O relatório é um instrumento usado nas áreas da pesquisa científica, técnico-administrativa e do estágio curricular supervisionado. Ele tem como objetivo comunicar resultados de trabalhos, pesquisas, visitas e projetos realizados.
Na elaboração de um relatório, é importante o domínio ou o conhecimento da técnica de narrar, descrever e dissertar (expor, argumentar). Muitas vezes, precisamos fazer descrição de objetos, de processos, fazer narrativa de fatos e desenvolver argumentos, expondo, justificando e/ou comprovando os resultados obtidos.
A linguagem do relatório deve ser simples, precisa e objetiva para exprimir, com clareza de raciocínio, a essência do trabalho desenvolvido. As frases devem ser completas para que, através da leitura, o leitor possa acompanhar o raciocínio do autor, compreendendo, com fidelidade, o sentido das informações e discussões relatadas e/ou avaliadas. A precisão dos dados e a objetividade das informações é que vão possibilitar a tomada de decisões por parte de quem lê, analisa e avalia um relatório.
É oportuno dizer que, como o relatório trata de ações propostas e desenvolvidas, o tempo verbal empregado deve ser o pretérito, pois tal documento é uma espécie de prestação de contas de tudo que se realizou num determinado período, cumprindo um plano de trabalho preestabelecido.
A elaboração de um relatório conta com a utilização de papel branco, ou reciclado, tamanho A4, fonte Arial, ou Times New Roman, 12 ou 14, espaço entre linhas 1,5, escrita justificada, ocupando apenas um lado da folha. Sua configuração deve compreender 3 cm na margem esquerda e superior, 2 cm, na margem direita e inferior, sendo todas as folhas numeradas na parte superior à direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário