terça-feira, 3 de julho de 2012

Literatura brasileira - Arcadismo


5) Arcadismo Brasileiro (século XVIII)

Contexto

O arcadismo brasileiro foi uma escola literária que se realizou basicamente em terras mineiras. Com a descoberta do ouro, o foco econômico do país se deslocou do nordeste para Minas Gerais. A base da economia brasileira deixou de ser o cultivo da cana-de-açúcar e passou a ser a extração mineral.
Os principais representantes do arcadismo brasileiro participaram ativamente dos grandes acontecimentos das minas de então. Influenciados pelo pensamento liberal europeu, o Iluminismo, os intelectuais mineiros de Vila Rica se organizaram em torno dos ideais de Liberdade. O lema, “Liberdade ainda que tardia”, estava presente nas ações de todos que lutavam por uma nação independente e por uma profunda mudança social, política e econômica da Colônia.
Vila Rica se agitou com a intensa exploração do ouro que, por conseqüência, promovia a exploração humana e do país. As injustiças decorrentes da ambição dos colonizadores portugueses, dos traficantes e donos de escravos, da tirania das autoridades portuguesas no Brasil reforçavam o sentimento nacionalista de parte da elite intelectual mineira.
Assim surge a revolta dos Inconfidentes, movimento político de resistência contra as arbitrariedades do governo português no Brasil. Dentre os articuladores da Inconfidência Mineira destacam-se seus mentores intelectuais, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Estes dois poetas são os expoentes do arcadismo brasileiro que tem ainda como representes Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama, Santa Rita Durão e Silva Alvarenga.
“Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, marca o início do arcadismo brasileiro. Além desta, destacamos ainda o lirismo de “Marília de Dirceu” e a sátira de “Cartas Chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga, “O Uraguai” e “Caramuru”, poemas épicos de Basílio da Gama e de Frei José de Santa Rita Durão.

Características

As principais características deste estilo de época se relacionam ao próprio sentido do substantivo que o nomeia. A palavra arcadismo se origina de Arcádia, região da Grécia onde se dizia que os pastores e os poetas viviam, sob o domínio do deus Pan, em paz com a natureza com a vida e com o amor. Daí a preferência pelos temas ligados à natureza, ao campo e à vida simples.
Enfim, o Arcadismo representou e representa a busca da simplicidade e do equilíbrio. Para isso, valorizava a convivência saudável com a natureza, buscava a harmonia em ambientes bucólicos, utilizava uma linguagem comedida em oposição aos exageros do Barroco. Segundo os ideais clássicos e de liberdade dos árcades, a fuga na natureza, convivência com o bucolismo, era a melhor saída para uma vida plena, feliz, simples e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário