terça-feira, 4 de outubro de 2011

Produção de recado

Ao produzirmos um texto, precisamos ter clareza do objetivo da mensagem a ser elaborada, do nível sociocultural, formação intelectual, enfim, do perfil do nosso receptor. A linguagem utilizada deve ser adequada à realidade do interlocutor, seja ele leitor ou ouvinte.

Além disso, precisamos definir se empregamos uma linguagem denotativa ou conotativa. Sendo a finalidade buscar a clareza da informação, as palavras devem estar em seu sentido usual, comum, para que o receptor possa captar, de imediato, o sentido da mensagem. A utilização de palavras em sentido figurado é de grande riqueza em textos que apresentam uma preocupação estética, literária, pois estes têm uma finalidade diferente daquela dos textos que buscam objetividade na informação.

No caso do recado, comunicação breve, simples, comum, nas relações interpessoais, a linguagem clara, objetiva, direta, evita mal-entendidos que podem comprometer o sentido da mensagem e provocar sérias conseqüências no exercício das atividades humanas e profissionais.

O recado é uma comunicação que pode ser escrita, ou transmitida oralmente. Através dele, o emissor comunica fatos, ordens, expedientes ou procedimentos ao receptor. Mas, por meio dele, a mensagem pode ser passada a outrem que a transmite ao destinatário. Nesse caso, a comunicação não se faz diretamente do emissor para o receptor; havendo, porém, um intermediário que recebe a mensagem, depois a repassa ao sujeito a que se destina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário