sábado, 6 de novembro de 2010

A literatura no vestibular

Muitos candidatos ao depararem com as obras literárias indicadas para os vestibulares ficam sem saber por onde começar seus estudos. Um amontoado de idéias surge e junto com elas as dúvidas para dificultar mais ainda a vida daqueles que buscam um bom aproveitamento nas questões sobre a literatura do vestibular.

De início, o aluno pensa que um bom exercício de concentração para se compreender bem o enredo da história ou os detalhes dos personagens basta para a realização de uma boa prova. No entanto, as expectativas das instituições de ensino superior vão muito além desta análise preliminar que representa o ponto de chegada da maioria dos candidatos.

Outros candidatos pensam que pesquisar sobre a vida do autor e sobre o movimento literário em que ele se insere já lhe garante uma boa nota. Mas não é bem assim: mais importante é compreender a construção e a linguagem da obra, parâmetro de comparações e/ou analogias com outras situações ou realidades. Tendo esse preparo, o candidato terá condições de entender a perspectiva a partir da qual o narrador e personagem observam o mundo da ficção e da realidade.

É fundamental que os vestibulandos façam relações das obras com outras disciplinas, com outras épocas e outras obras, buscando as interfaces possíveis, pois a interdisciplinaridade e a intertextualidade são recursos importantes que permitem aos examinadores analisarem a fundo o conhecimento de cada aluno. Além disso, o conhecimento do contexto da obra e dos personagens, a atenção aos assuntos da atualidade, aos movimentos sociais e culturais, às políticas públicas do país são ingredientes indispensáveis ao estudo das obras dos vestibulares, já que permitem associações, comparações e relações diversas.

O aluno atento a essas coisas terá condições de perceber a forma como o autor desenvolve sua obra. A percepção da visão do autor permite ao aluno ampliar a experiência de mundo que possui. Justamente por isso, a literatura se torna imprescindível a todos os candidatos, independente do curso escolhido, já que se espera que eles sejam capazes de absorver tal conhecimento como uma experiência diferente daquelas que vivenciam cotidianamente.

Outros pontos que os alunos devem observar são o foco narrativo e a estrutura da obra, pois a partir destes é possível captar o espaço, o momento e o modo como narrador e personagens lançam o olhar sobre o mundo. Por esse olhar, é possível perceber, por meio da descrição do espaço, dos objetos e das atitudes dos personagens, se o lugar retratado reflete uma ideologia revolucionária, conservadora ou preconceituosa.

O aluno desenvolvendo essas habilidades terá dado um passo importante em busca de seu sucesso nas questões sobre os livros do vestibular. Mas é preciso também conhecer as escolas literárias, as concepções de arte, de literatura, as características e o contexto histórico-social de cada uma. Só a partir desse conhecimento, o aluno compreenderá o movimento literário em que o autor se encaixa para proceder às devidas associações entre obras do mesmo período ou de épocas diferentes.

A análise das obras dos vestibulares passa por todos esses caminhos que levam à compreensão da sociedade a que elas se referem, principalmente pelas ações dos personagens nelas constituídos. Por isso é muito importante captar a visão do autor, prestar atenção no ponto de vista do narrador, nas atitudes dos personagens e na construção da linguagem. Cada época, cada autor, cada estilo têm suas peculiaridades que revelam o essencial, aquilo que o aluno deve aprender para alcançar o êxito desejado em seus exames.

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