sexta-feira, 12 de abril de 2013

Preservação da saúde

Quando abordamos o tema saúde, logo deparamos com inúmeros problemas que nos deixam totalmente perplexos diante da magnitude que os envolve. A primeira dificuldade o cidadão enfrenta ao procurar uma unidade de saúde para tratamento médico. Às vezes padece horas e horas na fila, sendo obrigado a retornar às suas casas sem conseguir uma simples consulta. Se ele for insistente, perseverante, pode até conseguir um atendimento precário, depois de amargar um grande tempo, nos corredores de espera, infectado pelo mal da injustiça, do desrespeito e do abandono.
Argumentos não faltam para justificarem a precariedade do atendimento: falta de profissionais, de infraestrutura, de equipamentos atualizados, de salários dignos, enfim, falta de investimento dos governos federal, estadual e municipal. São questões que nada tem que ver com o pobre que, apesar de a lei assegurar que ele tem direito à saúde, se vê totalmente desamparado, sem alternativa de tratamento. Por isso, muitas vezes a pessoa, mesmo sofrendo muito, não procura as unidades de saúde, evitando assim um sofrimento ainda maior.
Esses motivos nos levam a pensar sobre a importância de alguns hábitos que ajudam na preservação de nossa saúde. O primeiro passo seria uma alimentação saudável, encontrada nos alimentos comuns e por isso acessível a todos. Verduras, legumes e frutas podem ser cultivados nos quintais das próprias residências. Nada de sofisticação, pois uma alimentação à base de frutas, legumes e verduras acrescidas de algumas massas e cereais, ingerida regularmente, nas horas certas é o que há de mais saudável.
Depois desse cuidado com a alimentação, vem o cuidado com os dentes. É preciso mantê-los sempre limpos, escovando do modo correto sempre depois da ingestão de qualquer alimento. Também não se deve dormir com os dentes sujos, por isso antes de se deitar, é preciso realizar uma boa e correta escovação. Assim, os dentes ficam protegidos e a saúde deles preservada.
A higiene pessoal é outra forma de preservar saúde. Um banho regularmente é indispensável para proteger o corpo de contaminações advindas de sujeiras. E para manter o corpo limpo é preciso também cuidar do ambiente em que se vive. Habitar um ambiente imundo, além do desconforto com a sujeira, pode trazer doenças. Um pouco de trabalho para zelar do nosso espaço, mantendo-o sempre limpo representa não só asseio, mas também vida saudável.
Um sono de qualidade também é indispensável. Muita gente dorme mal, levando uma vida desregrada, ou envolvida com jogos eletrônicos ou televisão até altas madrugadas. Aqueles que precisam acordar cedo para estudar ou trabalhar, dormindo tarde, certamente a jornada de sono não será suficiente. E aqueles que trocam a noite pelo dia, compensando o sono noturno, podem apresentar uma disfunção no organismo, acarretando problemas de ordem física, biológica ou mental. Logo o sono noturno, na dosagem adequada, é fundamental à preservação da saúde do corpo e da mente.
Se cada um de nós tiver esses cuidados com a vida, se nós adultos trabalharmos essa conscientização com as nossas crianças, num futuro a médio e longo prazo, poderemos ter uma população mais saudável, com isso pouparemos muitas pessoas de algumas situações humilhantes, nos corredores de hospitais que, vergonhosamente, se enchem de almas aflitas à espera de atendimento que nem sempre acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário