Todo bom leitor precisa-se concentrar para realizar uma leitura proveitosa. Sem concentração, ele passa pelo texto, mas pouco apreende dele.
Uma boa dica para o início da leitura deve ser analisar o título, procurando inicialmente perceber que relação ele terá com o texto em termos de sentido. Esse exercício aguça o intelecto do leitor, tirando dele aquele sentimento de que lê e pouco entende, uma vez que sua curiosidade e seu espírito investigador projetam-no inteiramente no universo da leitura.
A partir desse momento, o leitor já concentrado deve ler todo o texto, sem interrupção, procurando compreender o assunto de forma geral. À medida que evolui a prática e o treinamento do leitor, ele vai tendo mais facilidade de concentração, penetrando profundamente na leitura, percebendo as sutilezas dela. Desse modo, o leitor evita o grande problema de ficar na superfície do texto, fazendo prevalecer sua visão, muitas vezes equivocadas, em detrimento das idéias do autor.
Tomando a leitura como uma espécie de ligação entre o homem e o conhecimento estruturado historicamente, não há como ignorar sua importância. Pela leitura, o sujeito avança, desvendando os fenômenos naturais, ideológicos, sociais, históricos e culturais por meio do sentido que atribui àquilo que lê.
A leitura pode cumprir diferentes funções. Aquela que tem finalidade recreativa, prazerosa, deve ser feita livremente, segundo os desejos e as condições do leitor, de modo que este se relacione com o texto de maneira específica, num momento bem seu e individualizado. A que visa à busca de informações, de conhecimentos veiculados socialmente, precisa ser orientada, organizada e acompanhada de reflexões acerca das informações que se deseja obter do texto lido. E a leitura que tem a finalidade de estudar e de explorar um texto em seus principais aspectos e possibilidades implica uma ação do leitor, analisando-o minuciosamente, para, de forma crítica, assumir uma posição clara, consistente e coerente diante dele.
Em relação à leitura para fins de estudo, é muito importante ler, fazendo uma síntese esquemática das idéias principais do texto. Assim, numa primeira leitura, o leitor entra em contato com o texto, tendo dele uma visão geral. Numa segunda leitura, ele deve destacar os pontos ou as idéias mais importantes. Depois, deve escrever títulos e subtítulos, utilizando algarismos, letras ou sinais para demarcá-los. Por fim, para cada titulo e subtítulo, deve escrever frases curtas, palavras e/ou expressões que sintetizem o tópico em questão. Seguidos esses passos, o leitor terá condições de perceber as relações que existem entre as idéias principais e secundárias do texto e terá também condições de observar e compreender a progressão das idéias nele desenvolvidas. Assim, realizará uma leitura com eficácia e qualidade.
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