. Além disso, é preciso conferir um caráter ficcional ao texto. Ou seja: é preciso haver uma recriação da realidade, com sugestividade e verossimilhança. Literatura é, pois, uma representação da realidade, sem ser realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário