O tema da Campanha da Fraternidade de 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, nos dá a oportunidade de refletirmos sobre algumas atitudes que devemos tomar, a fim e preservarmos a terra, fonte de vida que nos acolhe com sua magnitude e beleza.
Nesse século XXI, muitas são as vozes que se levantam em defesa do meio ambiente, sob a alegação de que, se não mudarmos alguns hábitos, dentro em pouco, perderemos as condições de sobrevivência. Isso porque nossa vida depende de água potável, de ar puro, de solo fértil e de clima ameno que vão desaparecendo pela ação criminosa de quem vive o presente, sem pensar na sustentabilidade do Planeta. Desse modo, conforme diz o lema da campanha,“A Criação Geme Com Dores de Parto”.
No processo de preservação ambiental, cada ser humano pode contribuir, cuidando para não degradar a Terra. Às vezes, um simples gesto faz uma grande diferença. Por exemplo: se em vez de jogar lixo no chão, se cada pessoa colocá-lo numa sacola, numa lixeira, para, depois, descartá-lo em lugar apropriado, em pouco tempo, teremos uma considerável melhoria na qualidade do meio ambiente.
É comum as pessoas alegarem que nossas autoridades não zelam pelo cumprimento das leis ambientais, o que facilita a ação dos exploradores de nossas riquezas minerais, vegetais e hídricas. Em relação a isso, muita coisa deve ser feita, pois são irreparáveis os danos causados ao ambiente. Mas ficar só reclamando e transferindo responsabilidade, ou procurando culpados não vai contribuir nada com a preservação ambiental. Além disso, é preciso que cada um faça a sua parte, demonstrando concretamente, por meio de ações e de exemplos, o empenho que realiza em busca de uma melhor qualidade de vida.
Falando assim, parece fácil, mas não o é. Primeiro, as pessoas precisam-se conscientizar de que não são donas do planeta e que dependem dele para a sobrevivência. Não sendo donas da terra, não podem querer dominá-la, pelo contrário precisam aprender a conviver com ela. A partir do momento em que tivermos a consciência de que a terra não depende de nós, porém nós é que dependemos dela, vamos contribuir de forma mais efetiva para solucionarmos os graves problemas que assolam e degradam o meio ambiente.
O desafio é grande, uma vez que muitas atitudes e medidas procedem da consciência de cada um. Todavia, se cada pessoa, mesmo com pequenas ações e de forma localizada, fizer a sua parte, muita coisa pode mudar, apesar da ganância dos grupos empresariais que lutam para aumentar seu patrimônio, explorando sem nenhum critério os recursos minerais, vegetais, animais, hídricos e outros. Se cada um não jogar lixo no chão, não poluir os rios e córregos, não provocar queimadas, nem corte de árvores, principalmente nas encostas aquáticas, daremos uma bela contribuição em favor da melhoria das condições de vida no planeta.
Enfim, o tema dessa Campanha da Fraternidade é por demais oportuno, uma vez que coloca em evidência o debate em defesa do futuro da humanidade. Tomara que as pessoas se conscientizem disso e não fiquem apenas no debate.
adoreiii
ResponderExcluirdevemos msm nos consientizar e se cada um fazer sua parte nosso futuro com certeza sera muito melhor!!!!!!
muito boum cara! gostei muito da sua colocação! é di pessoas como VC que esse mundão precisa! pessoas concientes e di total interesse sobre o nosso futuro! parabens CARA vc é 10
ResponderExcluir