O Seminário é um instrumento importante para o desenvolvimento do aluno na arte de expor conhecimentos, de discutir e debater assuntos sistematizados por meio de estudos ou pesquisas. Ele não se restringe à leitura de um texto, constituindo-se numa troca de idéias entre quem o apresenta e aqueles que dele participam.
O objetivo do seminário é dar oportunidade aos participantes de refletirem, aprofundando conhecimentos sobre um determinado problema, um assunto polêmico, ou sobre os resultados de uma experiência. Ele é uma prática comum especialmente na etapa final dos cursos de graduação e na conclusão dos cursos de formação tecnológica de nível médio, principalmente no caso de encerramento de estágio curricular supervisionado.
O seminário que marca a etapa final de uma formação é apresentado para uma banca composta de coordenadores, professores e alunos dos cursos, convidados pela unidade formadora. Para os alunos convidados, assistir às apresentações de um seminário é uma oportunidade rara, pois além dos conhecimentos advindos dessa prática, eles aprendem a pensar estratégias de exposição oral sobre temas direcionados a um público específico.
A apresentação de um bom seminário começa com um planejamento antecipado, seguido de sua elaboração e depois de treinamento. Assim, o autor deve organizá-la de forma que exponha todo conteúdo selecionado no tempo definido para tal. Normalmente, essa atividade pode durar de 20 a 40 minutos, tendo o seminarista em torno de 5 minutos para se apresentar e contextualizar sua exposição.
Depois desse primeiro momento, o autor desenvolve sua apresentação, explicitando os passos seguidos na realização do trabalho, relatando as ações desenvolvidas e descrevendo os processos vivenciados e as ferramentas utilizadas. Em seguida, o autor por meio de uma abordagem crítica, faz relações entre os conteúdos estudados no curso e sua experiência no projeto executado, evidenciando as contribuições para sua vida profissional.
Uma apresentação de seminário bem planejada ajudará o expositor a enfrentar a assistência com tranqüilidade, mantendo o domínio da situação, possibilitando-o transmitir com segurança o resultado de seu trabalho. Isso o deixará mais à vontade para receber as questões e questionamentos da banca examinadora e do público presente.
Para a apresentação, o expositor deve escolher os recursos que melhor evidenciam os resultados a serem transmitidos. A escolha certa, a fidelidade ao tema, a qualidade do material e a coerência com a proposta anunciada inicialmente, são fundamentais para o sucesso da apresentação. De posse do material, o apresentador deve organizá-lo e manuseá-lo de modo confortável, evitando ocupar as mãos com vários objetos ao mesmo tempo, uma vez que isso atrapalha e dificulta o andamento da apresentação.
Após a exposição, é comum a banca levantar questões, fazer perguntas com o intuito de buscar esclarecimentos ou de aprofundar em algum ponto específico do seminário. Nesse momento, a tranqüilidade e a sinceridade devem prevalecer. Caso haja alguma dúvida em relação às perguntas, seja da banca ou da platéia, o apresentador não deve arriscar uma resposta, deve enfrentar, com elegância, o problema, ressaltando a importância da questão, valorizando assim a pessoa que a suscitou.
Um bom seminário é aquele em que há uma explanação que conduza o raciocínio de quem dele participa de forma organizada. Assim, no início, o apresentador deve deixar claro sobre o que vai falar e porque o tema é importante. No desenvolvimento, ele deve apresentar o assunto de forma objetiva, possibilitando que a assistência o assimile com naturalidade. No final, a intervenção do seminarista deve suscitar no ouvinte a lembrança das partes essenciais da apresentação. Essa estratégia é indispensável para o êxito comunicativo desta técnica de exposição, transmissão e produção de conhecimentos que, comumente, chamamos de seminário.
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