sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Partes de um relatório

1) Capa

É um elemento opcional e, sendo apresentada, nela deve constar o nome da instituição solicitante, o título do relatório, o nome do relator (autor), município em que foi desenvolvido o trabalho, o mês e ano de conclusão.

Capa (elemento opcional)


ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTO AGOSTINHO

CURSO TÉCNCNICO EM ELETROMECÂNICA





CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Relatório de estágio supervisionado






PEDRO BATISTA DE OLIVEIRA

Belo Horizonte

Julho 2011

2) Folha de rosto

É uma parte indispensável a um bom relatório. Ela deve apresentar o nome da instituição solicitante, nome do relator (autor), o título do relatório, a natureza do estágio, o local de realização da pesquisa (empresa, setor e cidade) e a duração do período da pesquisa, com a especificação da carga horária total.

Folha de rosto (parte obrigatória)


ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTO AGOSTINHO

PEDRO BATISTA DE OLIVEIRA



RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO

Curso técnico em Eletromecânica



EMPRESA CRISTO REI

Av. Cinco, 328, Bairro Capelinha, Major porto – MG

CEP: 36549-308 Fone: 31 – 3223 3025


Período: 01/03/2011 a 30/07/2011

Carga horária: 280 horas

Área: Manutenção de equipamentos


Belo Horizonte

Julho 2011

3) Agradecimentos /Dedicatória (parte opcional)

4) Sumário (índice)

Esse elemento é indispensável para indicar as páginas onde aparecem os temas e subtemas desenvolvidos em cada parte.

5) Apresentação ou Sinopse

Nessa seção, importante, mas não obrigatória, pode ser feita uma breve apresentação da instituição ou empresa, onde se desenvolveu o projeto, falando resumidamente sobre o plano de trabalho, mencionando como ocorreram as atividades e de que forma as pessoas envolvidas contribuíram para o cumprimento das tarefas propostas. Nessa apresentação, o autor mostra de forma concisa os aspectos mais relevantes do trabalho, a fim de que o leitor tenha uma prévia do que foi realizado.

6) Introdução

A Introdução de um trabalho é uma etapa importante na qual o autor explica os motivos da escolha do assunto, qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica, para o mundo, ou em âmbito menor para a área pesquisada. Nela, o autor pode posicionar-se, com entusiasmo, procurando despertar o interesse do receptor pela leitura do trabalho desenvolvido. Nessa seção, normalmente se faz uma explanação sucinta do assunto, uma referência aos tópicos principais do trabalho, seguidas de uma justificativa, para que o leitor perceba a finalidade, ou os objetivos do que se fez.

7) Desenvolvimento

Nessa parte, o autor explicita a metodologia empregada na pesquisa, faz a narração criteriosa dos fatos observados, descrevendo os objetos e os processos investigados. Como é essa a parte mais extensa do trabalho, ela pode ser subdividida em capítulos, de forma que reflita o planejamento executado. A exposição e desenvolvimento dos argumentos que sustentam as investigações do relator (autor) fecham essa etapa do trabalho.

8) Conclusão ou considerações finais

No fechamento do relatório, o autor pode retomar o eixo central do projeto executado, ressaltando as idéias mais importantes e sintetizando a argumentação desenvolvida. Nessa seção, o autor deve fazer uma análise crítica do trabalho, evidenciando sua validade e a contribuição que ele trouxe à sua formação. Esse é o momento também de o autor dar ênfase aos resultados obtidos, com o intuito de convencer o receptor sobre a pertinência do trabalho desenvolvido. Por fim, uma reflexão sobre a experiência adquirida, demonstrando se os objetivos foram alcançados ou não, poderá ser feita nessa parte, na conclusão do relatório.

9) Referências bibliográficas, conforme a ABNT

10) Local, data e assinatura

7 comentários: